domingo, 18 de outubro de 2009

Riga Interviews #14

ola pessoal sejam bem vindos a mais uma edição do Riga Interview, esta semana trago uma convidada que é uma das minhas mais recentes amizades no netloge é alguem que tem tentado, mesmo não me conhecendo muito bem, me ajudar nestes ultimos tempos em que tenho estado menos bem 1-Bem vinda ao"Riga Interviews", para começar gostava que te apresentasses aos leitores do blog. Sempre fui um a pessoa de difícil apresentação… cada dia que passa descubro coisas que desconhecia em mim. Sou uma mulher de 40 anos, bem vividos, bem aproveitados (acho eu), com sorte de ter nascido rodeada de pessoas que sempre me valorizaram e apoiaram nas opções de vida que tomei…com problemas que tenho, tento sempre resolver só com um sorriso e boa disposição. Sou de difícil compreensão na medida em que parece que sou “do contra”, mas a maior parte das vezes opto pelo humor que nem sempre é entendido. Conhecida na Net onde me inscrevo por PetiteLarousse ou PetiteGuim. Sou do Porto mas os estudos e trabalho fez com que já vivesse do Algarve a Trás-os-Montes e finalmente instalei-me em Guimarães. Identifico-me com poemas de Pessoa, personagens de Camus e Kafka, gestos dos Simpsons, dinamismo do Garfield e sensível como um personagem de Burton… 2-O que fazes da vida? Estudas ou trabalhas? Por incrível que pareça trabalho e estudo… porque o trabalho implica um estudo constante. Não conseguiria viver de outra forma. Se por um lado dou aulas de Português ao Secundário por outro trabalho num Centro de Estudos De Literatura o que implica trabalhar (não é fácil ter 180 alunos) e conciliar com trabalhos/estudos/ investigação que faço …DEsalientar que ADORO o que faço! 3-Que género de coisas despertam o teu interesse? Imensas…mas que o tempo não deixa muito ir além do interesse… gosto de ler, gosto de ir ao cinema, gosto de ir a um ou outro concerto, gosto de ouvir música, gosto de viajar pela Europa, gosto de comprar revistas de viagens, de Saúde e procuro manter-me actualizada por jornais (Público, Expresso) e revistas da actualidade (Visão e Sábado) 4-Tens algum objectivo na vida que pretendas atingir? Tenho muitos…a minha vida pautou-se sempre por objectivos... o que não quer dizer que tenham sido concretizados…vou dia-a-dia traçando pequenas metas para que possa ir atingindo objectivos. Sonhos…tenho ir ao Tibete, ganhar o Euromilhões…e ter saúde para poder usufruir da vida. 5-Que actividades culturais te fascinam? Gosto de um bom debate cultural, de uma boa conferência sobre temas actuais, detesto Ópera e vou muito pouco a Teatro por falta de tempo. Gosto de um bom concerto de música clássica... para além dos interesses que falei anteriormente. Nada melhor que uma tarde em casa a devorar um bom livro ou estudar um autor que goste… 6-Que género de música mais gostas de ouvir? A música depende do momento, da companhia e disposição e local… Música-Metal, Techno, House, Jazz, Clássica…e mantenho a minha fidelidade aos eternos Rammstein que sempre que posso vou vê-los. Já fui propositadamente 3 vezes a Espanha para assistir a concertos… mas ouço de tudo… 7-Quais os teus filmes e actores favoritos? Filmes, tenho uma lista interminável … daqueles que nunca nos importamos de ver que com eles aprendemos a crescer… Lembro-me da “ Lista de Shindler”, lembro-me da “ Laranja Mecânica” de Stanley Kubrick que nos marcaram e continuam a marcar cada vez que os revemos… “ filmes de Francis Ford Coppola de George Lucas… mas sem dúvida o eleito é Tim Burton… porque ele tem como actor preferido O MEU actor preferido de sempre JONNHY DEPP…por isso identifico-me com um personagem de Tim Burton que seja o Depp o protagonista… ou mafioso ou vilão..ou ainda uma criatura dócil…gosto do Clooney e Brad Pitt ( Sete Anos no Tibete) Gosto de cinema animado também… 8-Acreditas em Deus? Tens alguma religião? Acredito porque tive uma formação católica, fiz até ao Crisma. Considero-me Católica pouco praticante porque não vou a missas (a não ser em cerimónias que o exijam) mas sou pessoa de entrar numa Igreja frequentemente e tentar sentir uma paz, uma tranquilidade que não sinto noutro lugar. O silêncio e as imagens nela exposta transmitem-me momentos mágicos de introspecção que noutro lugar não sentiria. 9-O que achas o continuo e rápido avanço da tecnologia e quais os efeitos positivos ou negativos que pode ter na vida do ser humano? Acho que como tudo deve ser consumido de forma cuidadosa e pouco exposta, embora seja difícil e a tentação é expormos aquilo que gostaríamos de o dizer cara-a-cara. Serve para pessoas tímidas poderem ser mais extrovertidas, serve para “conhecer” (embora nunca tivesse conhecido ninguém pessoalmente) pessoas diferentes, de lugares diferentes, trocar ideias de forma salutar, serve para trabalhar, pesquisar… mas tudo deve ser feito com peso e medida…é útil nesse aspecto mas tem uma coisa que eu acho muito negativa… as tecnologias servem para retirar convívio, servem para cada vez estarmos mais dependente delas, servem para afastar o real contacto humano… Quando era mais jovem nada de tecnologias havia e convivia-se muito mais, saísse muito mais…e com as tecnologias podemos ser quem quisermos e nunca sabemos quem está do outro lado. Tento ao máximo não depender delas. 10-Tens preocupações ambientais? Deveria ter muito mais… sou péssima nesse aspecto… raramente utilizo ecopontos, o meu caixote do lixo tem divisões que são usadas sem separações…desperdiço papel, não reciclo electrodomésticos… não fui ainda devidamente sensibilizada para o fazer…embora tenha a sorte de viver numa cidade onde a poluição não é ainda motivo de preocupação… 11-Que tipo de pessoas te fascinam mais? E que tipo de pessoas desprezas? Pessoa que me surpreendam pela inteligência e humor, pessoas que tenham uma conversa coerente, bem argumentada mesmo que não vá de encontro às minhas opiniões. Aprecio muito pessoas positivas, sorridentes de bem com a vida que tal como eu transformem tragédias em comédias, pessoas cultas para que possa aprender e crescer com elas. Gosto muito de pessoas mais velhas que eu porque têm outra maturidade e conhecimento e podem partilhar experiências que ainda eu não tive! Não desprezo ninguém, simplesmente evito pessoas pessimistas, derrotistas que no primeiro obstáculo desistem, pessoas ignorantes que o demonstrem cada vez que falam de assuntos que nada percebem, vaidosas, exibicionistas, pessoas que mal tratam a Língua Portuguesa com erros crassos… sei lá… a lista é interminável… mas o desprezo é uma palavra muito forte… prefiro dizer que ignoro! 12-Acreditas na vida após a morte? Acredito. 13-O que achas do estado político-social de Portugal? O que achas que se pode fazer para melhorar? Finalmente na Europa mas em estatuto de Terceiro Mundo. Para melhorar teríamos de alterar o essencial de um país desenvolvido… alterar o Código Penal que só favorece quem não trabalha e penaliza os que trabalham, alterar estatutos de determinadas carreiras (de professores a médicos, magistrados… sem haver classes privilegiadas…e outras desfavorecidas e mal vistas…), melhorar o sistema de saúde que está feito para ricos, alterar políticos corruptos, políticos de faz-de-conta… Olha o melhor era o regresso de D. Afonso Henriques e voltar a fazer tudo de novo! 14-Qual é a tua opinião sobre este novo espaço do blog ? Tenho uma boa opinião sobre o blog já que se trata de um espaço de diário, por isso vejo-o um pouco intimista em que é difícil comentar porque se trata da tua vida/opinião…mas se me permites uma crítica eu apontaria um espaço mais arrojado, com fotos, com temas polémicos, com desafios para que fosse mais participativo. No entanto, proporciona através desta rubrica conhecer pessoas novas principalmente da NetLog. Como não tenho muito tempo não posso comentar muito mais. Acho-te um rapaz muito simples, simpático… e posso dizer que muito mal te conheço! Obrigado pela oportunidade… e muito mais haveria a dizer sobre as perguntas colocadas… 15- Deixa uma mensagem para os leitores do blog. Deixo três: “A imaginação oferece às pessoas consolação por aquilo que não podem ser e humor por aquilo que efectivamente são.” Camus. “Eu revolto-me, logo existo.” Camus. “Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções.” Saint Exupéry Vivam e aproveitem ao máximo todas as oportiniidades que surgirem... Espero que não esteja demasiado longa…..e desculpa o atraso. Beijo PetiteLarouse e tivemos mais uma edição da rubrica, espero que tenham gostado, fico a espera dos vossos comentários. regresso na próxima semana com mais um entrevistado numa edição digamos especial já que acontecerá no aniversário do blog fiquem bem que eu também até amanha

3 comentários:

silvya_candeias disse...

entrevista fantástica. tb não admira pq a entrevistada ajuda a isso. mas oh petite, esqueceste-te de referir as festas no coreto nas actividades culturais

PetiteLarousse disse...

Comentar o que eu respondi?? Será que queres aqui uma auto-avalição??
Tentei ser coerente e transmitir que a net é preversa..NUNCA devemos avaliar ninguém por fotos..devevemos criar espaços onde possamos trocar ideias e opiniões de forma a crescermos, aprendermos...de forma salutar...sem entrar em intimidades ou questões pessoais...defender sempre quem gostamos (valorizo isso ao máximo)e já o senti! Ninguém dos meus amigos da Netlog foram escolhidos porque sim...não colecciono amigos...mas principalmente as meninas considero-me amiga e procuro transmitir-lhes isso mesmo! Tenho por lá dois amigos que gosto muito..o Rei e o K0elh0...às vezes confundo se não são pessoas que conheço mesmo tal o " à vontade" que tenho...o resto..logo se vê.. aparecem e desaparecem porque visitam e pouco mais fazem.. dou prazo de 15 dias.. depois faço limpezas...aos menos participativos!Não vim aqui à procura de NADA... e por isso tudo que tenho encontrado tem sido "lucro" porque há pessoas fantásticas...que hoje já fazem parte de mim..
Sou polémica, sou directa...sou parva...mas gosto muito de mim!

Anónimo disse...

Nasceste em Bragança minha filha. Assume-te!