quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Riga Debates 61- banalizaçao do sexo na juventude

Olá pessoal

Tal como disse, no post da última 2f, decidi falar num tema que me faz um pouco de “confusão”.


Será que hoje em dia os jovens banalizam o sexo e o ter relações sexuais?



Digo isto porque normalmente na adolescência, é que os jovens preferem ter “aventuras” do que assumirem relações mais serias, mas será assim tão normal isso acontecer com jovens um pouco mais velhos? Que valorizam mais os casos “one night stand” do que as relações serias, mesmo não tendo compromissos sérios.



Que acham que “viver e aproveitar a vida” é o fazer sexo com quem apenas se sente atracção física e por quem nem se quer se tem sentimentos.



Eu sei que posso parecer “antiquado”,”parvo” ou seja o que for, mas não consigo entender como hoje em dia se banaliza tanto o sexo e o ter relações sexuais, como o que interessa é o ter o prazer imediato e não se valoriza o que realmente interessa: o sentimento.



Eu acho que sexo devia ser feito por 2 pessoas que tivessem um sentimento especial entre si, que tivessem mesmo uma relação seria e não ser usado (como é) como um escape para uma banal atracção física…….mas enfim provavelmente eu é que estou errado no meio disto tudo.







Fiquem bem que eu também, até amanha

13 comentários:

palhaço disse...

As coisas mudam... e se nos jovens já estão banalizadas.. os mais velhos acham que é moderno também aderir a este tipo de relacionamentos de "queca mágica"!Ou melhor..pessoas de 30's e 40's ainda são jovens no fundo.. vestem-se como jovens, frequentam discotecas e outros locais..e são..é a idade melhor para aproveitar a vida.. porque são mais maduros e tanto lhes faz.. não querendo compromissos....não tendo condições ainda de vida estável..vão aproveitando...é assim.. EU não consigo separar sexo de afectos.. já sabes disso..sexo por sexo acho que nem os animais o têm.. e nem todas as pessoas pensam assim.. aliás na minha idade há pessoas já divorciadas que têm este tipo de relacionamentos..respeito.. aceito.. mas isso não aconteceria comigo..acho que é uma forma de se banalizar algo intimo, algo nosso e uma falta de respeito pelo corpo..já nem falo em sentimentos..às vezes nem atracção física há..basta um olhar e está a dormir com a ou b...nem lhe sabendo o nome!Não sei quem está errado nestas coisas mas a liberdade assim o permite.. cada um pensar e agir como lhe apetece!Seja a que idade for!Hoje em dia não é fácil assumir compromissos, ter estabilidade emocional.. porque na primeira discussão cada um vai à sua vida e ponto final. Hoje não se sabe desculpar uma falha, não se sabe perdoar..a relação dura enquanto o sexo é bom.. o resto é posto de lado. Achas que relações estáveis como a minha que dura já há 16 anos sobrevivia se a nossa mentalidade não fosse igual?E não tive necessidade de assumir compromisso ou assinar papéis..as coisas correm bem porque o tempo foi aliado.. e se há discussões há desculpas e reparos..já perdoei já fui perdoada, já desculpei, já fui desculpada..mas prevaleceu sempre o sentimento.Agora estes relacionamentos não há sentimento nenhum.. é prazer por prazer.. tem outras nomenclaturas..para mim uma rapariga que tenha vários parceiros não tem valores, não tem respeito por ela...e no fundo não é amada por ninguém..apenas usada!O mesmo se aplica a eles! O país também não proporciona estabilidade e como já disse o amor e uma cabana não existe... é preciso ter condições para assumir e garantir as relações! As contas não são pagas por amor! E como não há condições vai-se vivendo e aproveitando.. que para mim não é aproveitar nada!E cada vez vai ser mais difícil ter compromissos porque já ninguém está para se submeter a ninguém ou melhor ceder.. por alguém.. e numa relação há que ceder e abdicar de algumas coisas! Falo por mim.. tenho de ceder numas coisas e ele cede noutras..e assim as coisas vão durando. Se pensares...há mais divórcios hoje que casamentos..porque será.. porque a mulher hoje é igual ao homem é auto-suficiente.. não precisa de nada dele..antes dependia..Não penses que és parvo ou antiquado por pensares assim.. pensas porque a tua educação/formação te fez assim. Os meus pais estão casados há quase 50 anos..quem hoje suporta tantos anos? Fui educada a ter respeito pelo meu corpo..e NUNCA fui para a cama com ninguém que não gostasse e vice-versa! Se tivesse sido educada noutro sentido e tivesse exemplos desses em casa seria igual.. hoje um , amanhã outro!Olha temos de respeitar.. mas não temos necessariamente de concordar!Que é o que eu acho!Aceito, respeito mas não concordo!

Riga/V-1-Boy disse...

petite

eu nem estava a falar disso, embora pelo que tenho lido por ai, hoje em dia a moda , é pessoal da tua idade e mais velho irem para discotecas engatar " putos" da minha idade e mais novos.

eu até estava a referir-me ao pessoal da minha idade ter esse tipo de atitude, já que de adolescentes já eu falei antes e ai sim é normal não quererem nem terem compromissos e querem ter a fama de engatatoes

Butterfly disse...

Bem,o tema a mim não me faz "confusão", hoje em dia existe é mais abertura sobre o assunto, antigamente nem se podia falar de sexo. Antigamente as mulheres iam virgens para o casamento, actualmente teres 18 anos e ainda seres virgem é estranho. E acho mal acharem estranho uma pessoa ser virgem, é porque ainda é, e existem muitas pessoas que são mas não admitem por vergonha porque podem ser gozadas. Mas entre as mulheres costumam ligar mais a isso do que um homem descobrir que uma mulher é virgem. Agora, já vi uma vez um colega meu que tinha trinta e tal anos a ser gozado por outros homens por ser virgem, não sei se todos os homens gozam assim uns com os outros, mas sei que entre mulheres às vezes as conversas são mazinhas.

Para mim os rapazes gostam de se valorizar, dizer que dormiram com esta e aquela, e as raparigas sempre se protegeram mais se não querem ter o rótulo de "puta", se bem que existem aquelas que não se importam com isso. Mas as raparigas que conheço adolescentes não querem ser assim rotuladas, se conhecem uma que andou com vários rapazes, essa miuda é logo gozada e começam a dizer que ela anda com todos

E conheço muitas pessoas que curtiam, eu também fiz o mesmo mas foi diferente, não foi numa noite com um estranho qualquer. Eu curti conhecendo a pessoa.

Eu acho mal fazer-se sexo só por se fazer, tenho isso em conta quando conheço alguém, tento ver se ele quer só sexo ou algo mais. Se só quer sexo, mando-lhe dar uma volta, porque acima de tudo sou um ser humano e é como a Petite disse, "EU não consigo separar sexo de afectos.. já sabes disso..sexo por sexo acho que nem os animais o têm.. e nem todas as pessoas pensam assim.."

E é verdade, eu conheço pessoas que veem o sexo só como sendo sexo, e existem outras que veem o sexo junto com o amor e os afectos.
Só para veres, um rapaz esperou 1ano até a minha amiga estar pronta para ter relações com ele. E eles ainda continuam juntos.

E isto pode ser senso comum, mas eu acho que por vezes tem a ver com a educação que tens e se te deram liberdade ao longo da tua adolescência ou não. Eu desde os meus 16 anos podia sair à noite, tinha que dizer onde estava, com quem ia, etc... Tive colegas, amigas que os pais as "prendiam" em casa, e quando elas finalmente foram para a universidade e estavam longe de casa puderam sair e ter a liberdade toda, e isso faz mal a algumas (a outras nem por isso).

E não é por mal, mas eu detesto ver velho a atirarem-se para jovens. Tipo, se querem um compromisso sério, tudo bem, agora detesto quando fazem propostas indecentes que nunca nenhuma pessoa da minha idade me fez ao longo da vida.

E custa-me (eu sei que é um bocado discriminatório, mas não gosto nada) de ver pessoas da idade dos meus pais a irem a discotecas e a querem sair com miudas e rapazes que teem idade para serem filhos ou netos...

Dezperado disse...

Riga

Não tenho a mesma opiniao que tu em relação ao teu post de hoje!

Não acho que se tenha banalizado o sexo. Hoje em dia faz-se é as coisas às claras, as pessoas tem mais liberdade.

Acredito que antigamente tambem haveria relações de uma noite...eram mais camufladas.

SL

palhaço disse...

Riga:não estou a falar que seja uma moda na minha geração.. que não o é.. é algo que acontece. Repara na minha idade grande parte dos casais estão divorciados ou já "saturados" um do outro.. não vão ficar sós em casa entregues à TV, ou net...procuram viver na mesma e saem e divertem-se. Até porque com 30's e 40's está-se no auge de relações e de sexo.. onde é feito noutros moldes, com outras condições.. não necessariamente com putos da tua idade mas com outros em iguais situações. Se há filhos eles são entregues uma noite ou outra aos avós e os pais divorciados, separados e até casados vão divertir-se se surgir a oportunidade não a negam!Não será como na tua idade.. uma vez que na minha a vida deles está estabilizada a nível profissional.. mas repara se eu não tivesse ninguém nesta altura não te vou negar que tentaria arranjar alguém mas que gostasse afinal não sou assim tão velha.. nunca arranjaria casos.. mas arranjaria alguém para companheiro.Mesmo sabendo que o tenho volta e meia surgem convites duvidosos... como vês.. algumas aceitam outras não. Não se trata de generalizar .. mas existe a banalização seja em que idade for!
Concordo em parte com o Desesperado que isso sempre existiu ( assim o ditam alguns livros de história) mas não era bananizado e feito às claras.. era algo proibido e se fosse apanhado alguém iria ser altamente punido..desde a sociedade à família, hoje não.. é assumido. Repara nos homossexuais.. sempre existiram mas só agora se assumem..
Agora que hoje estamos em tamanha rebolaria que tudo é permitido..Antes uma mulher de 40 anos era velha.. hoje uma mulher de 40 nem aparenta a idade que tem...e a diferença de idades não acho que seja um problema.. os meus pais têm 11 anos de diferença e são felizes na mesma. agora eu a escolher nunca queria um rapaz de 30 porque sempre gostei de pessoas mais velhas ou da minha idade. A sociedade evoluiu..hoje é mais fácil porque há nets, PCs que facilitam este tipo de relacionamentos mas antes tinha mesmo de ser feito às escondidas porque os meios eram outros e a mulher estava em casa...É difícil entender, mas sempre houve amantes...Mas hoje qualquer pessoa de qualquer idade o faz.. e não tem pudor em assumir. E a butterfly diz que o homem é que para ser macho diz e gaba-se de ter tido relações com esta ou aquela mas nas mulheres acontece o mesmo!Aliás na minha idade é mais cómodo este tipo de relações uma vez que os dois estão resolvidos.. materialmente e mais fácil é ter relações só por ter..

Da França disse...

Eu vou dar a minha opinião sendo de uma idade bem para cima dos 60.
Na minha mocidade não se permitia sexo antes do casamento,a pessoa era humilhada e quase uma puta mesmo que fosse com o namorado.
Uma mulher que não se casasse com o namorado e tivesse tido relações com ele tinha que lho dizer,ele aceitava ou não.
O homem de antigamente queria uma mulher pura só dele.
Eu tive um só homem na minha vida até hoje,quando eu era nova nunca me sujeitaria a ter relações antes do casamento,
não sabia se realmente era com ele que ia casar ou se as relações podiam acabar antes,estive sempre de pé atrás sem dar asas a que isso acontecesse.
Ainda me lembro de uma vizinha que ainda é viva e mais velha do que eu,quando casou com o homem que ainda é hoje e são felizes,foi as tantas da manha,padrinhos e madrinhas e família chegada pois tinha relações com ele que eram visíveis,casaram-se muito cedo quase na madrugada para não serem vistos.
Há aqui muita gente da minha idade sozinhos que vão as discotecas,eu acho bem,o amor não escolhe idades,foi lá que a minha colega de trabalho encontrou aquele homem de quem já falei,e outra nossa colega também viúva encontrou o homem,estão casados há mais de 15 anos pois eu ainda trabalhava e trabalhei muitos anos, fomos ao seu casamento onde a outra mulher que era batida também foi com o actual,portanto devem estar há mais de 15 ou 17 anos juntos e casados.
Digo francamente,se perdesse o meu marido nesta idade não tentaria procurar outro,as memorias são muitas e não me estou a ver com outro na minha casa,na nossa cama,sei se quisesse que era capaz disso porque sem me gabar trato da minha imagem e sempre tratei.
Também digo isto agora que ainda o tenho,se estivesse nessa situação talvez a solidão me fizesse virar de ideias.
Aqui em França existe duas salas nas discotecas,se tem mais de 40 vão para outra sala das pessoas maduras,eu acho bem,mas fazer sexo porque lhes apetece acho muito mau,são uns objectos que se deita fora quando não presta,no entanto cada um dá o rumo que quer à sua vida.

johny disse...

Esta altura é infelizmente a idade da inocencia perdida...as pessoas dizem que os tempos mudam, mas isso sempre aconteceu, a verdade é que ela só foi perdida porque se quis.
A culpa não é dos tempos nem da mudança e sim das pessoas.

Sofia disse...

Eu não vejo nada de errado em ter sexo com pessoas por quem nos sentimos atraídos. A atracção física existe e pode ser separada dum sentimento como o amor. O desejo sexual também existe e é normal e inerente ao ser humano. Não vejo uma única razão válida para não ter sexo com quem me apetece. Se a pessoa também quer e não vem daí nenhum mal ao mundo, não se está a fazer mal a ninguém e ninguém sai magoado de nenhuma forma (pelo contrário, ambas as partes desfrutam), por que razão não hei-de fazê-lo? Não me incapacita de ter sentimentos por alguém e muito menos de vir a ter uma relação séria e estável e cheia de sexo com amor pelo meio. Respeito quem não o faça porque percebo que não seja assim para toda a gente, há pessoas para quem o sexo é uma coisa íntima demais para ser feito sem amor. Com amor pode ser melhor, muito melhor. Mas se não há amor, não vou abdicar duma coisa tão boa, normal e saudável como o sexo! Já basta ter de abdicar do resto que não posso controlar... :)

palhaço disse...

Sofia: Não penso da mesma forma que tu o que não me impede de respeitar da tua opinião..acho que se consegues separar sexo de afectos é a tua maneira de pensar, eu não consigo.. talvez porque pertencemos a gerações diferentes e não vejo as coisas nessa perspectiva.Não seria positivo nem benéfico estar aqui a concordar uns com os outros afinal o debate é isso mesmo..tens os teus argumentos e a tua forma de achar que deves aproveitar a vida...eu pertenço a outra geração onde o sexo não era tão banalizado e não se fazia de uma forma tão fácil...principalmente as mulheres eram mal vistas se o fizessem. Não sou retrograda a pondo de achar que se deve ser virgem até ao casamento.. mas pelo menos fazê-lo com quem se gosta minimamente. Atracção física ainda hoje a sinto às vezes por um ou outro colega mas não me leva a ir para a cama com ele. Aliás parte também da minha forma de ser.. sou tímida ( apesar de não parecer) e não me sentiria à vontade com um "desconhecido". Não nego que é das melhores coisas que há... a experiência assim mo diz.. mas tem sido sempre com quem gosto. Ainda há pouco dei uma formação sobre "sexualidade e afectos" e havia pessoas de todas as idades...os mais novos pensavam como tu.. aproveitar..as oportunidades e conseguiam separar sexo de afectos ..outros pensavam como eu!O que não invalida as duas hipóteses. havendo atracção física já há afecto ou estou errada? O que é atracção física? Quando se fala em sexo, está-se a falar em desejo ( desejar alguém já implica afectos..ou estou errada?), atração, química entre dois (ou mais) corpos, e ponto.Os afectos são outra parte.. se podermos conjugar os dois óptimo! Nada tenho contra sexo de ocasião.. mas não quer dizer que concorde ou o faça. E dou-te razão quando dizes que muitas vezes esse sexo pode levar a outras coisas mais sérias..

Anónimo disse...

Tenho 37 anos,gozo e faço sexo com mulheres sem ter amor por elas,por mim é só gozo e para ver onde elas chegam.
Por vezes até faço apostas com outros rapazes que sou capaz de a seduzir a esse ponto.
Todos os que fazem isso não querem essas mulheres para companheiras,elas pensam que nos vão engatar e são elas que ficam gozadas. Quando eu quiser uma mulher a sério quero discretamente saber o seu passado antes de uma relação durável e amorosa.
Gozo a vida, mas no fim do acto repugna-me,começo a pensar,quantos beijaram a mesma boca,nas hepatites,ect. É apenas um acto que se termina mais nada.
Bruno

Sofia disse...

Petite, tal como tu, respeito quem não veja as coisas como eu. Se as duas coisas puderem ser conjugadas, tal como disseste, óptimo, é claro que é muito melhor. Mas a atracção física e o desejo não implicam afectos, podem existir sem eles... eu posso apenas sentir-me atraída por uma pessoa, e se for uma pessoa que não conheço não tenho como ter afectos por ela... Suponho que as gerações tenham a ver sim, antigamente as mulheres deviam ir virgens para o casamento, a tua geração já não vê isso dessa maneira mas também não é tão liberal como a minha... as coisas vão mudando, é normal :)

Bruno, cada vez mais as mulheres também vêem as coisas dessa maneira, cada vez mais vão para a cama com homens que não amam, só pelo prazer físico, e muitas delas tb fazem apostas lol. Acho que fazes muito bem em aproveitares a vida dessa forma se é isso que te faz sentir bem, muitas mulheres fazem o mesmo e assim como não há nada de errado em tu o fazeres, não há nada de errado no facto de serem mulheres a fazê-lo.

palhaço disse...

Sofia.. as mentalidades mudam e ainda bem em função do nosso bem -estar e sentir na vida.. se não vivíamos da idade da pedra ainda! mas responde-me sem me levares a mal.. achas que a longo prazo preferes alguém que curta com esta e com aquela do que alguém que te seja exclusivo?Acho que vais optar por alguém que valorize os afectos e SÓ goste de ti...No entanto admiro-te por conseguires separar as coisas..e aproveites ao máximo.. não deixes nunca de aproveitar as oportunidades!

palhaço disse...

Anónimo: Nos tempo que correm elas fazem o mesmo e com mais facilidade.. usam e deitam fora.. dormem e fica tanto de bom que nem do teu nome se ficam a lembrar!Fazes apostas? E elas? Já tentaste colocar-te no lugar delas? Pensas que as usas? Nahhhhh elas é que te usam.. principalmente se são mais novas.. as mais velhas.. ou estão insatisfeitas com o que têm em casa ou tal como tu.. não arranjando a pessoa certa vão-se divertindo com a errada! Se bem que com 37 anos já deverias pensar de outra forma..mas são opções!Agora gabares-te de gozar.. e só depois pensares nas doenças parece um pouco contraproducente! Rebolar com alguém que foi de vários..sem lhe conhecer antecedentes, doenças etc estás sujeito a um dia ter consequências desse aproveitar a vida!