quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fátima

ola pessoal bem e hoje trago um tema que pode ser um pouco polémico:religião como sabem hoje dia 13 de Maio é o dia em que se comemoram as aparições da Cova da Iria em Fátima,local onde nos ultimos dias milhares de pessoas foram em perigrinação.hoje nas celebrações mais uma vez estavam presentes pessoas de todo o mundo. mas o que eu tenho para debate aqui é esse facto:porque é que tantas pessoas vão a este local quer neste dia quer no dia 13 de Outubro? segundo consta em 1917, Nossa Senhora apareceu a 3 jovens pastores e desde essa altura e com a construção do santuario( e mais recentemente da nova basilica), que todos os anos milhares de pessoas vão lá pagar promessas, seja devido a problemas de saúde, falta de emprego, seja o que for, tudo alimenta a fé.muitas vão a pé até lá, outras optam por percorrer de joelhos( ou mesmo de gatas) a enorme passadeira de mosaico que contorna a capela. tudo em nome de algo em que acreditam. mas claro que existem pessoas mais cépticas e que acham que isto tudo não passa de um negócio da igreja. e voces que acham? fiquem bem que eu também até amanha

10 comentários:

Estela disse...

sinceramente acho que se trata de um pouco dos dois....a fé dos homens instrumentalizada pela Igreja....verdade....ilusão....quem sabe?....certo é que se tornou um comércio....

Anónimo disse...

Eu nem sei que dizer. Isto tudo agora é um negócio. Qualquer dia já nem sabemos o que é a Fé.

A_Torrihos

Ruim disse...

Obviamente um negocio!
Não sou religioso, nem nunca fui!
O problema é que as pessoas continuam a acreditar em milagres, coisa que, sinceramente acho absurdo! Poe exemplo ontem, acho que no jornal da noite da rtp (telejornal) um jornalista fez la um reportagem e ouve uma senhora que disse umas coisas que eu pouco depois comecei a rir! A dita senhora, como tantos outras pessoas foi pagar uma promessa a fátima, ou seja! Ela partiu o pé a uns dois anos e como não consegue curar então resolveu ir a fátima! Ou seja, a senhora, com pé partido, fazer caminhada de quilometros para pedir a fátima (ou seja quem for) para o pé ficar bom! Oh inha senhora, a fazer caminhadas dessas é que o pe não fica bom de certeza!
Depois ha a parte do negocio local, que obviamente vivi só disso e claro, aproveitam estas oportunidades de peregrinação para facturar! Mas claro, a igreja.. huummm....quantos milhões meus amigos :D

desculpem-me os crentes...mas sou assim

Leitora atenta disse...

Caro Riga,

como sabes , este é o tema mais sensivel para mim lol.

Sinceramente, eu nao sei o que vocês (católicos) tem por bases, acreditam ou nao acreditam ..

Mas eu ouvi este mito do aparecimento. As pessoas,normalmente, têm que ter algo a que se agarrar, algum espéciem de deus como exemplo . Isso traduz-se na fé.
Como tudo na vida , existem limites : ou 8 ou 80.

Uns cometem suicidios em nome da sua fé, e os outros gastam rios de dinheiro, paciência e vida, no fundo.


Existe sempre um negócio por cima de tudo. Mas a igreja católica abusa.. E toda a gente sabe disso !
Rios e rios de dinheiro, em ordem há 'fé' , mas o problema é que nem sao investidos em fins proprios...
As vezes , até aldeias nao tem uma igreja para onde sossegar e confessar-se a deus..
Isto é a minha opiniao.

Abraço

Marina Pereira disse...

bem...eu uma ovnilogista sou um bocado suspeita neste caso. Dizem alguns entendidos que seria uma nave com uma sra, mas nada relacionado com Deus. Por vezes questiono se não estarão interligados...bem...
mas fatima tornou-se um negocio unica e exclusivamente

Anónimo disse...

Ora bem, vou dar aqui dois exemplos e depois cada qual que julgue por si... Aqui há uns anos quando o meu pai teve os dois enfartes a minha mãe rezou e prometeu que se ele se safasse ela iria colocar uma vela da altura dele na capelinha, até agora ainda não houve oportunidade para tal... Eu quando no 9º ano estive para chumbar prometi andar de cabelo apertado até ao final do ano se em troca me ajudassem a conseguir passar... Coincidências ou não o meu pai ainda hoje é vivo e eu passei sempre sem chumbar... Cada um acredita no que a sua mente quer e em alturas de desespero tudo nos é possivel.. beijoca boa =)

moura.encantada.e.seus.misterios disse...

Não questiono a fé , ela é algo de muito pessoal...
Cada qual com suas crenças desde que nao interfiram com o "outro".

No que diz respeito concretamente a Fatima , tenho dois sentimentos distintos em relação a ela.
Por um lado nao deixo de admirar a demonstração de fé por parte da maioria das pessoas,é algo que me emociona.
No reverso da medalha choca-me bastante o "aproveitamento" a nível da fé que por lá abunda.
Fátima foi demasiado instrumentalizada pela igreja e perdeu parte do seu encanto...

Mas instrumentalizada ou não acho positivo sua existência pois alimenta a alma dos peregrinos que lá vão e alimenta a "boca" da população.
Se nao fosse Fatima aquela região teria por certo um nível bem maior de desemprego.
Como tudo na vida "existe sempre um lado positivo"

Célia N

Unknown disse...

Acho que é algo que não se deve questionar. Fé não é para ser questionada. Ou a temos ou a não temos. Todos nós precisamos de acreditar em algo. A religião foi criada para possibilitar ao homem um escape e explicações a coisas que o homem não sabia explicar. É um elemento que faz parte da criação de qualquer civilização. Logo Fátima... se és crente e tens fé não questiones.

Anónimo disse...

Caro Riga sei que ja venho tarde mas exames e trabalhos n me deixam com muito tempo pa pesquizar... este tema xamou me de facto a atenxao.
concordo com o que ja disseram sobre ser mais um negocio do que uma fé, a minha visita a fatima deixou me bokiaberta quando vejo que ha "mta boa gente" que se aproveita dos "nao locais" como o meu caso para faxer negocio. "senhora aguinha de fatima", "senhora nao volta aos Açores sem levar um tercinho de fatima" entre muitas outras expressoes que la vi ... é de facto uma falta de fé utilizarem um santuario para esse tipo de coisas. Digamos que a minha estadia foi minima em fatima mas ainda gostava de la voltar para ver se é assim durante o ano todo.
nos dias de hoje nao ha fé, andamos todos preocupados com o dinheiro e o bem estar social que ja nem ligamos a fé. ou entao com tudo o que vimos deixamos de acreditar em certos aspecto que é o meu caso.
como sempre sou confusa nos meus pontos de vista mas a realidade é que quando os jovens vêm o que se passa de volta da religiao afastam se pois acham aquilo tudo uma bacorada das grandes em que so vigora o dinheiro. as proprias igrejas ao paxarem as cestinhas e pedirem dinheiro nao nos transmitem a ideia de humildade e de libertaxao dos bens materiais ...
eu no meu caso, ja nem acredito nas igrejas, acredito em algo que existe e nos guia mas n nas igrejas pois tudo o que necessitas nas igrejas tens de pagar, esse nao é o espirito e essa nao é a fé.

Nat_Açores

Anónimo disse...

Manipulação: a ação mais popular da Igreja Católica.