sábado, 24 de outubro de 2009

a actualidade 30: Saramago, mundial e justiça

ola pessoal sejam bem vindos a mais uma edição do a actualidade, esta semana trago mais 3 temas que espero que seja do vosso agrado. Começamos com o lançamento do novo livro do nobel portugues José Saramago que esta a causar muita polémica , muit devido as suas declarações, tais como " a biblia é um manual de maus custumes"e em que disse que Deus era uma pessoa vingativa e má pessoa. estas declarações não cairam bem especialmente no seio da igreja que considerou ofensivas as palavras do escritor. este entretanto já se veio defender e dizer que está disponivel apra debater o assunto com a igreja, mas com a condição de lerem primeiro o livro. apesar de tudo já muita gente veio a publico dizer que esta polémica não passa de um golpe publicitário do escritor. e voces que acham deste assunto: polémica ou publicidade?porque? esta semana foi apresentada na sede da FIFA em Zurique a candidatura ibérica aos Mundiais de 2018 e 2022. se do lado espanhola proposta neste momento comtempla nada mais nada menos do que 19 cidades, a parte portuguesa apenas comtribui com 3 estádios (Dragão, Luz e Alvalade), isto porque são os unicos que possuiem a capacidade minima de espectadores. já muitas criticas vieram a lume até porque o Algarve, braga e Guimaraes já mostraram que também querem participar.( numa nota aparte em Aveiro estão a considerar demolir o estadio municipal que foi construido para o Euro 2004) e voces que acham desta candidatura? seria boa ou má para o nosso pais. vamos agora falar de justiça. todos sabem que as coisas em Portugal não funcionam lá muito bem, mas esta semana posso dizer que fique um pouco estupefacto devido a noticias sobre 2 casos digamos mediáticos. devem se lembrar do caso daquele pai que estrangulou a propria filha de 7 anos com o cordão do roupão e que depois se entregou a policia. bem ao que parece em julgamento os relátórios psicológicos consideran-no inipútavel, ou seja é "maluco" e não tem consciencia do que faz. outro caso foi o do assalto a umas bombas de combustivel em Benavente em que uma funcionária foi assassinada a frente da filha.os 3 arguidos de 22, 36 e 40 anos foram condenados a 24 anos( o primeiro por ter sido quem disparou) e a 14 e 12 se nao me enganos os restantes. bem os arguidos recorreram para o supremo tribunal de justiça e foi-lhes reduzida a sentença: aos 2 ultimos em 1 ano e ao primeiro em 5!!!!. a justificação dada foi que o rapaz era muito novo e nao tinham registo criminal relevante anteriormente. hum ou seja é novo para estar preso muito tempo, mas não é para assassinar uma pessoa a sangue frio na presença da filha dessa pessoa. enfim o que acham disto? fiquem bem que eu também até amanha

4 comentários:

Unknown disse...

Saramago: polémica gera atenção e aumento das vendas hehe.
quanto ao mundial na península ibérica.... se é assim mais vale ser só em espanha entao....

justiça em portugal nunca prestou

Dalila disse...

Golpe Publicitário. Se queremos dar nas vistas, basta chamarmos a polémica até nós.

E por falar em Saramago, ele até queria que Portugal e Espanha se unissem num só país. Só porque ele casou com uma espanhola, tínhamos nós que levar com os espanhóis todos até à eternidade????? Prémio Nobel da Maluqueira.

A Justiça... enfim, os pedófilos não são condenados e alguém que conduz sem carta passa dois anos e meio na cadeia...

Que mais se pode dizer?

PetiteLarousse disse...

Estou já sinceramente farta de Saramago e com a atitude.. já o disse milhentas vezes... um velho senil.. com um desconhecimento profundo da Língua, estruturas gramaticais..próprias de quem nunca estudou... Os livros que li sou incapaz de os resumir...e aposto que poucos o sabem fazer!Condeno.. porque sou Católica de formação e exijo respeito pelas minhas crenças tal como respeito as dos outros! Desconfio que com este livro o sucesso se fique pela polémica.. aliás fiz questão de comprar outra Bíblia porque é um livro que leio, gosto e dá-me prazer ler as parábolas, as metáforas que o livro contém! Por isso..para mim Saramago não passa de um porco ateu estalinista a quem a cova já devia estar ocupada!
Mundial? para mim é-me indiferente... aliás o futebol só cria mais despesas e impostos.. que se tirou do Euro 2004?? Dinheiros do povo investidos para Estádios uns anos mais tarde serem demolidos..e ocupados por moscas!
Justiça, Saúde, Educação são coisas que nunca funcionarão...estamos em Portugal!

Anónimo disse...

Oh, c'um c******! Estou COMPLETAMENTE abismada com essa decisão! :O