quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desafios Rigaboteanos # 15 prevenção da toxicodependência em meio escolar

Olá pessoal



Sejam bem-vindos a mais um desafios rigaboteanos. O tema desta semana foi escolhido pela Butterfly.


Como ela, não sabia como isto funcionava acabou por me fazer o “trabalho de casa”, falei com ela e vou então aproveitar o que ela me arranjou.



“As intervenções preventivas constituem um dos vectores essenciais de qualquer estratégia nacional de controlo do “problema das drogas”. Existe, portanto, cada vez mais a necessidade de se intervir “antes do aparecimento da Toxicodependência”, visto que cada vez mais “O consumo de substâncias psicoactivas representa um problema social que assume contornos preocupantes no nosso país”.

A prevenção é muito importante, pois é fundamental prevenir e tentar sensibilizar a população para esta problemática, porque

“Embora a extensão do problema esteja ainda longe de uma caracterização rigorosa, é hoje consensual que os problemas relacionados com o consumo de álcool e de outras drogas representam um dos mais sérios desafios que se coloca à sociedade portuguesa.

Parte-se do pressuposto que não se pode apenas tratar o indivíduo quando ele já consome drogas e torna-se dependente das mesmas: é também de extrema importância trabalhar para que isso não aconteça.



Ora, como sabemos, hoje em dia os jovens têm contacto com a droga muito cedo, muitas vezes mesmo na escola.



Por isso vou-vos deixar uma pergunta para debater: De que forma é que a Prevenção em meio escolar, na área das Toxicodependências, pode contribuir para a diminuição de novos consumidores?



(desculpem a pouco extensão do texto, mas aproveitei o que ela me enviou, que achei que ficaria bem como texto para este tema.)





Fiquem bem que eu também, até amanha

9 comentários:

palhaço disse...

Para este tipo de prevenção tal como qualquer outro começa sempre em casa nunca responsabilizar esta ou aquela instituição de não ter prevenido ou remediado!O mesmo acontece na prevenção rodoviária etc...se nada for feito primeiro em casa pouco depois haverá a fazer! Aliás hoje em dia há inúmeras formas de informação sobre o malefício e consequências de drogas,álcool etc.. desde panfletos, revistas, net etc..a responsabilidade é toda de quem o faz se tiver mais de 18 anos ou dos pais se for menor!Implica que haja forma da pessoa seja consciente e saiba que está a entrar por caminhos menos próprios! Se é um problema social vamos analisar as causas, não vamos generalizar e dizer que as pessoas se drogam por opção ou porque se querem afirmar.. afinal a droga atinge TODAS as idades...porque é que o faz? O que o levou a fazer? As drogas como qualquer outro facto tem motivos.. e hoje a sociedade proporciona a fuga à realidade pois não cria condições quer materiais quer humanas para tratar desses problemas.. e vai adiando e "tapando" o problema. Relativamente aos jovens/escola a escola não tem meios de intervenção para ser responsabilizada.. a escola tem um papel de formar educar e nesse sentido o tema é abordado, é trabalhado em diferentes disciplinas e mais não pode fazer! Eu como professora tenho alunos que consomem ( digo eu) e que posso eu fazer além de os alertar dos males e consequências? Cada um é livre e se os pais são os primeiros a não se importarem quem sou eu para o fazer! Repara que hoje os pais abdicaram da educação dos filhos entregando-os à escola às 8h da manhã até as 7h da tarde..mas esquecem que os professores também têm vida própria para se preocuparem com a vida dos outros. O meu papel ali é estar 90m com eles ensinando-os a ler, escrever e mesmo assim é inglório na maior parte dos casos. Fumo. Os alunos fumam têm autorização dos pais para saírem da escola e eles lá se afastam para fumar! Acho errado responsabilizar instituições como escolas, polícia etc de erros dos outros..A prevenção e sensibilização cabe aos pais que são os principais responsáveis da rebaldaria que vai por aí. A droga está sempre ao alcance de quem a queira consumir, tal como o tabaco tal como em tempos de chuva haver condutores que conduzem da mesma forma como se o piso estivesse seco! Hoje tudo que é problema com os jovens a Escola vem sempre ao de cima para ser culpabilizada.. mas nas escolas não há meios ( técnicos nem humanos) para combater seja o que for. Na escola trabalha muito tipo de gente e cada um tem o seu papel que não passa por esse tipo de questões! Aliás se eu me "meter" ou denunciar algum problema estou sujeita a ser eu a sofrer as consequências.. e como não estou para me chatear..o que faço é desempenhar o meu papel ( ensinar) e o resto é da responsabilidade dos pais. É sempre bonito pôr as responsabilidades nos outros..principalmente quando os outros não nos são nada! Muito se tem gasto em prevenção para muitas coisas e que adianta? As pessoas continuam a cometer os mesmos erros! Será que com 15 /6/7 anos são tão inconscientes que não saibam que drogas e álcool fazem mal, podem ter consequências graves? Quando o assunto é tratado de tantas formas? Ora vamos lá a formar os paizinhos que os filhos são deles e são eles que devem educá-los e formá-los!Já tive alunos que nem comer com faca e garfo sabiam comer..tenho ainda hoje alunos que não se sabem sentar numa cadeira de sala de aulas com 16/7 anos.. daqui a pouco em vez de ensinar português estou a dar aulas de etiqueta ou ensinar para que serve uma cadeira e um sofá..Depois há técnicos que cuidam desses problemas mas de que lhes serve? por isso critico a profissão de psicólogo .. são uns inúteis que não se interessam, falam umas balelices e siga para o próximo...

palhaço disse...

Lamento ser tão dura no meu comentário.. mas a verdade é que se a sociedade tivesse outras alternativas esses problemas nem se colocariam. Mas não acontece o mesmo noutros países.. Isso são males que já vêm de longa data, não são deste século nem do anterior. Será que as pessoas vivem alienadas do mundo, não há exemplos suficientes dos malefícios dessas más condutas? gastam-se rios de dinheiro a prevenir e que adianta? Alerta-se para os males dos fast-food mas abrem McDonalds como cogumelos, Alerta-se para conduzir com prudência, coloca-se mais polícia na estrada para intimidar e continuamos a ter acidentes provocados pelo excesso de álcool, excesso de velocidade etc..o mesmo acontece com as drogas! Quem não é educado para não o fazer jamais aprenderá...

palhaço disse...

Olha e ainda adianto que o governo tomou a medida melhor para prevenir o consumo das drogas... criou salas de chuto.. onde o tóxico-dependente vai e tem de borla seringas e o material todo mas se eu adoecer e precisar de seringas para curar pago-as!Aliás as farmácias colocaram à borla o Kit completo.. como tal...prevenir é esbanjar dinheiro. Criem lojas onde a droga se venda ao desbarato ou à borla...é outra forma de prevenir! Já que se consome .. porque não aceitar e até apoiar este tipo de iniciativas? Por causa destas liberdades e destas iniciativas o problema nunca será resolvido! Claro depois a culpa é das Escolas!

Da França disse...

Petite,não estou de acordo contigo,o papel da professora é também ter momentos de conselhos na escola,tive os meus filhos na escola e desde pequeninos que tinham umas horas por semana para os alertar do perigo das drogas,do tabaco e mesmo da pedofilia,eu lembra-me que depois da maternal assim que entraram na primaria tinham essas horas,estou de acordo contigo que os pais são os primeiros responsáveis por isso,mas a professora é uma segunda mãe,tem o dever de os avisar,sou filha única mas tenho professoras na minha família ai em Portugal que o fazem e o fizeram, uma já não este na vida activa.
Aqui existe um n.de telefone de ajuda para os desintoxicar esse n.está em todo lado,no médico,nas paragens de autocarro ect.
Fui há dias ao cabeleireiro e lá vi uma ficha a informar esse n.e também hepatites e sida,fichas por todo lado.

palhaço disse...

Da França: Não estando em completo desacordo contigo, sim , como professora o meu papel além de ensinar é educar e prevenir/alertar. Não sei o sistema de ensino em França mas aqui os professores são os culpados dos males da sociedade ..e se intervêm ou denunciam situações são eles a sofrer as consequências. Dou aulas há 18 anos e já senti na pele ( carro) quando tentei alertar para problemas dos alunos. Os pais aqui abdicaram da Educação dos filhos..Recebemos nas escolas informações de situações de risco ( gravidez na adolescência, palestras com gente especializada em vários temas- alimentação, droga, tabaco. DTS etc..) e mesmo assim as coisas não mudam. Os jovens não podem queixar-se de falta de informações, sou aberta suficiente para conversar sobre eles, para os ajudar a crescer e muitas vezes falo dos meus erros para que ele se revejam e pensem um pouco. Como sabes fumo e eles sabem disso.. mas nunca os incentivei a isso, pelo contrário, alerto-os para problemas que tenho derivados ao tabaco que POR ACASO a mim não me afecta muito os pulmões.. afecta-me a voz e volta e meia ( nas variações de tempo ) chego a ficar afónica. No entanto, aqui em Portugal os professores estão cada vez menos desautorizados a intervir e os pais só aparecem para responsabilizar as escolas dos males que acontecem aos filhos, quando eles em casa mal estão com eles, mal conversam com eles. Dou-te um exemplo muito simples e talvez estúpido.. o ano passado na minha escola uma miúda nas FÉRIAS DE NATAL na casa de banho de casa tirou fotos nua do telemóvel e enviou durante as férias aos colegas... conclusão.. início do segundo período TODOS os garotos tinham as fotos e pasma-te: O pai foi à Escola tentar responsabilizar o acto dizendo que a filha enviou a um aluno e este depois divulgou.. queria que a escola tomasse medidas sobre o caso que tinha acontecido nas férias e em casa!E como este outros casos em que em casa não se previne e educa e querem livrar-se de responsabilidades! Só nesse aspecto. O nosso sistema de Ensino é digno de terceiro mundo basta dizer que até ao nono ano somos orientados e penalizados na carreira se chumbarmos alunos! Ora como deves calcular não estou para ME prejudicar na minha carreira.. afinal não ganho ao chumbo ou à passagem...O professor é educador mas não pode ser o único a remar contra a maré. Entendes?

Butterfly disse...

Riga: Peço desculpa por te ter feito o "trabalho de casa", mas se existir alguma próxima vez que escolha o tema para o desafio rigaboteano, isso não vai acontecer :)

Petite, não estou de acordo com o que dizes, mas concordo num aspecto em que dizes que os pais deveriam respnsabilizar-se mais e que a prevenção começa em casa. Nessa parte tens razão, agora no resto não concordo porque o meu estágio foi na área da toxicodependência, e no segundo semestre eu fui para a área da prevenção. E acredito que os programas resultem. E pode-se criticar o sistema em Portugal, mas existem países onde existem equipas de ajuda nas escolas, onde
é criada uma equipa multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e enfermeira. E não concordo quando dizes que os psicólogos são uns inuteis. Isso é como todas as profissões, existem profissionais bons e profissionais maus em todas as áreas. Por isso, a prevenção ainda tem que se desenvolver mais em Portugal, pois noutros países está muito mais avançada.

Sobre programas de prevenção,quem se lembra do jogo do Xavier, um ouriço? Havia uma caderneta de cromos e eu aqui na minha cidade tinha que ir vários pontos da cidade buscar os cromos, era muito giro e sem me aperceber estava a aprender algo sobre a toxicodependencia, o alcool...

Um dos programas de prevenção mais conhecido é o "Eu e os Outros" (http://www.tu-alinhas.pt/InfantoJuvenil/homepage.do2). Eu implementei-o nas escolas e gostei da reacção dos alunos.

Sobre as salas de chuto não vou comentar, não está relacionada com a prevenção em meio escolar, mas é um tema interessante para um dia se debater.

palhaço disse...

Butterfly tens toda a razão quando dizes: " E pode-se criticar o sistema em Portugal, mas existem países onde existem equipas de ajuda nas escolas, onde
é criada uma equipa multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e enfermeira. " mas já trabalhei em meia dúzia de escolas e essa equipa nunca existiu...a escola neste momento não tem verbas nem meios para ter essas coisas! Isso é uma utopia..Quando digo que os psicólogos são inúteis é porque hoje generalizou-se que um miúdo que não estuda, que é hiper-activo vai parar logo ao psicólogo.. a maior parte dos meus alunos do secundário andam todos no psicólogo e de nada lhes vale.. o trabalho que o psicólogo tem lá é enviar uns relatórios, tipo formulário, onde só coloca o nome doa aluno e com um discurso que todos nós já conhecemos, que o miúdo é hiper-activo, distraído tem dificuldades na concentração... ora um professor é o primeiro a aperceber-se disso não precisa que o psicólogo o venha repetir. Onde está a ajuda... a ajuda deveria ser com o psicólogo sim mas com família presente porque muitas vezes precisam mais os pais que os filhos! Generalizei e não quis ofender.. bons e maus há-os em todas as profissões..agora pela experiência que tenho e os meus 40 anos dizem-me que no meu tempo ninguém andava em psicólogos e só passava quem sabia... e todos éramos hiper-activos, distraídos e faladores.. se mos dessem oportunidade... hoje banalizou-se a ida ao psicólogo como se ele fosse resolver os problemas. E ele apenas se limita a conversar...a aconselhar..só por isso! A prevenção para estas e outras situações não se resolve assim em dois tempos.. tem de haver uma mudança de atitude e valores para que a sociedade consiga chegar ao nível de países desenvolvidos. Como disse ao tóxico- dependente é-lhe OFERECIDO O KIT para se injectar... eu tenho de COMPRAR SERINGAS se estiver doente e precisar.. achas justo?

palhaço disse...

As Escolas NÂO devem ser responsáveis por trabalho que deve ser feito em casa desde cedo. Como disse se eu soubesse que o aluno A ou B se drogava eu não faria nada..porque a experiência diz-me que eu até posso denunciar e tenho obrigação disso mas.. depois acarreto consequências..do estilo virem pais a dizerem que os filhos são deles e que eles é que sabem. Aqui há uns anos ( e tenho milhares de exemplos deste tipo)uma aluna minha namorava na escola de forma completamente escandalosa, nos lugares mais frequentados por outros alunos, os colegas alertaram-me que nas aulas de Educação física no fim tinha relações nos balneários com o namorado -ela tinha 15 anos ele 17- chamei a mãe à escola para a alertar e dizer que a escola não era lugar para esse tipo de comportamentos .... sabes a resposta que recebi em troca: " Se ela não namorava ou tiver relações agora vai tê-las aos 30 anos???" Achas que me preocupei mais com o caso?Quero lá saber se engravidasse na volta ainda me deitava as culpas a mim.. distorcia tudo e eu ainda era culpada!

Butterfly disse...

O tema é sobre prevenção da toxicodependência em meio escolar, e não prevenção com pessoas que já são toxicodependentes, por isso acho desnecessário falarmos sobre kits, seringas, etc...

Não acho que as escolas tenham que ser responsabilizadas, mas acho que elas têm que trabalhar ainda mais e criar as tais equipas de ajuda. Não acho que seja uma utopia, acredito que isso possa existir se já existe noutros países, porque não em Portugal? E muitas vezes os alunos vêm os professores como um 2º pai ou mãe, já que a escola é como uma segunda casa. O professor é um educador e infelizmente por vezes educa mais do que os próprios pais.

Existem estudos que demonstram que o facto de existir prevenção faz com que diminua o problema da toxicodependência, pois deve-se prevenir antes do problema aparecer. Consegues ajudar mais uma pessoa antes de ela cometer um acto do que depois quando ela já o cometeu.

Ah, e sobre os psicólogos, o trabalho deles é muito mais amplo do que referiste e muitos deles não atendem só os miudos, também falam com os pais, fazem aquilo que se chama de terapia familiar, é muito interesssante e consegue-se ajudar a pessoa a resolver ou atenuar o seu problema/necessidade.