domingo, 21 de dezembro de 2008

teorias rigaboteanas 5 : suicidio

ola pessoal bem hoje vou escrever mais uma teoria rigaboteana e desta vez vou falar de suicidio, mais especificamente nos jovens. há cerca de um mes, talvez mais acredito que muitos de voces que acompanham telejornais e outros programas, leiem jornais, se recordam do caso daquela rapariga de 14 anos que desapareceu de casa, os pais e amigos andaram aflitos a procura dela e mais tarde veio a saber-se que ela tinha enviado mensagens para os amigos a despedir-se e que se atirou da Ponte do Infante ( se não me engano) no Porto para o rio Douro e o seu corpo foi encontrado por um pescador cerca e uma semana mais tarde. nem familia nem amigos conseguiam perceber o porque dela ter feito aquilo, visto ser uma rapariga pacata, boa aluna, etc. a poucos dias atras vi no netlog um texto de uma amiga minha (joanitinhah) em que falava sobre este tema e que não entendia o porque de seguirem este caminho, já que existem muitas pessoas que dariam tudo para etar vivas e acabam por morrer, seja em acidentes, doenças, etc, e ela até deu o exemplo de um ex namorado dela e do proprio pai(desculpa usar estes exemplos). ela questionou se quem comete suicidio, não estará a ser um pouco egoista.nas respostas que teve houve quem dissesse que quem está por fora não entende o que a pessoa está a passar e não é com palavras de animo que resolve as coisas. eu não concordo com isso, quem me conhece sabe que eu já estive muito mal( por isso eu o dizer recentemente quando estive em baixo que não tinha sido nada de especial comparado com a outra vez) e se calhar foi por ter apoio que consegui me erguer. sim é verdade que as pessoas a nivel emocional e psicológico não são todas iguais, mas sinceramente quem é que nunca passou por uma fase em que só lhe apetecia desaparecer? acho que praticamente toda a gente (até eu). não vou dizer que quem o faz é egoista( até porque cada caso é um caso e não estou aqui para julgar ninguem), mas algo que aprendi com o tempo é que os problemas são algo para enfrentar de frente, tentar aproveitar ao máximo cada dia e lutar para superar todos os obstáculos( eu sei que não devo ser o melhor exemplo nisto). no fundo em tudo o que acontece pode haver algo de positivo, eu pessoalmente começo a acreditar nisso, acredito que se quero ser feliz, não basta esperar que isso aconteça, tenho que tentar lutar para que isso aconteça. quanto aos que já o fizeram ( e infelizmente quanto a esses já é um pouco tarde para fazer algo) e aos que pensam o fazer:não se isolem procuram a ajuda da familia, amigos ou até mesmo ajuda profissional, mesmo que acreditem que ninguem vos vai entender, porque basta por vezes existir uma pessoa que vos oiça que tudo muda e claro é preciso ter força de vontade para mudar. e agora um pouco de musica sobre o tema http://br.youtube.com/watch?v=u4-aUiddpUo ( the offspring "the kids aren't alright") http://br.youtube.com/watch?v=bg2knMSq9sQ ( motley crue "if i die tomorrow") até amanha fiquem bem que eu também

4 comentários:

JoAnInHa disse...

Desde já nao tens que pedir desculpas, até me sinto "contente" por ter de certa forma contribuido para esta teoria lol
Eu de facto já passei por muitas coisas negativas, mais do que as que aparento ter passado, mas como digo "passei", nao digo que axo incompreensivel os suicidios, mas axo de certa forma um acto meio egoista para com os que cá deixa, percebi isso principalmente quando perdi o meu pai e ex-namorado...embora nao tenha sido por suicidio, já tive varios amigos k ja se tentarm matar, compreendo alguns de certa forma, outros axo demasiado inconsciente/imaturo...tipico de quem nao ve o mundo lá fora...pessoas com gravissimos problemas e que jamais desistem de lutar.

Bjnhos

Marina Pereira disse...

Bem, hoje pegas num tema para mangas.
Cá vamos nós, não concordo quando dizem que quem se suicida é egoísta e que não pensa nos outros que têm problemas maiores. E isto porquê? Porque cada um sabe do seu estado psicológico. Por acaso já imaginaram aquelas pessoas em que em casa são super maltratadas, que amigos não há, nem alguém a quem recorrer? Mas nem entremos por aí, vamos ver o caso da miúda de 14anos (como a entendo), as pessoas como ela, tentam mostrar ao mundo que estão bem, que nada se passa, mas no fundo estão no fundo e não conseguem se levantar. Ou os pais e amigos não terem um tempo para ela, para perceber como ela estava... Sei bem o que é estar no fundo e só querer que tudo acabe, faltou a coragem... E não me digam que era egoísta, porque as pessoas sabem dizer depois de partir "x era uma excelente pessoa, gostava tanto dele" mas quando "x" está vivo nem para essa pessoa olham.
E mais, nem sempre a ajuda profissional consegue retirar essa idéia da cabeça, vejo um pouco como a anorexia que toma conta do que a pessoa pensa, assim vejo uma pessoa com tendências suicidas, existe sempre algo a dizer "o psicólogo não entende o que sentes, não é a baixa auto-estima que te faz ficar mal, é todo um conjunto de coisas que por mais que fales diz-t "resoluções" que nada têm a ver com o que sentes, avança..." e muitos jovens são fracos para lutarem para sair da depressão que os faz cair no suicídio, assim como muitas jovens são fracas para lutar com a anorexia.

Anónimo disse...

maryn....a coisa não é bem assim...reside tudo na vontade, na força e no espirito de cada um!

se eu fosse menos lutadora e uma pessoa fraca, já nao estava aqui hoje....!

há casos e casos..verdade! mas para mim as pessoas que concretizam tais actos, são fracas, sim!!! sao desitentes, não têm força, e se procurarm ter,não souberam procurar...

raramente tive ajudas, mas graças a Deus, ainda aqui estou e mesmo que desabe o Mundo, continuarei de pé!

Anónimo disse...

O suicídio resume-se ao ato de coragem de se admitir que se é cobarde e que se desiste de tentar ser feliz e fazer os outros felizes.
Eu, pessoalmente, acho que nunca deveríamos desistir do que é bom, mesmo que, para isso, nos matem.