sexta-feira, 14 de novembro de 2008

amizades virtuais e amizades reais:diferentes ou iguais?

ola pessoal e chegou o dia mais aguardado por muita gente:6f. hoje tivemos no curso aula de ingles, foi como sempre uma aula soft onde fizemos um exercicio sobre o que seria mais importante numa empresa, a falta de copias, tivemos a jogar ao "jogo dos paises" só que em ingles e a fazer 1 pequeno texto sobre um filme que tenhamos visto. acabamos como sempre por sair relativamente cedo. hoje pelo ultimo dia contamos com a presença da nossa colega que , como referi ontem, já arranjou trabalho e teve lá 1 puco para se "despedir" ( claro que o contacto em principio não se irá perder em definitivo) e vamos ao tema de hoje:amizades virtuais e amizades reais:diferentes ou iguais? como sabem existem muitos sites onde as pessoas se podem conhecer, tipo hi5, facebook, netlog, etc. nesses sites consoante a personalidade da pessoa podemos conhecer muita gente e fazer novas amizades. mas muitas vezes o que acontece, é existir um "estigma" em relação as amizades iniciadas via net, já que existe, sempre o receio de nao conhecer totalmente quem está do outro lado. eu sou sincero conheci muita gente atraves da net, é verdade que pessoalmente provavelmente nem conheci 1% talvez, mas acho que posso dizer que tenho amizades e algumas delas amizades fortes.pessoas do norte, do sul, das ilhas, até algumas a viver no estrangeiro. pessoalmente sei que nunca irei estar com todas essas pessoas, mas digo abertamente que gostaria de conhecer muita gente com quem falo quase diariamente atraves de um ecran.alias até hoje posso dizer que as pessoas que mais tarde conheci pessoalmente nao em desiludiram e para mim,não é por serem "virtuais" que deixam de ser menos meus amigos e de eu os tratar de igual modo tal como trato as pessoas com quem convivo diariamente (ajudando no que puder, anparando quando estão menos bem, felicitando quando estão melhor). no post de ontem apareceu lá 1 pequena "lista" de pessoas que me tem apoiado e que visitaram e comentaram o blog e ouve alguem ( um tal de bruno que não me conhece nem nunca falou comigo e que apenas tem em comun comigo uma amizade no netlog) que veio dizer que se fosse meu amigo ficaria muito desiludido se não aparece-se na tal "lista".bem as pessoas que lá apareceram: a sonia ( alguem com quem falo ha relativamente pouco tempo mas que tenho gostado de conhecer), a marina( já falo ha mais tempo e é uma pessoa espectacular) a andreia "torrinhos"( que voltamos a falar ha pouco tempo, e tem-me apoiado muito), a minha mana marta( com quem já estive e que é alguem que conheci ha muito tempo, tivemos algum tempo sem falr e ha uns meses voltamos a falar) o filipe( com quem nunca tive o prazer de estar mas que tem sido um amigo 5 estrelas) a minha "socia( que não precisava de tar aqui porque ela sabe que somos amigos e que pode contar tanto cmg como eu por ela) e podia tar aqui o resto da noite a escrever nomes pk mesmo quem não está aqui e me conhece sabe que pode contar comigo sempre que precisarem. e das pessoas que andam comigo no curso só falei nas que eu sei que aqui passaram, mas tenho a certeza que todas as que lá andam comigo sabem que podem contar comigo para o que precisarem. em resumo para mim não existem amizades virtuais, nem amizades reais, existem amigos e como em tudo é normal que a relação com uns seja mais próxima do que com outros mas isso não significa que existe mais ou menos amizade e para voces? ate amanha, bom fds fiquem bem que eu tambem

7 comentários:

Anónimo disse...

Manocas acho que há os amigos e os conhecidos... Os amigos estão sempre lá contigo e os conhecidos apenas estão de passagem... Mas também concordo que há diferentes formas de sentir uma amizade... beijoca enorme para ti meu lindo e que continues sempre assim =)

Anónimo disse...

Só para dizer que passei por aqui!! Eheheh
Não tenho tido muito tempo para aqui vir, confesso.
Gostei do que li!!!:D
Beijinhosss

Anónimo disse...

uma amizade virtual ou "real" mais no sentido de pessoal....acho que podem as duas ser a mesma coisa. Porque tal como disseste há amigos que pensamos que o são mesmo, mas depois apunhalam-nos nas costas, ou então chega-se a uma altura que já não nos ligam a mínima...e aqui também pode acontecer a mesma coisa....só que aqui podes "camuflar-te", por assim dizer...ou seja, aqui podes parecer uma pessoa muito pa "frentex", ou estremamente reservada, e a realidade pode corresponder exactamente ao contrário...mas acho que neste tipo de sites, pela forma como as pessoas se expoem no seu perfil, da para ter uma ligeira ideia se a pessoa é ou não de confiança, se é ou não boa pessoa...

Na minha lista de amigos, só estao mesmo amigos, pessoas com quem geralmente falo e fui conhecendo...muitas não conhecerei pessoalmente, mas serão uma companhia quando vier aqui à net...outras espero um dia vir a conhecer pessoalmente...mas se o destino não quiser...paciencia, não será por isso que deixarei de falar com elas...

O que mais gosto de fazer é ajudar, e quando vi o teu "caso" (lol) resolvi tentar dar um pouco da minha ajuda :P

e depoisfoi assim que ficamos amigos, e não leves a mal se houver algum dia que eu não te fale, mas é porque nesses dias estou com a cabeça a milhas deste planeta...lol

ontem foi um deles, mas hoje como já estou melhor, cá estou!! e quando precisares podes sempre vir falar cmg!

Embora possa não ter grandes conselhos para dar, sou uma boa ouvinte, nem que seja pa desabafar, podes contar cmg! :D

Se eu nõ fizer o mesmo contigo nao leves a mal, eu não tenho tanta facilidade em expressar-me...e ainda estou a conhecer-te, daí por vezes não perceberes pk estou triste...mas um dia com calma se puder explico-te :P

gostei deste teu post, e acho que uma amizade é uma amizade, desde que haja sempre--sinceridade! lolol

bjinhux

Marina Pereira disse...

6 feiraaaaaaaaa hehe
oh pá...só falta um dia para sair lá da clínica...bem quem souber de algum laboratório que precise de um técnico avise-me hehe.

bem...tema de hoje...amizades virtuais versus reais... para mim tudo é a mesma coisa...se bem que um real podemos ter um bocado mais confiança por estar face-a-face, mas não é por aí que os amigos virtuais deixam de ser amigos.
Tenho amigos virtuais como é o teu caso, tenho pessoas que posso considerar amigos mesmo estejam no brasil, ou até mesmo cá em portugal...une sempre alguma coisa, a musica, os hobbies etc etc etc.
Mas acho que amizade é sempre amizade.

Por exemplo(ou melhor dois exemplos) o primeiro é que pessoal que tem o hobbie dos ovnis, mais tarde conheci-os e no entanto são das melhores pessoas da SPO. Eu ainda sou do tempo antes da SPO,da preparação da sede hehehe
o segundo exemplo...bem...o meu namorado e futuro companheiro conheci-o através da internet e não foi por isso que somos mais ou menos que ninguém.

Beijocas

Anónimo disse...

=)

OLá!Para comentar logo de manha (sendo sábado) não é lá muito bom... ainda se anda de ressaca do dia anterior... mas adiante.

Para mim amizade tem vários conceitos, sejam elas virtuais, reais, "E ate conhecidos"... Sou uma pessoa que dou muito à amaizade... e fácilmente arranjo amigos(as)... Na "real" são poucos aqueles que considero amigos verdadeiros, os tais melhores...mas fora isso tenho bues amigos(alguns xegam mesmo a dizer-me que nunca lhes ligo)... Na "virtual"... tb tenho muitos bons amigos, a quem conto tudo (principalmente a uma grande amiga minha, a Tixah :P)...

Em relação a ti, vejo-te como um grande amigo tb, é certo que tivemos muito tempo sem nos falar. Mas não sei se reparaste, mas tinha eleminado o meu netlog e tive bue tempo sem aparecer na net (devido a uma relação que durou quase um ano e que acabou de um momento pró outro. Mas enfim, coisas do passado...)

*Fogo, hj tou com uma sede =)... e dores de cabeça... hj tou toda podre, lololol

*Beijinho

A_Torrinhos

JoAnInHa disse...

as amizades virtuais e reais são como os amores/namoros.
para mim tal como já aqui foi dito mais ou menos, existe uma diferença entre amigos e conhecidos embora os defina de forma diferente, mas pronto nao interessa mto...lol
ás vezes é mais facil para muita gente, falar com alguem via internet/pelo telemovel doke pessoalmente, nao so pelo seu aspecto fisico como pela sua forma de ser, ou por ser timido, ou nao ter auto-confiança etc...o que é certo é que ambos os amigos, sejam reais ou virtuais, podem desiludirnos, mentirnos, animarnos, aconselharnos...ás vezes é mais facil desabafarmos cm alguem k mal conhecemos do que com alguem que lidamos diariamente...e ai os amigos virtuais, tem uma vantagem...nao estamos a olhar directamente pa pessoa, nao nos pode julgar sem nos conhecer, etc...
bom para terminar senao nao me "calo" lol, axo k a amizade tem é de se conservar...cuidar...etc, seja virtual ou real...o que hoje é virtual/ilusao amanha pode ja nao ser, e como tudo, ambs tem vantagens e consequencias, mas é com os erros que se aprende, por isso VIVA aos amigos sejam reais ou virtuais, pois ambos sao mt importantes ! =D

Anónimo disse...

A amizade faz-se através da descoberta da "psykhé" do outro e da confiança entre "psykhés". Esta descoberta faz-se através do diálogo. Logo, para a construção de uma verdadeira amizade, pouco importa o espaço e o corpo.