quarta-feira, 9 de março de 2011

Riga Debates 70 - Geração à Rasca?

Olá pessoal

Sejam bem vindos a mais um Riga Debates.




É no próximo sábado que se realiza no Porto e em Lisboa a manifestação com origem no Facebook, da auto denominada “geração à rasca”, que tem como objectivo que participem jovens e não só com dificuldades em arranjar emprego, ou que tenham trabalho precário.




Quando vi o objectivo do evento e a ideia que os organizadores tinham, até achei uma boa ideia: eles pediam que cada pessoa leva-se uma folha A4 com o nome e o motivo porque estava ali , que depois a ideia era juntar todas as folhas e entregá-las na assembleia da república, para que os governantes tenham consciência dos problemas que afectam os jovens hoje em dia.



O problema é que no facebook começaram a aparecer uns iluminados com umas ideias parvas, que sugeriam que se leva-se os diplomas e os queimassem.



Sinceramente algo que pretendia pacifico, pode-se tornar numa autentica palhaçada , ainda mais já se sabendo que existem partidos políticos que se decidiram colar aos protestos.

Entretanto assistimos a mais uma palhaçada( claro que existe quem lhe chame liberdade de expressão): O primeiro ministro estava num jantar do partido em Viseu, onde pretendia demonstrar aos militantes socialistas , os objectivos do partido a curto prazo. O que aconteceu foi que jovens ligados a este movimento, resolveram invadir o jantar à força de megafone em punho, de forma a arranjar confusão.

Digam o que disserem, se ao principio achava interessante esta iniciativa( em especial a ideia das folhas e de escrever os motivos), com estes ultimos desenvolvimentos, começo a acreditar que no próximo sábado vamos assistir a uma enorme palhaçada que de liberdade de expressão não terá nada, já que a liberdade de uns termina onde começa a dos outros e já deu para perceber que muitos dos que vão aderir a esta iniciativa só lá vão para a palhaçada e para arranjar confusão


E vocês que acham querem deste evento e, se acreditam que a actual geração é uma geração á rasca.




Fiquem bem que eu também, até amanha

5 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente à Manifestação apenas digo que é um prolongamento do Carnaval..Antes do 25de Abril eram analfabetos mas menos preguiçosos!!Tinham objectivos, lutavam por metas com esforço e coragem...sabiam o que queriam..Portanto o que espera desta "geração, que têm tudo"??Construir o que?? e que conhecimentos tem esta geração?? gastar o dinheiro dos outros??.O que poder produzir um analfabeto com um computador novo?? O problema desta gente é achar como já disse que sendo licenciado seja num curso qualquer- rasca como é óbvio- tem o DEVER de alguém o empregar...tem o dever de lhe dar logo acesso a estágio e ficar logo na empresa... e como licenciado passa à frente de todos.. inclusive de quem o empregou. Acha que tem uma licenciatura (comprada)e lhe dá acesso directo a um emprego de luxo com as regalias todas... não lutam por nada..Se o país está como está deve-se a esta malta de cartazes e acampamentos que não sabe NADA, que nunca teve sacrifícios..porque o pai e a mãe sempre lhes deram tudo...os governantes estão-se borrifando para estas manifestações..o país não tem mercado de trabalho para absorver tanta gente.Nunca teve. Aliás por alguma coisa se chama geração parva...acreditam no Pai Natal..entram na faculdade sem saber se há saídas profissionais..sem saber as necessidades do país porque querem ser licenciados.. mas não sabem fazer nada..aliás lês num jornal qualquer e vês que os que têm boas licenciaturas não ficam muito tempo nesta situação..agora que está à espera um designer gráfico, um designer de moda, um sociólogo, um psicólogo, um animador cultural? Quer que emprego? Para exemplo basta ver que a música é dos Deolindos..e ir à Alemanha de quem neste momento dependemos com uma música da Eurovisão que é uma palhaçada.. esta geração quer o quê?
A geração dos 20/30 anos teve a imensa sorte de nascer num país livre e democrático, com pais e mães galinhas que quiseram para os filhos um mundo muito melhor que o deles. Nem sonha o que foram as dificuldades das gerações dos seus pais e avós! Em comparação com aquelas, esta é uma GERAÇÃO SUPER-PRIVILEGIADA! Habituada desde tenra idade a ter TUDO de MÃO BEIJADA, não foi preparada pelos pais e avós para lutar contra as dificuldades da vida. Este, embora com as melhores intenções, foi o grande erro dos educadores. Naturalmente, quem desde o berço sempre teve tudo DADO e ARREGAÇADO, carta de condução e carro aos 18 anos para se deslocar para a faculdade, explicadores pagos a peso de ouro para acabar o curso, alimentava fundadas e legítimas expectativas de ter agora, aos 25, já Dr. ou Eng., a oferta de um bom emprego, se possível com uma boa casa para viver. TUDO OFERECIDO e SEM ESFORÇO!

Anónimo disse...

Lamentavelmente as coisas não são bem assim. Os pais descobrem-se agora impotentes para oferecer mais esse "brinquedo" e obviamente os meninos preparam-se para armar uma grande e monumental birra. Nada de anormal. Como todas as birras vai acabar com os meninos a perceberem que o mundo mudou, que os paizinhos afinal não são tão fortes como imaginavam e que eles, tal como as jovens andorinhas vão ter que sair do ninho e fazer-se à vida! Como sempre fizeram as jovens andorinhas! Com uma grande diferença em relação aos seus pais. Com GPS, telemóvel, Portátil... eu tive o meu primeiro telemóvel aos 24 anos - COM DINHEIRO MEU- como prenda final de curso os meus país deram-me a carta e pagaram-me uma férias em França e em Itália...hoje não o poderiam fazer... mas a partir do momento que comecei a trabalhar TUDO que tenho foi com o meu dinheiro...não tenho um BMW.. tenho um carro adequado ao meu vencimento..e tudo o resto tenho porque felizmente tenho um companheiro que ganha o triplo ou o quadruplo do que eu e juntos vamos tendo algumas coisas extras... mas TUDO graças ao trabalho , sacrifício...hoje esta geração não quer trabalho.. quer emprego! Pois.. custa muito em tempos de chuva e vento levantar às 7h da manhã e fazer 80km para ir trabalhar.. como acontece com o meu companheiro.. custa abdicar de fins-de-semana para ficar em casa a trabalhar..No meu caso tenho mais tempo livre, tenho tempo para andar na net, jogar no Facebook... o meu companheiro não!Esta geração além de parva é completamente idiota... e não vai ser a manifestação que lhes vai alterar nada! Saiam de casa dos pais, trabalhem que não falta..esqueçam os diplomas e arregacem as mangas ao que aparecer..se forem bons o tempo vai demonstrar que ficam com emprego! Há muito tempo que ter um diploma não é garantia para trabalhar!

Riga/V-1-Boy disse...

marge

apesar de pertencer a esta geraçao, concordo ctg e é como eu escrevi, a ideia inicial que tinham para a manifestaçao, era algo de valor e muito interessante, mas com o que tenho vindo a ler/ver em termos de comentarios e acçoes, cada vez acho mais que o que vai sair dali é uma palhaçada

Anónimo disse...

Ora lê e eu subscrevo na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=BBwFz3TK0mE

Butterfly disse...

Não vou comentar, neste caso prefiro guardar as opiniões para mim mesma