quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Riga Debates 63 -a importãncia de votar

Olá pessoal


Sejam bem vindos a mais um Riga Debates




Como sabem, no próximo domingo é dia de eleições presidenciais.



Não vos vou questionar em quem irão votar, mas como no geral quem aqui passa são pessoas maiores de idade e consequentemente com idade para exercer o direito de voto, pergunto:



Se irão votar e se acham que o direito ao voto é algo se devia sempre fazer, mesmo que se fosse lá para votar nulo ou em branco. Acham também que devia de existir uma lei que “obriga-se” uma pessoa a votar salvo por força de motivo muito maior, como o estar acamado.








Fiquem bem que eu também, até amanha

10 comentários:

Butterfly disse...

Bem, votar é um direito, e não uma obrigação. Logo, se existe liberdade não podemos obrigar as pessoas a votar, só vai quem quer.

Eu vou votar e considero que é algo muito importante e que todos deveriam fazer, mas são livres de escolherem se o querem fazer ou não

palhaço disse...

A sério que Domingo vamos eleger o Presidente da República? São 7 candidatos ou 8? Olha eu vou votar em todos... já que todos querem ser.. quero que sejam por lá muito felizes!
Agora a sério NUNCA VOTEI se é direito que tenho é direito que dispenso... Desde que nasci ouvi sempre falar em crise.. como tal para que foi o 25 de Abril? Para a partir daí as coisas terem piorado? Temos sido governados por mentirosos, corruptos que só estão lá para servir os amigos e encaixarem algum.. nenhum deles está "limpo". SE votasse nunca seria Cavaco porque em 30 anos que exerceu política.. é o que se vê... nunca votaria ALEGRE porque é um parasita oportunista que recebe reformas milionárias e NUNCA soube o que era trabalhar.. afinal ´diz que é uma espécie de poeta.. os outros..apenas simpatizo com o Nobre.. mas não tem perfil para o cargo..de resto os que faltam que nem os nomes lhes sei bem.. Defensor Moura? o Coelho? sei lá.. estão a tentar arranjar o que ainda não conseguiram.."tachos" em empresas públicas para o povo lhes pagar os prémios...Acho que é uma falta de bom senso,honestidade e a melhor coisa que TODOS os portugueses fariam bem era nem ir votar! Seria uma forma de saberem que estão descontentes e revoltados com a situação do país! Aliás a votar em qualquer um é como diz o Tiririca.. " Pior do que está, não fica"..o FMI mais tarde ou mais cedo estará aí..por isso que ganhe A ou B.. é-me indiferente.. segunda-feira vou ter de ir trabalhar na mesma!E de direito passasse a obrigação? Isso é que era bom..Era uma bela forma de democracia! Aliás nem que me pagassem o faria! Não tenho cartão de eleitor.. foi rasgado quase no acto de entrega! A Política portuguesa é uma vergonha..ou melhor nem Política é!Tenho de pensar mais nos meus outros deveres cívicos, este não me diz NADA!Mais do mesmo..Por isso conto passar o meu Domingo por casa dos meus pais com a família que é para quem tenho deveres!
Para mim tanto me faz...desde que eu não sinta a crise...nem a conheça.. estou feliz assim!

Riga/V-1-Boy disse...

rusk

eu disse que devia ser uma obrigação porque é a unica maneira credivel de nos fazermos ouvir e de podermos criticar.

quem não vota eu acho que nao tem moral para depois se andar a queixar, por isso acho que devia ser uma obrigaçao e nem que seja para votar em branco ou nulo, acho que se deve sempre votar

palhaço disse...

Riga.. mas tem adiantado alguma coisa? cada vez mais nos afundamos mais.. e são sempre os mesmos... estás à espera de milagres? Que melhoras tens notado depois de votares? Eu tenho visto que tudo atinge records pela negativa... vale a pena votar nos mesmos? Querem é "tacho" para depois na primeira oportunidade sair... ex: Durão Barroso, Guterres.. etc...

Riga/V-1-Boy disse...

mas entre ficar de braços cruzados e criticar tudo e tentar fazer alguma coisa para mudar prefiro a segunda hipotese.

por isso eu digo que devia ser obrigatoria votar, assim as pessoas deixavam de ser "calonas" e faziam-se ouvir.

mesmo votando em branco ou nulo, se estes fossem uma percentagem expressiva, os politicos perceberiam que nao estão a ser o que o povo quer.

mas pergunto-te como resolvias as coisas? nenhum politico presta, quer tudo tacho, então como se fazia, se ninguem serve.

mas é como dizes desde que nao te atinga nao interessa, porque se calhar se te atingisse já tentarias mudar alguma coisa, ja o quererias fazer

palhaço disse...

Para mim, e tendo em conta a situação do país actual era primeiro fazer uma limpeza na AR... e o povo juntar-se TODO e fazer como nos outros países... derrubar esta embustada toda! E vai haver revoluções.. e vai chegar a um ponto que as pessoas perdem a paciência! A solução não era votar branco ou nulo era NEM votar..isso sim.. ver que nenhum interessa a ninguém e os portugueses estão-se borrigando para presidentes e afilhados!Isto já só vai lá com uma revolução à séria!Estou farta de trabalhar e ver que quanto mais trabalho menos ganho e depois de 18 anos a trabalhar AINDA TÊM A LATA DE ME CORTAR NO VENCIMENTO? Em que país civilizado estamos.. pago impostos há 18 anos para esta matilha? Daqui a nada estou a pagar para trabalhar. Ainda bem que não arranjei um companheiro com a mesma profissão...aliás sou um bocado contra isso.. mas é outra conversa! Olha que ao meu companheiro cortam-lhe no vencimento também.. mas nem quase nota porque ganha o triplo de mim.. fora extras que faz com TUDO PAGO.

Da França disse...

Eu não vou votar,temos a dupla nacionalidade mas não conheço ninguém,não voto em quem não conheço porque pode ser ainda pior,fazer 100km para ir ao consulado votar em quem?
Por isso não voto,votar em branco para quê?
O único que mais gostei de ouvir falar foi o Lousa,mas penso que não é candidato.
Não conheço partidos,não gosto de politica,sei dizer que Cavaco é o mais bem-educado deles todos mas tem feito pouco ou nada.
Não tenho partido,tanto posso votar à esquerda como à direita mas não conheço não voto.
Aqui tenho votado,é a 2 minutos a pé,mas para a próxima vez não vou votar,são todos bons antes de ir para o poder,quem tem alguma coisa,quem passou a vida a trabalhar classe média,tem que pagar com impostos para quem não quer fazer nenhum,tal como ai.
Tenho uma boa casa mas andei a pagar 20 anos,graças a Deus está paga há mais de 10 anos, quando eu ainda trabalhava havia pessoas que não queriam trabalhar porque depois não tinham as mesmas regalias,são o cancro da sociedade e nós é que pagamos as favas.
Ai também pago impostos,mas o meu dinheiro não vais mais nenhum,gastarei do que ai tenho para férias,para obras,se o mandar pago impostos duas vezes,quando recebemos a nossa pensão pagamos impostos o que é normal,se eu desse dinheiro mandar para ai, no fim do ano vem um papel para declarar tudo o que para ai entrou durante o ano.
Puta que os pariu não vai para ai mais um tostão,se calhar a pouco e pouco vai mas é sair.
Penso que os portugueses radicados nos outros países já compreenderam.

Sílvia disse...

Sinceramente, não vou votar. A política não me interessa minimamente, para mim é tudo uma porcaria lol

Princesa do luar disse...

Mais uma vez, petite ou rusk, muito bem dito. Um discurso muito coerente e claríssimo. O mais irreal é que as sondagens apontam para uma larga vitória do cavaco na primeira volta, mesmo depois das polémicas. Eu sinceramente acho que o POrtuguês é mesmo estúpido.isto é tudo uma palhaçada em que desde o 25 de Abril é a ver quem é que mete mais a unha.

amsf disse...

O portador do meu cartão vermelho às elites nacionais será o candidato José Manuel Coelho!

Palhaço é o povo que votando sempre nos mesmos espera obter um resultado diferente para o país!