quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Riga Debates 64- Estabilidade emocional vs Estabilidade profissional: qual é a mais importante hoje em dia?

Olá pessoal

Sejam bem vindos a mais umRiga Debates




Esta semana proponho debater o que será mais importante hoje em dia, se a estabilidade emocional, se a profissional ou mesmo as duas e porque.




Por um lado é bom sentirmo-nos bem emocionalmente tendo namorado/a, marido/mulher e tendo ou não filhos, mas por outro lado e com os problemas económicos de hoje em dia, também é importante o termos um trabalho/emprego digno e mais ou menos seguro.



Pessoalmente eu sou dos que considera as duas vertentes importantes, para mim era óptimo ter um emprego ou trabalho, porque é muito bom ganharmos o nosso próprio dinheiro, podermos juntar ou comprar as coisas e sabermos que foi conseguido com o nosso esforço e sem ter de pedir a ninguém.



Mas também é bom sentirmo-nos bem emocionalmente, sentirmos que temos quem nos compreende, apoia…….ama, etc.



Sinceramente nas alturas em que não ando tão bem emocionalmente, é quando sinto mais dificuldades em fazer outras coisas.



E para vocês o que é mais importante e porque?




Fiquem bem que eu também, até amanha

5 comentários:

Da França disse...

Graças a Deus tenho a sorte de ter as duas,tenho o mesmo marido há quase 44 anos e tenho ou alias temos a nossa pensão a qual não posso dizer mal pois é como um bom salário dai de Portugal,não posso ser objectiva a comentar isto porque tive ou alias tivemos sempre um salário e sempre na mesma empresa,eu penso que ter uma relação estável não é o principal só se tiverem rendimentos ou que tenham os pais que os sustentem,sem salário não há nada,nem casa nem vestuário,nem alimentação,a meu ver o trabalho deve ser a prioridade,pode-se ter uma estabilidade emocional mas como digo mais acima, cada um em casa da família.
Acho que pessoalmente nunca teria casado ou ter companheiro sem um de nós ter emprego,para mim seria o principal.
Quando eu era nova e comecei a ter filhos,o meu marido e os meus pais queriam que eu ficasse em casa,nunca estive de acordo,gostaria de ficar em casa mas não se pode ter dois gostos.
1°porque na vida nunca se sabe o que pode acontecer,um divorcio,uma morte,morre o marido morre tudo e com ele o salário,um divorcio é igual,a mulher que não tem salário fica na penúria,eu sempre pensei em me governar por mim mesma, sem contar que agora depois de velha não tinha a pensão que tenho,os filhos crescem e depois quem fez como a cigarra fica sem nada.
não julgo ninguém,não estou a criticar quem o faça,para mim antes quis ser formiga,isto não impede a um casal de ter um amor verdadeiro mas sem despesas.

Sofia disse...

é importante ter as duas coisas. Aliás, é importante investir e atribuir importância a várias áreas da nossa vida: profissional, emocional, social, pessoal.... porque se uma delas falha, temos as outras para compensar, o que torna mais fácil de manter o equilíbrio e o nosso bem-estar.

Butterfly disse...

São as duas importantes, e acabam por se complementar.

PetiteLarousse disse...

Não foi de propósito.. mas falta de tempo.. virei aqui logo que possa!

PetiteLarousse disse...

Há idades para tudo.. primeiro , quando se é jovem quer-se estabilidade emocional.. quer ter-se namorada.. com o tempo vai desvanecendo essa ideia e a outra ganha mais força.. digo-o com a experiência que tenho. Uma sem a outra não se suporta. Não venham com teorias de sentimentalismos, de falar o coração.. coração não paga contas!Hoje a instabilidade económica faz a estabilidade emocional..tenho 40 e tal anos e como sabes jamais conseguiria viver só com uma estabilidade. Seria feliz ser amada , desejada se tivesse de viver às custas da pessoa? nem Há ninguém hoje que pense assim...Sempre me pautei pela estabilidade económica.. foi ela que me trouxe a outra.. que a complementou! Ok.. não ganho o mesmo, não ganho 1/4 do companheiro.. mas SE acontecesse algo teria de me privar de algumas coisas mas sobreviveria.. e ainda arranjava outro se fosse o caso! Concordo que tenhamos alguém que nos apoie, nos entenda, nos acarinhe, nos complete em afectos.. mas isso hoje não é suficiente! NUNCA viveria com ninguém por dinheiro e nunca deixaria alguém o fazer! É bom pensar que cada um tem o seu trabalho e o seu vencimento..os afectos não faltarão. Não tenho idade para pensar que só preciso de carinho e apoio.. preciso de muito mais e tenho que fazer com que uma estabilidade estabilize a outra. Gosto muito de receber e ir às compras..para mim e para ele.. gosto muito que quando o meu vencimento esteja no fim eu possa ir à carteira dele e tirar de lá o multibanco para pagar... estou junta há uns bons anos.. mas posso confidenciar-te que hoje se as coisas acabassem não precisava dele.. pago férias, pago jantares a meias..desde sempre...ok! tem mais possibilidades que eu..por isso pode dar mais..mas compenso-o nos afectos como lhe digo a gozar!
O mais importante é primeiro estabilidade financeira.. que é um trampolim para a outra..Separadas não funcionam!
Ahhhhhhhhhhhhh se fosse ao contrário.. se fosse ele o professor e eu a juíza..era igual.. compensaria na mesma..mas alimentá-lo e viver à minha custa Não!
O namorado que mo pediu ainda hoje é capaz de estar no civil à espera... minto..casou!