quinta-feira, 10 de março de 2011

Desafios Rigaboteanos # 21 discrimanações das mulheres + pequena nota sobre os RMAS e os desafios rigaboteanos

Olá pessoal



Bem esta semana nos desafios rigaboteanos, vou falar (ou tentar pelo menos) sobre as discriminações que as mulheres sofrem, isto na semana em que se comemorou mais um dia internacional da mulher.




Como se sabe, até há cerca de 50, 60 anos atrás a mulher era vista apenas como a dona de casa, a mãe, e poucos ou nenhuns direitos tinha. Era o homem que tinha a responsabilidade de sustentar a família.



Mas com o passar do tempo, cada vez foi mais possível a mulher conquistar um espaço na sociedade e adquirir a sua independência.



Mas num “mundo” de homens muitas vezes as mulheres ainda encontram dificuldades, seja por vezes no acesso a todo o tipo de trabalho, seja por ser mulher e existir discriminação a nível sexual.



Infelizmente isto ainda não é realidade em todo o mundo (a liberdade e independência das mulheres), apenas no mundo ocidental e nos países orientais mais desenvolvidos isso é possível, já que, por exemplo nos países árabes (sejam eles muçulmanos ou islâmicos) a mulher ainda é vista como alguém inferior e que deve apenas “servir” o homem.



O que gostaria de vos perguntar é: se já sentiram na pele, ou já viram alguém sentir na pele alguma discriminação por ser mulher (qualquer tipo de discriminação) e como esse problema foi resolvido.



NOTA



Agora gostaria de deixar aqui uma nota sobre os RMAS e os desafios rigaboteanos (eu sei que a Rita não se importa). Normalmente apenas a Rita e a Butterfly têm participado nos desafios do RMA. Outros não o fazem seja pelo facto de quando o vão fazer já alguém o tem feito, seja por não saberem o que sugerir para o desafio. O que eu gostava (e sei que quem participa actualmente concorda comigo) é que mais gente participasse, mesmo que alguém já tenha dado as respostas antes, pode por um palpite, nem que seja para existir alguma “competição” e não se ter semanas em que apenas participa uma pessoa. E por outro lado seria bom para dar um pouco mais de dinamismo ao blogue e diga-se de passagem para alguém como a Rita que participa e praticamente ganha sempre sozinha, torna-se um bocado monótono isso.






Fiquem bem que eu também, até amanha

4 comentários:

Da França disse...

Nunca senti discriminação,nem de ganhar menos nem de ser estrangeira,ao contrario era uma das pessoas bem paga na empresa.
A directora geral também era e é mulher.
A directora era muito minha amiga,tornou-se mesmo uma confidente quando eu estive doente.
Não é fácil gerar uma empresa de mais 1.500 pessoas sem contar outras empresas que são do mesmo grupo e que funcionam bem,portanto ela é que gera tudo e é mulher.

Ela gostava da minha maneira de ser,sempre disponível,tinha os meus pais que podia contar,nunca dizia que não,horas extra,sábados e mesmo domingos e dias feriados.

Quando já não tinha os meus pais era o meu marido que ficava em casa,ou então ela podia contar com o meu marido que era exactamente como eu.
Eram mais ou menos umas 10 pessoas sempre disponíveis,ganhamos bons francos e euros,ao domingo ganhamos três vezes mais mas eles queriam era o trabalho feito pois o cliente não espera.
O certo é que eu era uma das pessoas que ganhava mais dentro da minha categoria.
Não, nunca senti discriminação nem como mulher nem como francesa de origem estrangeira.

Butterfly disse...

Já senti discriminação. E também já vi homens a serem discriminados. É pena é hoje em dia as mulheres não se lembrarem do verdadeiro significado do Dia da Mulher e fazerem tristes figuras nesse dia...

Sobre a nota final. Pois, deveria-se divulgar o rma noutros blogs, a ver se mais pessoas gostariam de participar ;)

Riga/V-1-Boy disse...

butterfly

pois, só que eu ja fiz isso, e nao resultou e nao tou a ver ninguem a faze-lo

Anónimo disse...

O dia Internacional da Mulher é mais uma data patética...aliás segundo li num jornal francês o próprio Sarkosy disse que se dia 8 era dia da mulher então os outros do ano eram do Homem! Pura estupidez..este dia!A mulher conquistou com o decorrer dos anos e circunstâncias e com as mudanças que tiveram de ser feitas na sociedade!Foi conquistando o seu espaço e hoje para mim está num plano de igualdade do Homem para qualquer tipo de trabalho ou tarefa, acrescidos os papéis de mãe e talvez mais dona de casa! No meu caso e em casa as tarefas são divididas sem qualquer problema..é uma questão de educação...se desarruma não sou eu que tenho de arrumar... se preparo hoje uma bebida amanhã será ele!

Relativamente à discriminação nunca a senti mas sei que a há, infelizmente.No trabalho nunca fui discriminada nem nunca fui posta de parte por ser mulher!Ainda há muito a fazer neste domínio uma vez que ainda há culturas que a mulher é um objecto...mas felizmente estamos longe desse mundo...e acredito que com o tempo a cultura islâmica vai mudar..como tudo.. uma questão de tempo.