sábado, 16 de maio de 2009

a actualidade 7: futebol, violencia e mais sobre juventude

ola pessoal sejam bem vindos a mais uma edição do a actualidade, hoje trago 4 temas. 1- vamos começar com o mais antigo( ainda do fim de semana passado) que foi a conquista do tetra campeonato por parte do futebol clube do porto, apesar de eu ser sportinguista, considero que foi uma vitória justa da equipa mais regular no campeonato. 2-no inicio da semana li uma entrevista relacionado com a violência do bairro da Bela Vista e falou-se no facto de cada vez existirem mais menores a cometerem assaltos e outros crimes e por serem menores não podem ser responsabilizados( como se sabe a idade mínima para se ser responsabilizado em Portugal são os 16 anos), e a ideia era passar essa idade mínima para os 14 ou até eventualmente menos( para quem não sabe em países como Inglaterra ou mesmo os Estados Unidos a idade mínima são os 10 anos).ok muita gente pode achar, bem 14 anos até não é mau, mas 10 anos já é exagerado, mas atenção que nos países que isso é aplicado o tribunal em casos de crimes cometidos por crianças dessas idades o tribunal decide se a mesma é julgada como criança ou como adulto dependendo da gravidade do crime. eu nisso concordo porque se são capazes de matar, ou roubar como um adulto também devem ser julgados como tal. o que deixo para debate é para vocês qual deveria ser a idade mínima com que um jovem poderia ser julgado em Portugal? 3-e agora vamos a um caso que tem tanto de caricato como de polémico. uma escola do Pinhal Novo( pelo que entendi é daquelas que tem 3º ciclo( ou seja 7º. 8º e 9º) e secundário)proibiu o uso no interior da mesma de mini saias, decotes pronunciados e calças de cintura descaída e isto aplica-se a todos os alunos, professores e funcionários. quando li esta noticia não achei muito estranho, até porque não seria a primeira escola com tais medidas, mas no dia seguinte quando li o desenvolvimento da noticia e percebi o motivo de tal regra é que estranhei. ao que parece foi um professor que se sentiu incomodado por numa aula conseguir vislumbrar as cuecas de uma aluna, o que me deixa intigrado é porque carga de água o homem estava a olhar para lá. ok é verdade que muitas vezes se vê miúdas de 14, 15 anos com mini saias que mais parecem cintos vestidas e com tops que a única coisa que tapa é o peito, mas acho que esta proibição devia vir de casa e não de uma escola, acho que deviam ser os pais e a mães a dizer aos filhotes que quando se vai arpa a escola não se deve levar roupa que se leva para ir para a praia,e que as escolas neste caso com estas proibições estão a interferir com a liberdade de cada um. na minha opinião se as escolas querem ter estas regras no inicio do ano convocam os pais e dizem:" aqui nesta escola usamos fardas que a escola distribui aos alunos, em troca de pagarem x, estão interessados?"se sim tudo bem, senão os pais tinham que arranjar outra escola. e vocês que acharam deste assunto? 4- e para finalizar vamos ao rescaldo da queima das fitas( não se preocupem que desta vez não é em Coimbra, mas mais a norte no Porto). no jornal correio da manha esteve ( e ainda deve estar no arquivo) lá um vídeo feito pelos alunos da universidade de engenharia do porto do curso de engenharia mecânica que para o seu pavilhão na queima contrataram strippers e filmaram um show de strip lésbico com direito a sexo ao vivo.o curioso nesta história foi que primeiro o presidente da associação de estudantes da dita universidade veio desmentir que era mentira que aquilo nunca tinha acontecido e que não acontecia, mas 2 dias depois afinal veio dizer que era algo completamente normal todos os anos na queima do Porto. desde já volto a dizer que não tenho nada contra a queima e se dizem que é bom tradição e faz parte do espírito, siga, mas só por acaso não era nesta universidade que não há muito tempo os alunos andavam a queixar-se de não ter dinheiro para pagar as propinas e que estas eram muito caras?e se a associação de estudantes garantiu que não foram eles que pagaram as strippers , que estas foram de inteira responsabilidade dos alunos do dito curso, onde foram desencantar o dinheiro( que para propinas não há)..... enfim fiquem bem que eu também até amanha

5 comentários:

Anónimo disse...

Li na diagonal pq já vou sair...dps volto com mais tempo.


Socks_And_Stuffs

Ruim disse...

Ora bem...
1.- Uma vitória justa, mais que justa! Os amigos de Lisboa tem muito que suar, principalmente o Benfica, mas isso é outra história; :D

2.- Acho sinceramente de que a idade minima para julgamento de crianças seja os 14 anos! O claro, fazerem como fazem nos Estados Unidos, o tribunal decidir, consuante o crime cometido, se a criança é julgada como criança ou adulto, se bem que hoje em dia, putos de 14 anos ja não sejam bem crianças, mas isso é tambem outra história;

3.- Aqui não é o facto de achar bem, ou achar mal! É perfeitamente normal, que uma professora e membro do concelho directivo da escola, se sinta escandalizada ao passar num sitio da escola e ver os boxers a um estudante por este usar calças descaidas! Agora é assim, acho mal porque esse tipo de educação tem que começar em casa e em casa é que tem que haver mão firme no que toca a isso e muitas outras coisas, e acho bem, porque se em casa, as crianças, ou jovens não tem educação para andar minimamente bem vestidos na escola, visto que a escola é praticamente uma segunda casa, então ai haja o proibimento, ou vai a bem ou vai a mal! Mas tambem te digo uma coisa.. filha minha (quando a tiver) nunca irá andar na rua assim e filho meu (quando tiver) se algum dia me aparecer com as calças quase no joelho, leva tantas mas tantas que nem tas bem a ver, lol :D ;

4.- Queima é queima... ja todos sabem isso..é altura de libertar toda a tensão, ou tesão que ha durante as aulas.. assim pronto, libertam tudo.. eixem-nos gozar enquanto podem, como nós, pelo menos eu a minha maneiram gozei imenço a minha altura de escola, principalmente os ultimos anos!

Unknown disse...

1- Foi justo. Benfica desilude-me cada vez mais. Porto mereceu vencer uma vez mais o campeonato.

2- violência...bem acho que devia ser diminuida a idade para 14, e também, mesmo que sejam menores, que sejam "condenados" a algum tipo de serviço comunitário ou sessões de terapia obrigatórias.

3- deveria ser obrigatório em todas as escolas publicas e não só, o uso de um uniforme ou código de vestuário. Isto porquê? bem ajuda os pais, pois os filhos não os chateiam com as cenas de: "pai aquele (a) tem uma roupa desta marca, assim e assado. Depois... ajuda a n desencaminhar professores duvidosos como deve ser esse, pois n sei o k faziam os olhos dele nakela área...

4- há dinheiro pra tudo menos para as obrigações...

Leitora atenta disse...

Caro Riga,

1- Quanto a isto, nao tenho nada a comentar de especial, porque sinceramente nao percebo nada de futebol. Mas o meu namorado vibrou mesmo com isto, portista !

2 - Eu acho que a idade de 14 anos, está completamente aplicável e é moralmente aceitável. Desde que seja a lei dos tres delitos, claro! Conheces ? Existe nos States, e consiste em : após tres delitos graves, é condenado como um adulto. isto parece me justo nao achas? Afinal, se tem idade para cometer um crime, serem pais, baldarem-se sem se resposabilizarem com o futuro, também têm idade para ser responsabilizados pelos seus actos (:.

3 - Nao concordo com o facto de se usarem fardas. Simplesmente nao concordo! Nao acho bem, mesmo nada ! (Sim, isto revolta-me xD ). Acho que , como tudo, depende da educação dada em casa .. É claro que é chocante ver pessoas que nao sabem distinguir tempo de praia com tempo escolar LOL. vejo com cada personagem xD Nem acreditarias se eu te contasse LOL.
Concordo com a aplicaçao de recomendações dessas, desde que nao interfiram com a liberdade pessoal de cada um !

4 - Concordo com a tua opinião. Nao há dinheiro para as propinas, mas para as festas há .. Enfim , nao se pode fazer nada :/.

Abraço

Anónimo disse...

Eu adoro o teu sarcasmo. xD