quinta-feira, 17 de setembro de 2009

praxes academicas

ola pessoal espero que esteja tudo bem com vocês, comigo vai-se indo como sempre. bem parece que o ultimo post provocou um pequeno debate sobre politica,confesso que não sabia o facto de se poder votar com 17 anos se ,a eleição acontecer no ano dos 18 apenas escrevi aquilo porque foi algo que vi numa primeira página de um jornal. sinceramente não tenho nenhum partido em que vote sempre seja quais forem as eleições visto já ter votado em diferentes partidos: por exemplo nas 2 eleições europeias em que já votei, votei sempre no BE visto terem um cabeça de lista que foi o único a fazer algo visível, mas enfim adiante. hoje trago mais um tema que promete poder provocar algum "debate": as praxes académicas. com a saída dos resultados, e o inicio das matriculas para os jovens caloiros universitários, chega uma altura que muitas vezes e em algumas universidades costumam causar polémica: as praxes. segundo os "veteranos" e alguns caloiros a praxe é considerada uma forma de integração, mas muitas vezes cometem-se alguns abusos e os caloiros são sujeitos a situações um pouco humilhantes. alguns caso mediáticos como os que aconteceram em Mirandela ou na escola agrária( não me recordo onde)onde fizeram jovens simular relações sexuais e levar com excrementos de animais foram noticia. alias um desses casos chegou mesmo a tribunal e os "veteranos" negaram sempre as coisas. alias a jovem em causa acabou transferida e ganhou em tribunal uma indemnização e foi agora a televisão com a mãe falar no assunto. segundo ela, no tribunal foi continuamente insultada pelos amigos dos arguidos. é verdade que existe a hipótese de um caloiro se declarar "anti-praxe", mas até que ponto isso será verdade em todos as universidades? mas acima de tudo será que respeitam isso ou será que existem "represálias" e os alunos em causa serão excluídos. alias na minha opinião a "integração" não passa de uma desculpa para poderem humilhar os caloiros e mostrarem-se "superiores" só por estarem há mais tempo na universidade, e acredito que para integrar existem melhores métodos que não incluem gozar e humilhar os outros. bem e para finalizar gostaria de dixar uma pequena nota sobre mais um grande actor( e bailarino) que nos deixou:Patrick Swaize deixou-nos aos 57 anos ao fim de uma luta de 20 meses contra um cancro no pâncreas. ele ficará para sempre na memorio pelos filmes Dirty Dancing8 que eu vi inúmeras vezes quando era mais novo) e Ghost ou mesmo pela série Norte e Sul. fiquem bem que eu também até amanha

6 comentários:

Anónimo disse...

Heim esse filme.. "Ghost"..
Quando era pequenino.. vi esse filme milhares de vezes que vi..
E a musica?? naquela epoca é que batia :$...
hehehehe :D
Só tive pena, de ele ter sofrido tanto :S... agora estará num lugar melhor :)


Sobre as praxes..
eu acho que eles exageram um bucadinho.. mas enfim, na cabeça desta junventude, "isso é que é fixe"....


É melhor nem falar sobre politica.. x'DDD..

Metem a "leite" lá..
que portugal andaram melhor x'DD (so se for po bulso dela)...
x'DD.. epa a serio...
Not coments..

Eu voto em branco..
Ou escrevo la no papelzinho para irem a.. "aquele sitio escondido mas muito engraçado de se dizer x'DD"


Cump Rui...

Anónimo disse...

Olá,

Confesso que nunca chamou atenção esse actor :S... Nem os filmes :S... mas enfim.

Quanto ás praxes e quem as faz, pra mim são todos uma cambada de tones. Muito deles andam lá à anos e maioria quase sempre no mesmo ano... digamos que a intelegencia é muita (fiu fiu)...

Gostei do último parágrafo que li do comentário do Dy...ahahahah

Bjs, Filipa

Unknown disse...

O Patrick é mais uma das estrelas que nos estão a abandonar este ano. Farrah, Michael e agora ele...

Em relação às praxes.... existem sempre abusos. Infelizmente há praxistas que não praxam com o intuito de integrar mas sim de humilhar. e acho que deveriam ser todos bem punidos. A minha praxe foi bem integradora e ninguém abusava. é necessário haver um bom controlo e organização entre os praxistas para evitar tais coisas.

Anónimo disse...

olha em relação às praxes, concordo se elas forem saudáveis (do tipo não ultrapassar os limites), porque eu lembro quando eu andava o secundário, a minha antiga escola ficava perto de uma escola superior de educação e eles no início de cada ano lectivo os caloiros fazem sempre uma espécie de marcha e costumavam passar sempre lá à porta pintados e por assim dizer cómicos e até achava piada àquilo, mas nada de humilhante.
quanto ao patrick swayze fiquei com pena que ele tivesse morrido, apesar de não ser dos meus actores favoritos.

rita

Miúda da Ilha disse...

Para mim, as praxes são para serem feitas, apenas, para uma melhor integração dos alunos a uma nova fase da sua vida. Devem ser divertidas. Já ouvi falar de muita coisa, casos que resultaram em morte. Lamentável...

O Patrick S. era uma lenda... Ai se eu não dançava com ele... aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii lol que desncanse em paz.

HostileButCuddly disse...

A mim não me praxaram, essa é que é essa lol
Só servem pa humilhar os caloiros e para o pessoal beber cerveja. Não vejo grande utilidade nas praxes, mas enfim...

A minha mãe ficou muito triste pela morte desse actor, gostava muito dele... Mas acho que ele foi um exemplo de luta :)