quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Riga Debates 1: casamento e adopção por casais do mesmo sexo

olá pessoal sejam bem vindos á estreia do novo espaço semanal aqui do blog: o Riga Debates. tal como foi explicado no final do post de ontem, espero que gostem e participem neste espaço de opinião. para primeiro tema escolhi algo que vai marcar o inicio da nova legislatura: o casamento e a adopção entre pessoas do mesmo sexo. e falo das 2 coisas porque será inevitável caso uma seja aprovada, a outra também o ser. na minha opinião não vejo nada contra o casamento, embora a ideia que se sugere para legislar esta matéria ser atraves de referendo, não acredite muito que passe visto o nosso pais ter ainda uma mentalidade um pouco retrógrada. quanto á adopção, ai ainda mais do que no casamento, estou de acordo visto que existem tantas crianças e jovens para ser adoptados e se existem pessoas que querem adoptar e só não o conseguem fazer devido a sua orientação sexual( e tendo estes por vezes mais condições que muitos dos outros), estou de acordo que se possa adoptar já que a orientação sexual não tem nada a ver com o amor e o ambiente que se pode dar para as crianças e os jovens se sentirem bem. agora é com voces espero que contribuam para o debate fiquem bem que eu também até amanha

17 comentários:

PetiteLarousse disse...

Casamento entre 2 pessoas do mesmo sexo... nada contra! Adopção sim.
Amanhã explico!

Anónimo disse...

Boas...
Eu sou 200mil % a favor do casamento Homo,se existe amor(tanto ou mais verdadeiro que entre heteros)nao vejo mesmo mal nenhum...
A Adopcao,nao tenho uma opiniao concreta..por um lado sou a favor mas por outro nem tanto...por um lado nao vejo mal nenhum,acho que os homo teem as mesmas capacidades de amar e educar uma crianca,incutir valores,etc..Por outro,num sei..duvido muito ate que ponto sera bom pra crianca,nao pelas capacidades dos pais mas pela sociedade que ela vai ter que enfrentar,pelos efeitos que nela pode causar viver no "mundo homo"..Num sei bem..!:)

Sapa.

Anónimo disse...

Olá,

Quanto ao casamento sou a favor, porque o amor não escolhe idades nem tão menos a orientação sexual.

Em relação a adoptarem crianças... tenho dúvidas. Neste caso, talves crianças com uma certa maturidade. Que possam já entender as coisas e as possam separar. Porque um bébé ao longo da sua etapa vai-se adaptando a certos costumes... Costumes estes que não sou contra. Mas como disse, cada um é livre. Mas neste caso sou favor a adoptarem crinças já com idade (não bébés).

Bjs, Filipa

Ariadne* disse...

olá... eu uma fez num trabalho falei neste tema,e foi debatido numa aula de sociologia da familia.
e a nenhuma conclusão se chegou...
Sou a favor do casamento homossexual...
mas a adopção fico um pouco de pé atrás, é certo que há muitas crianças que precisam de um lar e seria óptimo que com um casal homossexual a adoptar era mais uma que ficaria com uma melhor qualidade de vida...
Mas e a construção social, a papel da mae e o papel do pai?! ou terá duas maes ou dois pais...
Na escola, a nossa sociedade é demasiado preconceituosa, e o que faz com que seria alvo de gozos na escola...
E onde fica o parte psicológica...?! não sei se terão uma boa construção social...imaginem-se assim...
aliás lembrem-se do filho do castelo branco...
é algo que antes deve ser realmente pensado, e bem...
Casamentos Sim.
Adopção...nim!

tenham um bom dia (: ****

Ariadne* disse...

eu queria dizer, "eu uma vez fiz um trabalho... "
sorry... ups!

Purple Petunias disse...

Bem, em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo não vejo qual seja o mal em se casarem. Se há amor, se são pessoas adultas porque não podem casar?!
Quanto à adopção, eu não tenho a minha opinião ainda bem definida.

Riga/V-1-Boy disse...

sim eu entendo as vossas reticencias quanto a adopçao, mas se o casamento avançar mesmo,a proxima exigencia será a adopção e se uma avançar quase de certeza a outra avança também. é um pouco por isso que tem sido adiada esta discussão do casamento, por saberem que a seguir vem a adopção

Cláudia disse...

Casamento, nada contra.
Adopção, acho que só num mundo em que nada nem ninguém tenha preconceitos para com os homossexuais é que a adopção será "eficaz", sem ter quaisquer mazelas e consequências psicológicas para as crianças. E mesmo assim...tenho algumas dúvidas.
Acho que será muito duro para as crianças até determinada idade e compreensão, a nível social; a nível do desenvolvimento, muito sinceramente, eu que estou a uns mesitos de ser mãe pela 2.ª vez, acho indispensável para a formação, evolução, equilíbrio e crescimento de uma criança, a existência das figuras paterna e materna, em todos os sentidos das palavras.

Kay

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que se tem dito ate agora...Sou homossexual,gostava muito um dia mais tarde poder adoptar uma crinca,mas tenho me questionado ate que ponto sera bom pra crianca a falta do lado paterno..mas ao mesmo tempo penso que é como tudo na vida...muitos meninos hoje em dia crescem sem ter o pai presente e nao é por causa disso que nao sao bem sucedidos..acho mesmo que cada caso seria um caso..

Sapa..

B disse...

Sou a favor do casamento e da adopçao.
Beijinhos :)

Anónimo disse...

sou a favor do casamento e da adopção entre duas pessoas do mesmo sexo. porque eles têm o mesmo direito que nós e não são nem mais nem menos que os outros.

rita

Anónimo disse...

casamento sim, adopção não

M

Anónimo disse...

Os paneleiros são como tu.

Não deviam existir.

palhaço disse...

Casamento sim..porque cada um é livre de ter as suas opções e cada um saberá aquilo que melhor o faz feliz...eu não lhe chamaria casamento uma vez que é um termo que só é aplicável a heterosexuais...chamar-lhe-ia.. união ou outra coisa qualquer...casamento é União de homem e mulher.. logo o termo está mal utilizado!.. Mas nada contra!
Adopção sim.. acho que embora ache que há pais que não mereçam ser pais pelas atrocidades que cometem nos filhos...outros sem condições etc... acho que para adoptar crianças deve ser feito por casais hetero.. para que a criança cresça de forma a ter uma imagem maternal e paternal...e não vir a ter problemas de preconceitos com que se vive ainda..na escola e trabalho.. Não concordo..porque vai criar determinadas crianças em ambientes estranhos onde o pai é mãe ou vice versa! Há muito casal desejoso de ter filhos e julgo que esses devem ter prioridade! Não vamos já pensar que o casamento de homosexuais vai ter de ter o efeito imediato de adoptar... deixem que a sociedade evolua de forma a aceitar uma coisa de cada vez!Eu não gostaria de ser discriminada em relação aos colegas e amigos pelo facto dos meus pais biológicos serem homo.. e iria de certeza ser! O prejuízo aqui seria obrigatoriamenrte para as crianças.

palhaço disse...

Quanto ao comentário do anónimo só pode ser de um frustradeco que se esconde atrás do anonimato para fazer um comentário assim! Toma a medicação e regressa curado! Não serás inteligente suficiente para veres a figura que fazes no meio dos comentários dos outros??

Ariadne* disse...

http://oamornostemposdablogosfera.blogs.sapo.pt/85174.html sobre o tema

Anónimo disse...

E não é que Portugal aprovou a "paneleirada"? Fiquei surpreendida! Estava a torcer muito para que finalmente este casamento fosse legalizado, por motivos mais do que pessoais. :)