quarta-feira, 23 de março de 2011

RigaDebates 72- Censos 2011

Olá pessoal


Sejam bem vindos a mais um Riga Debates



Nesta altura já anda a decorrer os Censos 2011, que é uma iniciativa para determinar quantas pessoas vivem no nosso pais e em que circunstancias vivem.




Infelizmente não fui seleccionado para função de distribuir os questionários( o pessoal aqui para os meus lados é muito digamos “selectivo” se bem me entendem).



O que gostaria de propor para debate é se concordam com este tipo de iniciativa, se são importantes para o futuro do pais( o saber em que condições a população vive), se acham que é útil o facto de se poder enviar as respostas electronicamente.






Fiquem bem que eu também, até amanha

8 comentários:

Unknown disse...

só tenho uma recomendação a fazer... andam muitas pessoas aqui que distribuíram os censos que não explicaram nada aos idosos, que disseram que era só para fazer na internet, etc..
A minha recomendação para os próximos censos é que seja algo tipo o IRS, obrigatório de fazer e que cada um optava por fazer quer em papel quer pela internet. mandavam as coisas pelo correio e assim poupavam nestes funcionários que pouco querem fazer!

em relação ao site... deveriam ter estabelecido datas por regiões para preencherem, de forma que não estasse sempre em baixo (como agora)

delta disse...

não concordo c dizeres q são selectivos. Depois, segundo pessoas q andam a fazer os sensos, a net dificulta-lhes a vida pois tá sempre em baixo. Depois quanto à pgt q obriga-nos a mentir quanto aos recibos verdes é outra desgraça. Enfim

Riga/V-1-Boy disse...

delta

e falei em selectivos, porque por exemplo eu inscrevi-me, mas depois li noticias que eles deram preferencia de selecçao a pessoal licenciado.

e tipo aqui onde moro, o pessoal que ficou responsavel muitos deles têm menos habilitaçoes que eu( conheço alguns dos que aqui andam) e é facil saber que aluns deles conseguiram a vaga devido a conhecimenos na junta de freguesia( aqui funciona muito assim, o pessoal que é escolhido para as cenas é normalmente sempre o mesmo, ja que têm digamos "conhecimentos")

Butterfly disse...

Olha, eu estou a fazer os Censos e não tenho cunhas nenhumas em lado nenhum, até porque se tivesse tava a fazer outro tipo de trabalho :P

É pena não seres cá de baixo, na minha Junta de Freguesia estavam com falta de pessoal, e então até os coordenadores têm que ir para o terreno.
É assim, nas casas onde eu fui dei a hipótese de escolha às pessoas, claro que preencher pela internet é mais fácil para mim, não tenho que me deslocar à casa das pessoas e sempre é mais fácil, mas muitas preferem por papel e eu aceito. E existem muitas que eu quando for lá a casa terei que preencher por elas, e aceito isso na boa e não me importo de ajudar. Agora, o que me irrita é pessoas que vão até à Junta que sabem ler e escrever e são pessoas com conhecimentos e vão lá para nós preenchermos os papéis por elas, tipo podiam tentar preencher em casa. Ah, e em pleno século XXI tenho que ouvir piadas sobre o facto de ser canhota, isso chateia-me profundamente, mas ignoro porque estou a atender pessoas.

E considero os censos úteis, mas existem perguntas que não fazem lá muito sentido. Mas de resto se eu ainda andasse na universidade iriam-se ser muito úteis, pois todos os trabalhos que fiz fui buscar dados aos Censos2011

Riga/V-1-Boy disse...

butterfly

eu falei em cunhas, mas do tipo aqui, o pessoal que está nos censos, sao os mesmos que todos os anos vao acompanhar os miudas á praia, sao os mesmos que ficam sempre com os trabalhos de de ajudar nos jardins, de tomar conta do espaço internet e é sempre pessoal que as outras pessoas sabem que têm ligaçao a quem está a trabalhar na junta

Butterfly disse...

A sério? Isso é mau... Na minha Junta sei que também deve ter havido algumas cunhas, mas de resto existem pessoas que não tem nenhuma ligação à Junta, assim como eu.

Anónimo disse...

Vou tratar disso só no fim-de-semana..que durante a semana não tenho tempo..mas olha a mim tocaram-me à porta já passava das 11 e meia da noite...e explicaram-me o básico.. deixaram a papelada, o código de acesso para os preencher via Internet e pouco mais.. e visto aquilo na diagonal é muito simples de preencher. Não precisava de explicações nenhumas...perguntas que exigem respostas básicas!
Quanto aos idosos o eterno problema..tal como o é no IRS...net não têm na maioria, perceberem as perguntas idem...eu acho que se poupava muito mais não andarem dois ou três de porta em porta a nada fazer a não ser entregar papéis e cada idoso que não soubesse ou não tivesse quem lhos preenchesse deveria ser a junta de freguesia a fazê-lo para alguma coisa estão lá funcionários a coçar micoses todos os dias! Porque hoje em dia abrir portas a estranhos está fora de questão cá em casa por exemplo..eles bem tocaram à minha campainha mas não abri.. esperei até que um vizinho meu o fizesse...fui para uma varanda e perguntei quem andava ali a tocar.. e só depois abri! E mais estava acompanhada! Comigo os desconhecidos têm pouca sorte.. quer para casa quer para telefones! Nunca estou...se for urgente eles acabam por aparecer ou acabo por saber!
Hoje em dia é um risco abrir a porta a alguém que não se conhece..e como há tanta maneira de falsificar identificações...comigo como disse só abro a porta ao www.comeremcasa.com ou ao do Pizzahut...

Butterfly disse...

Marge, às 23.30h é que foram lá a casa?

Fogo, eu se passasse das 20.30h já não me abriam a porta, pois escurece e as pessoas ficam com receio