sábado, 9 de maio de 2009

a actualidade 6: outra vez o alcool, bela vista e educação sexual

ola pessoal sejam bem vindos a mais uma edição do a actualidade, esta semana como andei muito ocupado foi um pouco complicado encontrar temas, mas acabei por ter sorte e aparecerem muitos temas nos últimos 2 dias. sem mais demoras vamos aos temas a debate esta semana. 1-aqui há uns tempos cheguei a escrever sobre o abuso dos jovens hoje em dia com o álcool e que se estava a pensar numa lei para proibir o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.bem ao que parece essa lei já não deve faltar muito para sair até porque já está no conselho de ministros que como sabem é onde se preparam as leis. não vou entrar em discussões porque num ponto que todos concordam é que existe falta de fiscalização, mas desta vez concordo com o motivo que usam para aplicar esta lei, senão vejamos:o que dizem é que se o álcool mata mais ( mesmo a longo prazo e a curto prazo pode causar muitos mais acidentes especialmente entre os jovens)que o tabaco porque é que para o tabaco a lei está nos 18 anos e para o álcool está nos 16? por isso acho lógico que a lei esteja nos 18 para os 2 casos. mas como fazer para controlar? se para o tabaco as máquinas são bloqueadas e só são desbloqueadas se se pedir ao dono do café e ai ele consegue controlar a idade, como fazer algo semelhante com o álcool? bem para já existem bares em Torres Vedras que andam com uma ideia inovadora para estimular, especialmente entre os jovens o consumo de bebidas sem álcool, ao apresentar diariamente uma bebida diferente sem álcool a um preço mais convidativo. acho que é uma boa ideia, já que não perdem clientes e tentam implementar nos jovens a cultura que é possível beber e divertirem-se sem consumir bebidas alcoólicas. 2-nos últimos dias tem reparado nas noticias nos confrontos ou ataques como lhe quiserem chamar no bairro da bela vista de moradores contra a policia. mas neste caso vou tentar explicar o conceito. como sabem o famoso gang do multibanco é constituído por membros do dito bairro ( um dos mais problemáticos do pais e da região de Lisboa), e na semana passada 3 membros assaltaram um homem pelo metodo de carjacking e roubaram-lhe um automóvel de alta cilindrada e seguiram para o Algarve onde tentaram roubar o multibanco do hospital de Faro ( coisa que é mais complicada quando se leva um carro em vez de uma carrinha), bem como não conseguiram a policia foi alertada e na fuga um dos membros levou um tiro na nuca e viria a morrer uns dias depois no hospital S. José em Lisboa. no dia do funeral digamos que os amigos e familiares resolveram passar junto a esquadra da policia do dito bairro e atacaram-na com coctails molotov e pedradas e a policia ripostou com tiros para o ar com balas de borracha. o que me espantou foi ouvir na televisão as declarações de familiares da vitima sobre estes incidentes; em relação ao assalto disseram que tinha sido apenas um assalto mal planeado isto depois de no inicio terem dito que o rapaz apenas tinha ido lá ter com a família da namorada( e teve logo que ir num carro roubado e dar uma mãozinha num assalto), mas a declaração mais "chocante" foi sobre os ataques a esquadra em que disseram que não sabiam se tinha acontecido , mas se sim ainda bem que o tinham feito. o que enjoa nisto tudo foi a forma como as televisões trataram o assinto fazendo crer que a policia é que teve culpa e que os outros são uns santinhos. e as declarações de uma vereadora da câmara de Setúbal foram no mínimo infelizes ao dizerem que os ataques ocorreram devido as muitas emoções dos dias anteriores.sinceramente apenas tenho pena do policia porque ele sim tem a vida estragada.infelizmente cá a policia não pode fazer nada para combater a insegurança. o que proponho para debate neste tema é para além de comentarem o caso, que digam o que acham que se deve fazer para combater a insegurança neste tipo de bairros. 3- já há alguns tempos( ainda eu andava na escola) que se falava na implementação de aulas de educação sexual nas escolas , mais propriamente no ensino secundário, ao que aprece o primeiro passo vai ser dado com a distribuição gratuita de preservativos nestas escolas.e vocês que acham destas medidas , acham que a educação sexual é algo importante, sim?, não? porque? fiquem bem que eu também até amanha

10 comentários:

Leitora atenta disse...

Caro Riga,

Adorei este post , e o meu comentário vai ser GIGANTESCO.
primeiro tema :
- Como sabes, tenho uma posição firmada sobre este assunto.
Essa ideia até pode ser boa, mas certamente não irá abranger todos os jovens, porque " beber é diversão" (atenção, para certos jovens). Como tu disseste, ou alguem disse por aqui, se os menores nao conseguirem comprar alcool, certamente alguns com mais idade irão fazê-lo! O resto já tu sabes ..

2- Em primeiro lugar, todos sabemos que este bairro é extremamente problemático (eu sei, a minha avó vive lá , e quando lá fui se nao me esconde-se numa esquina ia levando com um tiro nos cornos, desculpem, mas é a expressão certa), e que há minima coisa, há problemas...
Rusgas regulares , etc's ect's ..
Depois temos os dois lados da questao : A familia e a policia .
Num debate temos de ver sempre os dois lados. A familia perdeu um membro, está desiludida e a sofrer.. por outro, temos a policia, que no cumprir das suas obrigaçoes e visando proteger o resto dos cidadãos, atacou em bruta. Menos um ladrão, menos um problema. Problemas morais.
Agora a tua questão : o que é possivel para melhorar ?
-> Mais policiamento, um maior apoio social, um maior vigia, uma maior questão de oportunidades.
Ha uns tempos , nao sei se te lembras, houve uma rusga enorme. Digo-te (eu ando de duas em duas semanas nesse bairro, vou ver familia), isso melhorou MUITO as coisas ! mas nao totalmente claro .. Há sempre confrontos entre grupos :/.

3- Concordo com a aplicação destas 'aulas'. A primeira medida é fantástica. Os jovens além de serem vá, mais pobres que os adultos (cada caixa de preservativos para um adolescente é carissima :O), estão menos informados, e com muito menos expriencia. Eu acho mesmo que isto devia ser aplicado, porque há muito pessoal por ai dessinformado.. Aparecem grávidas depois ! Tudo é ensinado nesta vida, e isto não é excepçao. Tem de haver uma quebra aos tabus !

Abraço

Riga/V-1-Boy disse...

leitora atenta.

1-ate ai estamos de acordo, lais a questao da fiscalizaçao nao ha duvidas, mas percebo a ideia e talvez resulte, se vores nao imede o acesso aos bares, mas acaba por ser uma questao de sensibilizaçao

2- tu conheces a realidade e em relaçao ao que sugeriste: quem vive naqueles bairro e outros semelhante nao querem "oportunidades" alias muitos deles nem se acham portugueses, se as quissessem nao roubariam mas sim tentavam ter ma vida normal tal como as outras pessoas.o problema nestes casos e k a policia nao pode fazer nada se faz tal como neste caso é um problema e alias nao sei se sabes mas existem 15 elementos do bairro azul todos cadastrados que a policia sabe quem sao, que segundo consta anda a ameaçar matar um policia e tudo o que tem acontecido desde os incendios ao resto e apenas para provocar a policia e terem um motivo para os atacarem.

3-nao acho que estejam assim tao mal informados, acho que nao utilizam e a informaçao

Leitora atenta disse...

Caro Riga,
1 - Pois , concordo, mas mesmo assim, penso que irá haver pouca adesão a essa ideia, mas a vida pode surpreender-nos !

2- Pois eu conheço esses casos. Dois deles são amigos de um primo meu :/. Mas acredita, aquilo quando visto não é bem assim.. Foi uma questão de educaçao. Imagina que nao tinhas os teus pais que te educassem, e que te dessem o exemplo .. Nao terias um modelo certo ? Fazias o que a vida te mandasse correcto ? Voltamos, novamente à questao da educação LOL.

3- Ha zonas que ainda estão pouco informadas riga, acredita.
Eu vivo neste meio, e as vezes a questão é como hei-de tentar explicar, uma situaçao do momento, que nem pensam nas consequencias. No outro dia , uma colega minha vira-se e pergunta-me : Fiz sexo oral, achas que estou grávida ? (mas com um ar de desespero) . e eu fiquei meu deus! que falta de informação !

Riga/V-1-Boy disse...

tudo bem uma questao de educaçao, mas isso nao justifica tudo, pensa assim: eles andam a provocar a policia, por acaso alguem se magoa com uma das cenas que eles andam a fazer( sejam policias ou nao)e se a policia lhes faz algo( é o que eles querem para terem uma justificaçao), para alem de o policia tar lixado, tal como neste caso, porque ca em portugal quando a policia mata alguem que rouba e foge tem a vida estragada. sabes por mim a policia tinha total imunidade nestes casos, acredtoa que acalmavam logo, agora assim eles sabem que a policia nao pode fazer nada e eles e k se fazem de vitimas e coitadinhos.

esse caso da tua coelga e uma raridade. hoje em dia o pessoal da tua idade e ate mais novo tem mais acesso a informaçao

Leitora atenta disse...

Pois , realmente é bem verdade ...
Como eu digo : ha que ver sempre os dois lados da questão :D.

De certo modo, os policias também estão interditos a agir de qualquer forma .. Não tem razao, e se tiverem a populaçao revolta-se I(por vezes se razão) ...


Falta de informaçao ou não, ainda acontece LOL. Quem sabe ..

Riga/V-1-Boy disse...

yap entendeste. foi como neste caso um assalto com fuga ou deixava os ladroes fugirem ou actuava como fez. o porblema +e que se fosse noutro pais qualquer o policia ainda recebia se calhar uma medalha, mas cá nao tem ordem para fazer nada.

é que a lei ca protege e muito os criminosos.

lembrast do caso do bes? os snipers é que iam ficando lixados no fim daquilo tudo

Leitora atenta disse...

~Sim eu sei bem disso.. Uma pssoa pode morrer a espera que a policia faça alguma coisa. Acredita que eu sei do que falo... (eu explico te em privado).

Pois protege ! Isso irrita-me, mas de verdade ...

Eu lembro me do escandalo.. e a famlia ainda se revoltou porque mataram o rapaz, mas ele tinha feito aquilo tudo :S.

Ruim disse...

Ora boas riga..
Em relação ao alcool, bem ja sabes o que penso disso!!
Em relação a proibição, tambem acho que se para o tabaco é de 18 nos, no alcool tambem deveria seguir esse exemplo!
Esse exemplo que disses-te é bom, desses bares em Torres Vedras, de todos os dias, meterem ua bebida sem alcool a um bm preço para cativar as pessoas, não só os jovens para esse tipo de productos! Pena é que não acredito no seu resultado.. bem.. ate pode resultar em alguns casos, mas.. acho que ao ver isso custa acreditar que pegue, era bom era que a ideia fosse alargada a outros sitios!

A situação no bairro da bela vsta em Setubal é bastante problemático. Ja passei por la varias vezes (só de passagem) e as vezes até arrepia só de passar por la. Este problema surge numa altura critica, visto que estamos numa situação muito fragil a nivel fibanceiro e as pessoas, nesse caso, arranjam maneira de se revoltar, mas pelas razões erradas! Se tenho pena que esse jovem tenha morrido? Não, é menos um a assaltar bancos! O que as pessoas estão a fazer nesse bairro é perfeitamente escusado, mas o problema não é esse...o problema é que há mais bairros problemáticos pelo pais e se esses virem que os da Bela Vista ganham força no que fazem, os outros tambem iram fazer, alias como ja se viu anteriormente! O que é preciso é medidas, medidas urgentes para acabar com estas porcarias, acabar com a criminalidade.. Mas, neste caso apoio a policia! São assaltantes, são rufias, traficantes de droga, posses de armas ilegais.. enfim, uma serie infima de crimes, e que se eles quiseres, se tiveres ordens para isso vão em frente! Se pelo meio, algum desses criminosos falecer, pelo motivo que seja, então assim seja.. comete crime, aparece policia, aparece policia criminoso foge, policia persegue criminoso, não o apanha a bem apanha a mal, e acho muito bem..
E mais uma vez o GOE está la, sempre para os casos extremos.. não se esqueçam da metodologia deles!!! UM TIRO...UM MORTO!

Marina Pereira disse...

Bem apenas vou comentar o ultimo tema...
Lembro-me de no ultimo ano do secundário o centro de saude(não me recordo se tinha a ver com algum programa nacional) resolveu distribui preservativos na minha escola, ficando a AE responsavel pela distribuição dos mesmos...no entanto o concelho directivo resolveu recusarm resultado, as meninas da AE utilizaram todos de borla.
Portanto e agora pergunro eu, se ao existirem programas de incentivo aos jovens e de ensino as escolas recusam, então não surte o efeito desejado, porque não chegar a um consenso...enfim...

Anónimo disse...

Acontece que o fígado humano consegue neutralizar os efeitos do consumo moderado de álcool, ao passo que os pulmões humanos não conseguem ter qualquer função contrariante do tabaco.