segunda-feira, 5 de outubro de 2009

dia da republica

ola pessoal espero que esteja tudo bem com voces, comigo vai-se indo como sempre. estamos no inicio de mais uma semana, sendo esta um pouco mais curta do que o habitual devido ao feriado de hoje. entretanto como viram na entrevista de ontem, foi falado que eu podia tratar por aqui de temas mais ou menos polémicos de forma a tentar que exista um pouco de debate por aqui, pois bem, j+a tenho alguns temas pensados, e como sabem podem comentar sempre os temas do a actualidade. hoje vou propor um pequeno debate, como sabem hoje dia 5 de outubro faz 99 anos da implementação da republica em portugal, há pouco tempo assistimos e foram noticia algumas acções de membros do blog 31 da armada que são assumidamente monarquicos e tiveram as acções de hastear a bandeira monarquica quer na camara de lisboa quer na cidadela de Cascais. o que proponho para debater é: na vossa opinião qual é o melhor regime que se adequa ao nosso pais: monarquia ou republica e porque?. espero as vossas respostas e tal como tenho referido ultimamente sugestões quer para o aniversario do blog quer também candidaturas para a rubrica de entrevistas. fiquem bem que eu também até amanha

4 comentários:

Barbara disse...

Espero que estejas bem e que passes um bom feriado :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Visita o meu blog e diz o que achaste...
Espero que gostes :)

beijinhos

Anónimo disse...

começas bem! se o nosso país passava melhor com uma monarquia ou com uma república, é mesmo muito difícil de responder: acredito na democracia, na liberdade de expressão, quer individual, quer colectiva. se bem que à quem diga que os países em regime monárquico são mais estáveis que os países com presidentes (não sei se estou a explicar bem).

rita

PetiteLarousse disse...

Hoje de facto, comemora-se ( felizmente!) A Implentação da República..Para quem é adepto dos ideais da Monarqui é deprimente.
Hoje em dia, a Monarquia está a ser defendida e representada por pessoas inacreditáveis e inconcebíveis!
Estes senhores reforçam ainda mais os estereótipos que já se formaram sobre o "monárquico-arquétipo": um beberrão, fado-cantante, amante de touros, patetinha e desmiolado.
Detesto os estereótipos, e este estereótipo é muito injusto para com muitos monárquicos sérios (acho, aliás, quero crer, que eles ainda existem). Mas os manos Câmara Pereira tudo fazem para aprofundar e agudizar este estereótipo.
Adianto já é que acho essa uma questão perfeitamente despicienda. Não aquece, nem arrefece a uma sociedade moderna (tem mesmo algumas tendências a arrefecer)...a ver por exemplos dessa Europa!
Pelo que sei o Nuno da Câmara Pereira anda a tentar reivindicar para si a coroa. Não sei por que motivo. Suponho que seja descendente de D. Miguel.
Se bem me lembro das aulas de história..D. Miguel foi uma figura derrotada do absolutismo. Se bem que, foi a queda do absolutismo que foi acabando com as monarquias.
Hoje a realidade é outra.Para patetas já temos os nossos governantes..Outro problema é que a coroa exige uma soma elevadíssima de dinheiro para ser sustentada. Não é justo para a população. Já não se justifica a sua existência a não ser como símbolo..é a minha opinião.. claro!

PetiteLarousse