sábado, 30 de maio de 2009

a actualidade 9 : alexandra e BE

ola pessoal sejam bem vindo a mais uma edição do a actualidade e esta semana temos 2 temas, sendo um deles um pouco mais polémico que o outro. 1- vamos começar com o caso da semana, o da pequena Alexandra, que como sabem é uma menina russa actualmente com 6 anos, mas que desde os 17 meses esteve entregue a um casal afectivo de Barcelos. a mãe tinha problemas com o álcool e prostituía-se e estava no nosso pais ilegalmente. supostamente enquanto a mãe se tratava e era "julgada". como estava ilegal recentemente recebeu ordem de expulsão e exigiu levar a filha com ela( num aparte a menina nasceu cá). em primeira instanciá o tribunal decidiu que a menina ficava cá, mas após recurso para outro tribunal e com os pareceres dos técnicos da segurança social decidiu-se que a menina devia ficar com a mãe e seguiram para a Rússia. nos ultimos dias a televisão publica russa fez uma reportagem sobre o caso e viram-se imagens da mãe a bater na menina e a dizer que o tinha feito porque a educação que a menina tinha recebido em Portugal era muito permissiva e o casal afectivo fazia-lhe as vontades todas( noutro aparte a menina apenas fala português). outro facto que veio a comprovar pela dita reportagem é que a casa que moram na Rússia não tem as mínimas condições. isto tem levado a uma onda de solidariedade cá em Portugal com vista a trazer de volta a menina( o casal era para ir lá mas foram impedidos na embaixada). o que acham deste assunto: quem pudera ter razão? 2-no anbito da campanha para as eleições europeias do próximo fim de semana o candidato do bloco de esquerda Miguel portas defendeu que a idade mínima para votar deveria ser os 16 anos. apesar de o argumento utilizado( que com esta idade já se pode trabalhar e responder criminalmente) não ser talvez o melhor, o que acham desta sugestão? fiquem bem que eu também até amanha

2 comentários:

Ruim disse...

Boas amigo!!
epah no caso alexandra é assim.. Interesses atras de interesses e um Juiz que juizou mal, a meu ver!
A meu ver pelo passado da mãe, nunca esta deveria poder levar a menina embora, nasceu cá, foi tratada com carinho cá, tem familia e amigos cá, por isso, não havia nada que leva-se o tribunal a decidir por devolver a menina a mãe! Este caso parece-me com o caso esmeralda, tem semelhanças!!

Quanto as eleições e ao bloco de esquerda... huummm.. votar aos 16 anos! Não é uma má ideia, até porque hoje em dia, os adolescentes com 16 anos sabem diferenciar as coisas, mas infelizmente nem todos! Outra questão é o desinteresse pela politica, acredito que poucos jovens com 16 anos queiram votar, ou se interessem minimamente por isso! Se o Bloco de Esquerda quer que a idade minima para se votar seja aos 16 anos então deveria ter escolhido outras eleições para fazer essa declaração! Para mim estas eleições não vão dar em nada! A porcaria de politicos que temos, preocupam-se mais em ataques contra outros policos do que concretamente nas eleições europeias, porque é disso que se trata, Eleições Europeias e não Eleições Autarquicas! Esta pré campanha já é para as autarquicas, infelizmente!

Desculpa, alonguei-me no comentario, lol :D

Anónimo disse...

Não concordo. A idade mínima para um aluno ter Filosofia é 14/15 anos. Sem Filosofia, raramente há espírito crítico e, sem espírito crítico, não há boas decisões. 16 anos é uma idade muito precoce para tomar decisões. Os adolescentes nesta altura não costumam ser sábios o suficiente para determinar os seus futuros.