sábado, 27 de junho de 2009

a actualidade 13:: acidentes e novidades escolares

ola pessoal sejam bem vindo s a mais uma edição do a actualidade, esta semana trago mais 2 temas. mas antes de seguirmos para esses mesmo temas, apenas mais umas informações acerca do caso que tem abalado o mundo do espectáculo. a morte de Michael Jackson. a ultimas informações indicam que o musico pode ter morrido de overdose de um medicamento semelhante a morfina chamado Demerol.na altura da sua morte ele estava acompanhado pelo seu cardiologista, o qual a policia anda a procura para saber o que Jackson tomou e em que quantidade. a autopsia realizou-se ontem e os primeiros dados já afastam a teoria de crime, mas agora a confirmação só se saberá dentro de 4 a 6 semanas. para finalizar esta questão queria responder ao comentário da Rita no post de ontem: Jackson no auge da carreira no fim dos anos 80 descobriu que sofria de uma doença rara de pele chamada Vertilo que faz com que o corpo tenha manchas o que num musico no auge da carreira podia ser muito prejudicial para a sua imagem. ao clarear o tom de pele ( mesmo que em exagero) apenas acelerou o processo da doença tanto que depois disso ele tinha que ter inúmeros cuidados tais como ter cuidados redobrados na exposição solar. e agora vamos aos temas da semana. 1- se bem se lembram a semana passada nesta rubrica um dos temas foi a má sinalização das estradas portuguesas, agora esta semana vem um estudo que provavelmente irá deixar muitas pessoas admiradas.: em relação ao ano passado este ano nas estradas portuguesas existem menos 47% de vitimas mortais. se as estradas estão tão mal sinalizadas como se pudera explicar esta diminuição das mortes: será que os condutores estão mais civilizados? o que acham que poderão significar estes números? 2- e agora o tema polémico da semana: está em estudo a ideia de se realizarem nas escolas básicas e secundárias testes do vírus HIV aos jovens dessas escolas. estes testes seriam realizados em carrinhas do IPJ em que para além dos testes também aconselhariam o jovens e fariam distribuição de preservativos. mas o mais intrigante é que a ideia prevê que os testes apenas sejam feitos com autorização dos pais. bem aqui é que estranho porque são muito raros os jovens que falam abertamente sobre sexo em casa, duvido que muitos digam aos pais que tenham namorada(o) quanto mais que têm relações sexuais com eles.outro problema seria a foram de dizer aos jovens resultados eventualmente positivos ao vírus. por isso as questões que deixo é: que acham desta medida e como acham que se devia sensibilizar os jovens deste flagelo. fiquem bem que eu também até amanha

2 comentários:

Marina Pereira disse...

ah ah...esta tenho de mostrar ao Nuno...é que ele é hipocondriaco e tem andado cheio de medo das paragens cardiacas...eu bem que me "parecia" que devia ser algo assim, nada contra a carreira do jackson (até porque adoro musicas como "heal the world")mas o que é certo é q tem vindo a desmoronar.
Quanto ao vitiligo, mais uma vez digo, a doença provoca manchas não a despigmentação completa...

bem...1º tema não há mt a dizer, será que com a crise os automobilistas andem mais de transportes publicos? hehe pode ser :)

2º tema, esse sim....
Acho que deveria ser feito este rastreio, até porque se têm cabeça para iniciar uma relação sexual sem qualquer protecção (e sem perguntarem aos papás) também deveriam ter cabeça para acarretar as consequencias.
Perguntar aos papás autorização? Muitos dos pais nem sabem que os filhos já perderam a virgindade, era agora para fazer um teste que era necessária autorização.
Quanto á distribuição dos preservativos, cada vez que se fala desse tema, lembro-me que o centro de saude da área onde ficava a minha escola tentou distribuir preservativos aos alunos a partir do 10ºano, sendo que seriam distribuidos pela associação de estudantes, e a escola(o sr presidente do conselho executivo) não permitiu. Resultado ficaram as meninas da associação com eles todos...lol

A sensibilização, devia começar cada vez mais cedo até porque cada vez mais cedo se começam os namoros. Actividades ludicas tipo passeios/aventura em que tivesse a temática...

Anónimo disse...

Achas mesmo que isto são assuntos da semana??Francamente! Vai ao médico e trata-te que o teu caso ainda pode ser resolvido a tempo!