segunda-feira, 28 de junho de 2010

tempo para a "luta"

Olá pessoal




Cá estamos para mais uma semana e um post



Depois dos exames, agora é tempo de aguardar pelo próximo dia 8 e pelos resultados dos exames.



Entretanto já tive a fazer a “lista” de cursos possíveis para concorrer, tendo por base os exames que fiz ( economia a e português) e tive que também ver as faculdades onde estariam esses cursos. No geral optei por cursos da área de gestão ( por causa do exame de economia) , fora apenas 2 ou 3 casos e dei preferência a faculdades publicas , embora tenha posto 2 ou 3 cursos em faculdades privadas até por as privadas apesar de serem mais acessíveis a entrar, normalmente são mais caras e em termos de encargos é um pouco complicado.



Tendo essa parte já feita, tenho tempo para me concentrar na minha “luta”( que já falei anteriormente) e em evitar ter mais crises das minhas e recaídas. Já me disseram que tenho de me concentrar especialmente nisso, mas eu sei que se a “luta” for bem sucedida, não terei recaídas e se não tiver recaídas não irei ter crises, não me irei a baixo e não pensarei no que não devo.



No geral já sabem qual é a” Luta” e no que ela consiste, só tenho que ter esperança que com o entenderem o que se trata, conseguirão me ajudar, é que ao contrario do que dizem eu não recuso as ajudas, apenas estas têm que ser as certas; e se entenderem quais são as certas depois perceberão o porque de eu querer tanto lutar.



Fiquem bem que eu também até amanha

5 comentários:

Betty_boop disse...

Em poucas horas, todos os alunos, como tu podem decidir o rumo da sua vida. A diversão deu lugar ao estudo, numa luta que só acabará quando as notas saírem nas pautas. Depois a escolhas entre privadas e públicas está comprovado que o sucesso dos privados face ao ensino público nos exames nacionais está, relacionado com possibilidades financeiras das famílias dos alunos...porque conseguem ter um acompanhamento mais personalizado dos alunos´. Enquanto numa faculdade pública não é difícil entrar.. mas é difícil sair porque lá funciona o dinheiro...
Agora a ter em conta..penso que os exames são a solução mais indicada para avaliar os alunos a nível nacional da uma forma mais uniforme possível.
Agora uma coisa é certa..Quando se entra para um curso universitário, estamos a escolher uma especialização que necessita de qualificações quer ao nível teórico quer ao nível da personalidade das pessoas, e não apenas o que muitas vezes se consegue com cábulas!
Muitos entram iludidos, e sabe-se que o 1º ano é o o principal...
Mas uma coisa tem de ser dita: os exames são uma boa forma de avaliar os alunos. O que se deveria fazer é baseá-los em perguntas que promovam respostas que ''apelem'' ao pensamento e a discorrer para evitar o ''marranço'' de maneira a eliminar as respostas de papagaio. isto eliminaria uma forma distorcida de estudar e predispunha os alunos a estarem preparados para resolver, pensar e inclusivamente consultar de forma a poderem resolver uma questão que se lhes apresente na sua futura vida profissional. Se hoje aplico os conhecimento agradeço a metade das cadeiras , nomeadamente Neurologia e Neurocirurgia .O ano mais importante foi o primeiro, onde foi mais um adaptar-me e estudar a toda a hora ( felizmente não tinha net, os telemóveis ainda eram um sonho por serem muito caros..)A minha dica para ter sempre boas notas foi, sempre estudei a matéria antes de o professor a dar e dominar bem a leitura e interpretação dos textos. Sempre preferi livros, revistas a televisão, jogos.. nunca deixando de sair e fazer as maluquices.
Para mim os exames deveriam no mínimo ter uma componente de avaliação oral de modo a ser possivel avaliar o real conhecimento e exposição das ideias.
Outra forma de avaliação passaria igualmente pela elaboração de trabalhos de desenvolvimento e investigação com apresentação oral, para desenvolver as capacidades de pesquisa, a autonomia intelectual e capacidade de apreciação crítica. Temos de formar seres pensantes e não automatos que não compreendem porque é que estão a aprender determinada matéria. Sou radicalmente contra LIVROS DE RESUMOS DE OBRAS ou OUTRAS MATÉRIAS.Isso é para quem é preguiçoso..Porque os livros têm a informação toda, o resumo tem o mais importante. SOU TOTALMENTE A LIVROS EXERCÍCIOS DE TREINO...É assim que se aprende a estudar!
Não és o único em luta.. milhares estão como tu... Os exames é o menor dos problemas, o pior é mesmo a falta de preparação para o ensino superior, em relação a trabalho marioritáriamente grupo e estudo com base de pesquisa individual.Penso que não é os exames sejam os principais culpados do insucesso dos alunos, eu para os exames do 12º estudei o ano todo, ao contrário dos meus colegas que começaram a estudar um mês antes, logo é impossível estudar a matéria toda.
E para terminar..os exames são uma excelente forma de avaliação, mas não de conhecimentos apreendidos. o actual sistema de ensino basea-se em maquinas de decorar incapazes de resolver qualquer problema pratico minimamente simples.
A receita é fácil basta decorar tudo antes do exame. Não faz mal esquecer a seguir porque só aquele momento só aqueles 90 minutos do exame é que vão decidir sobre toda uma vida academia e profissional. O que foi aprendido ou não é irrelevante. basta decorar, nem é preciso compreender.BOA SORTE!

Betty_boop disse...

Acrescento que processo de ansiedade por causa dos exames...que não são nenhum drama nem tragédia, com uma boa preparação e estudo eficaz ao longo do ano só pode haver bom desempenho e boas notas. Não há "branca" que resista a um estudo continuado e a uma compreensão daquilo que se está a estudar, é essencial aprender de facto! Decorar horas a fio, sem fazer um esforço mínimo para olhar a matéria com "outros olhos", tentar realmente aprender, não pode nunca ser um bom método. É apenas perder tempo... existe sim um desfasamento entre o secundário e o superior, principalmente nos métodos de trabalho e exigência. Na faculdade ninguém nos diz o que estudar, como e quando o estudar, é esperado, e muito bem, que os alunos sejam responsáveis, autónomos, capazes de tomar as decisões que considerem melhores para si, e não passarem para os outros as responsabilidades que são suas.E é também fundamental que os alunos se sintam responsáveis por aprenderem bem, que aprendam desde cedo a organizarem-se e a descobrirem a melhor forma de estudarem. Não penses em LIVROS DE RESUMOS na faculdade...nem os há à venda..Os alunos do secundário têm a "papinha" toda feita pelos professores, e no ensino unversitário esses alunos têm de abrir as asas e aprender a voar sozinhos porque os professores apenas lhes dão linhas orientadoras de pesquisa. O aprofundamento da matéria dada em aula passa pela vontade do aluno e não pela imposição do professor até porque a bibliografia não é o livro da disciplina mas autores diversos. Quem não tiver o hábito de pesquisa em biblioteca vai com um grande "handicap"... Estás inseguro? Quando tempo estudaste para os dois exames???Penso que é por isso que muitos alunos não sabem estudar correctamente e não conseguem ter confiança em si. Tens de pensar assim:mais do que nunca, é preciso ganhar ferramentas e ser responsável pelos seus objectivos, sabendo que tudo na vida exige esforço. É aí que te testas a ti próprio...sem ajudas.. ou apoio de ninguém! Sempre que há exigências e dificuldades, parece que a culpa é dos outros: dos exames, dos professores, do governo... e nós, que fazemos nós? Será que trabalhamos para bons resultados?Parte também de ti a auto-responsabilização e auto-motivação para o estudo, não sendo correcto continuarmos a culpabilizar os professores pelos fracassos dos alunos ou exames!

Riga/V-1-Boy disse...

a "luta" que falo é outra.....

Betty_boop disse...

Então, afinal qual a luta?? Ter amigos?

Riga/V-1-Boy disse...

ya betty, mais ou menos isso, pode ser que com o post de hj 3f e o de 5f entendas o meu ponto de vista