terça-feira, 8 de junho de 2010

duvidas

Olá pessoal




Bem ao que parece o inverno resolveu fazer-nos uma visitinha, mas pode ser que seja por pouco tempo.



Como sabem, já que já aqui foi escrito algumas vezes, irei fazer os exames nacionais este ano. As disciplinas que irei fazer são português e economia.



Mas a maior duvida será que cursos escolher, quer tendo em conta estas duas provas de ingresso, quer as actividades que eu posso fazer.. é que por incrível que pareça não tenho assim tanto que escolher como isso e não posso esperar por fazer exames e ter os resultados para ter uma ideia do que escolher e para onde me candidatar.



Entretanto tenho ido ao site do acesso ao ensino superior para pesquisar as faculdades, os cursos que existem em cada 1, as provas de acesso e as medias dos últimos anos para ter uma ideia da nota que preciso de ter.



E tem sido complicado reparar que não tenho assim tantas alternativas e que apesar de as notas por vezes não serem muito altas, é um bocado complicado, porque como se diz muitas vezes o difícil não é entrar lá, mas sim sair.



Para já só me resta estudar e dentro de 8 dias lá terei o 1º exame.



Fiquem bem que eu também até amanha

6 comentários:

Sílvia disse...

espero que corra tudo bem :)

Unknown disse...

rui existem também concursos de ensino superior para maiores de 23 anos

Riga/V-1-Boy disse...

harlen

eu sei disso, alias o ano passado entrei num e digo-te é muito mais complicado entrar por ai do que provavelmente pelo metodo normal.

é que posso te dizer que os exames de acesso dos maiores de 23 são muito mais dificeis do que os exames normais

Unknown disse...

não são não

Betty_boop disse...

Voltar à escola após algum tempo ausente longe é sempre um grande desafio. Os cursos são diferentes, as ferramentas são outras, a didáctica é outra e, claro, tens de readaptar às novas realidades dentro de uma sala de aula. Entretanto, a recompensa é gratificante. Uma nova faculdade ou uma especialização agrega valor ao profissional e, superada todas as dificuldades, ao final do curso, vê-se que vale.Por isso, aconselho-te realmente a estudar, deixa as formações que depois do estágio acaba por aí.Nos exames basta estudar por aqueles livritos do essencial, preparação para os exames que por aí proliferam nas livrarias, têm exercícios práticos antes de ir logo às soluções..fazê-los e só depois verificar. No exame de Português acho que vais ter mais dificuldades porque dás muitos erros ortográficos, a pontuação nem sempre a utilizas de forma adequada e tens frases/ ideias que nem se percebem....não basta ter ideias e escrever depois como se estivesses a falar ou escrever para o blog... não sei se leste os livros de 10º, 11º e 12º ano que é essencial para dar logo mais segurança e agora os exames são cruzes... e a
análise de textos de obras..logo aí "falhas" Na UNIVERSIDADE, nao em Institutos as coisas não funcionam da mesma forma.. os professores são muito mais exigentes e e não muitas hipóteses de passar à frente. Nos institutos é mais "rebaldaria" e no futuro um emprego decente escolhem preferencialmente os que frequentaram a universidade. Podes esperar um tempo para encontrar logo emprego mas se o arranjares é da tua área...Os estudos têm a vantagem de socializares com outras pessoas, de arranjar amigos/as reais... que é o que te falta mais.
Acho que estudar é sempre benéfico ainda hoje estudo em formações e especialidades que há poucas vagas...
Pelo que é bom estudar sempre. Nem que seja só para adquirir conhecimentos e, segundo muitos, raciocínio e habilidade mental.
Já quem nunca estudou, pode fazer qualquer coisa.A competição é enorme e o salário limitado, claro. Pois que existem pessoas nesta situação. O que vai fazer a diferença é o empenho. Apesar disso tudo, estudar é importante. Sem estudar e transmitir os conhecimentos voltaríamos à idade da pedra em algumas gerações. E a humanidade já não tem capacidade de viver dessa maneira. Pereceríamos todos.
Estudar é importante também para nos libertar dos grilhões da ignorância. Espantar os muitos fantasmas que assombram nossas vidas. Que os conhecimentos facilmente identificam como sendo o que verdadeiramente são: Inexistentes fantasmas.
E estudar é importante, para satisfazer a natural curiosidade do ser humano. " Estudar é escrever um ditado
Sem ninguém nos ditar,
E se um erro nos for apontado
É sabê-lo emendar.
É preciso em vez de um tinteiro,
Ter uma cabeça que saiba pensar,
Pois na escola da vida,
Primeiro está saber estudar." ( A. dos Santos)
Para estudar é necessário um bom método de leitura, a leitura permite-nos absorver os conhecimentos e entender realmente o seu significado.é necessário esforço e dedicação. Alguns precisam de estudar menos do que outros; alguns têm uma maior capacidade de memorizar textos; alguns têm uma maior capacidade de relacionar conceitos; alguns têm uma boa memória fotográfica; ... O que é importante é que te conheças- o suficiente para saberes quanto precisas de te esforçar para atingir um determinado objectivo.
Dou-te um exemplo de mim..Assim como um jogador tem prazer enquanto joga, também eu como estudante nunca tive retirar prazer do que fiz. No fim de um esforço de o tamanho de uma montanha que senti..o valor que me deu a mim-própria e aos familiares. E asssim serás se o fizeres...
se gostas de estudar como hoje gostas do PC. Sim, PRAZER! Alegria! Satisfação! Prazer por teres resolvido um problema, prazer por conhecer, prazer ao dizer ... eu consegui ser aquilo que queria !
Boa sorte.. e não desistas!

Betty_boop disse...

Riga: dizeres que os exames para maiores de 23 anos são mais difíceis.. é PURA MENTIRA.. com o facilitismo com que está o ensino hoje só não entra na faculdade quem não ESTUDA NEM ESTUDOU NADA..Foi fazendo disciplinas....