sábado, 20 de junho de 2009
a actualidade 12:exames, sinais e menores a dobrar
ola pessoal
sejam bem vindos a mais uma edição do a actualidade e tal como referido ontem, hoje temos 4 temas um pouco para todos os gostos.
1- comecemos então pelos exames nacionais que começaram esta semana e no primeiro exame tivemos a disciplina de português e muitas vozes vieram dizer que foi um exame muito acessível e fácil. ao que parece a matéria principal foi a peça Felizmente Há Luar, bem e tenho de admitir que e se não estou em erro isso não aparecia há uns anos desde que eu fiz o exame.ontem também foi o exame de português para o alunos do 9º ano e também foi admitido pelos alunos que o exame era fácil. para reflexão pergunto acham que existe mesmo uma cultura do facilitismo nos exames nacionais(pelo menos em algumas disciplinas)? se sim então porque não existe uma subida notória da média das notas?
2-agora vamos a uma noticia que deve "animar" muita gente: ao que parece a culpa de tantos acidentes nas estradas com tantas vitimas mortais ( apesar da diminuição recente) chegou-se a conclusão que a culpa pode não ser da aselhice de grande parte da população, nem do excesso de velocidade e/ou álcool, mas porque segundo um estudo mais de metade das estradas nacionais( sejam IP, IC, ou o que for) estão mal sinalizadas. a pergunta que deixo é concordam com este estudo?porque?.
3- e agora vamos a parte dos menores: primeiro o caso da jovem Ana Rita Leonardo a jovem de 15 anos que luta para recuperar o filho Martin que está no refugio Aboim Ascenção e o tribunal decretou que está numa situação de adopção urgente. se bem se recordam estas jovem foi mãe aos 13 anos e na altura ficou sem o filho por não ter condições para cuidar dele. actualmente a jovem assegura que quer ela quer a sua família, quer a família do pai da criança dispõem de condições. como não pode ver o filho a jovem decidiu no inicio desta semana começar uma greve de fome a porta do tribunal de menores de Cascais, na quarta feira foi chamada de urgência a segurança social onde foi ameaçada que se continuasse com a greve ( e como estava a faltar ao curso que anda a tirar), podia perder a acção. a jovem então acabou com a greve, mas não com o protesto que foi continuado pela sua família. já no fim desta semana a família do pai da criança também se juntou ao protesto pondo uma acção em tribunal para ficar com a custódia da criança.
o que acham deste assunto?
4-na quinta feira passada realizou-se no campo pequeno em Lisboa uma corrida de toiros muito especial , já que seria realizada com os jovens valores a nível nacional e internacional do toureio a pé. a grande atracção seria o jovem franco mexicano de 11 anos Michelito Lagravére que já se apresentou em várias praças a nível mundial e seria o cabeça de cartaz da corrida. mas o jovem não chegou a entrar na praça já que devido a um protesto da associação ANIMAL que intrepos na comissão de protecção de menores uma acção que impediu o jovem de actuar.( nota:o espectáculo não seria com touros de 500kg, mas sim com novilhos pequenos)
a questão +e que esta associação só aparece para impedir as touradas e isto foi apenas um pretexto, porque se fosse coerentes também se queixavam dos jovens que vivem nos circos, que trabalham nas novelas, que vão a programas de TV. mas não, apenas actuaram neste caso. mas não se preocupem os aficionados porque terão muitas oportunidades de ver este jovem em Portugal já que está previsto ele actuar em muitas mais datas e cidades este verão.
e vocês que acham deste assunto?
fiquem bem que eu também, até amanha
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
exames nacionais...bem todos dizem que foi fácil o de portuguÊs vamos ver os resultados.... No meu tempo veio Maias e Eugénio de Andrade.
Bem acredito k a sinalização em alguns locais possa estar na má sinalização, mas os excessos de velocidade são muitas vezes a principal causa. Culpar a sinalização é sempre bom...
Se a jovem ja tem condições para educar o seu próprio filho acho que deverá poder voltar a ficar com ele. Que eu saiba a assistência social não existe para separar famílias que podem criar os seus filhos em segurança e qualidade... agora se ela nao tem as condições necessárias....
em relação às touradas.... nem comento...
Bem, em relação ao primeiro tema tenho pouco a dizer, visto que nunca fiz exames nacionais, apenas fiz no 9.º ano as provas globais e isso ja foi a 11 anos, por isso ja nem me lembro do que saiu nem nada disso, mas segundo o que consta pelos próprios alunos, os exames até agora foram bastante acessiveis! Porque as medias não aumentam? Bem, se calhar grande parte dos alunos nem se esforça assim tanto para isso, apenas para passar e acabar a escola!
Segundo tema, os acidentes acontecem, acontecem por varios motivos, condutores embriagados, má sinalização, mas tambem as condições nas vias de comunicação! As estradas em Portugal são uma vergonha autentica! Digo isto sendo a verdade! mesmo aqui ao pé de mim, está a IC 32 que liga a Ponte Vasco da Gama e passa por Alcochete, Montijo, Sarilhos, Moita e Barreiro! Esta estrada é péssima, isto para não dizer pior! E atenção, uma estrada que tem pouco mais de 11 anos de existencia!Tirando essas, as nacionais e dentro das cidades são miseria mesmo!
terceiro tema, só digo que se a mãe tem condições para ter o filho em casa e o criar, então claro, deve ficar com a mãe! A segurança social serve tambem para juntar familas e não serem os maus da fita!
Quarto tema, a comissão de proteção dos animais até já enjoa com estas porcarias! A serio, ja mete nojo! Fazem isso a um muido que vem ganhar o dele, ao nosso pais actuando para aficionados que o querem ver, proibem, mas os miudos de cá, do nosso pais não dizem nada, nem fazem nada! Sou a favor das touradas e esses senhores ou senhoras apenas vieram agora com esta história apenas para ganhar um pouco de nome a nivel interacional, para as pessoas falarem deles! Preocupem-se mas é com coisas mais sérias!
Eu fiz os meus exames de 9.º nesse ano e não achei fáceis.
Acessíveis a quem estivesse razoavelmente na matéria. Na minha escola os resultados foram bons porque tivemos nesse ano um professor forte.
Enviar um comentário