domingo, 19 de abril de 2009

os chamados avecs e a juventude de hoje (outra vez)

ola pessoal bem e no regresso do sol, hoje mais um post. e aviso desde já que um dos temas pudera ser muito polémico, confuso e já foi aqui debatido antes.mas antes disso........ na semana que passou fora as idas ao código ( e ontem a primeira aula de condução no simulador que pelos vistos correu bem, já que o instrutor no fim disse que eu faria mais uma aula de simulador e depois iria para a rua ( tenham medo..muito medo.lol)) também tive que ir tratar de outros assuntos e por isso almoçar fora de caso. num desses casos estava no Vasco da Gama e ao meu lado n mesa estava um casal de meia idade, uma mulher mais nova e a filha num daqueles carrinhos que existem nos centros comerciais para os miúdos. bem na conversa entre eles viu-se algo "curioso": o avô falava com a miúda em português, a avó também e a mãe em francês e com as outras pessoas em português.uma conclusão óbvia é que a miúda entende bem as 2 línguas apesar de pelo pouco se percebia quando falava ser mais em francês. e a mãe sempre a dizer:" na Suíça as coisas são melhores, são isto, são aquilo". bem mas o que não entendo é como estes emigrantes no seu pais natal gostam de falar francês. será para se mostrar importante? é que a miúda se entende bem o português porque não a ensinam a comunicar também nessa língua? enfim não se entende essa mentalidade. e agora algo que me assusta.se leram a edição de ontem do jornal correio da manha, devem ter reparado no artigo sobre a época que se avizinha: a da queima das fitas e em especial a da cidade de Coimbra. bem dizia o artigo que o consumo de álcool entre jovens está a aumentar ( algo que eu também referi aqui da outra vez e acharam que eu estava a exagerar) e em especial entre universitários na queima das fitas daquela cidade. bem e o artigo tinha inúmeros relatos dos jovens a contar as suas bebedeiras e como isso era normal, até contavam que compravam as bebidas nas tascas fora dos bares , já que eram mais baratas, e levavam essas bebidas lá para dentro. enfim assumiam as bebedeiras e achavam isso como normal, alias segundo eles a vida de estudantes é para beber.( e ainda se queixam do preço das propinas já deu para perceber que não têm dinheiro para isso já que é gasto nos bares e nas bebedeiras quase diárias( ou semanais)). eu gosto de ler os comentários aos artigos e estava lá um que resumia tudo: são estes ( os jovens das bebedeiras) os futuros médicos, advogados, arquitectos ou seja o futuro deste pais. alias no post aqui do blog da entrevista o comentário da torrinhos dizia tudo e é a mais pura realidade, os jovens hoje em dia acham que beber até cair é algo normal( e não me digam que generalizo porque é a realidade e o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens aumenta e não é por acaso). apenas tenho que cada vez mais Coimbra, a chamada cidade dos estudantes seja cada vez mais conhecida pela cidade onde os estudantes apanham bebedeiras diárias e acham isso normal e a onde se realizam excursões de vários pontos do pais de várias universidades com o simples motivo de ir apanhar uma bebedeira. fiquem bem que eu também até amanha

10 comentários:

Unknown disse...

grande parte dos universitários associam universidade mais à festa e à bebedeira do que uma altura de formação para o futuro. E a pressão dos pares é imensa.. "E se beberes és cá da malta, tens que beber,etc etc".

Ruim disse...

Ora boas riga!!
Bem, os teus post tão a melhorar.. e assuntos como estes bem.. é mesmo para eu falar, ja viste que quando me entusiasmo não paro, lol :D
Ora aqui vai...
Em ralação a esse caso da mesa ao lado é o seguinte.. isso acontece muita vez, muita mesmo. Muitas vezes vejo eu tambem, emigrantes, principalmente os que estão em frança nessa mesma situação que tu referencias-te. É assim, sou absolutamente contra isso. Epah, as pessoas tem a vida delas e fazem as coisas e falam a lingua que entenderem, mas uma coisa é isso e outra bem diferente é estarem emigrados fora do pais, voltarem para ca e férias com as ditas saudades e tudo mais e depois a primeira coisa que fazem é dizer mal do nosso pais. É que tambem se esquecem as vezes que tambem é o pais deles, que nasceram cá, que tem cá raizes. Vem para ca, por vezes familias inteiras de nacionalidade portuguesa e entre todos falam frances. Porque? Epah, não sei, mas é uma tremenda falta de respeito para todos nós, portugueses de coração e alma. Se querem falar frances, falar mal do nosso ( e deles tambem) pais que o façam la, para os lados de frança. Normalmente, e tenho isto estudado, são pessoas arrogantes que tem a mania que la é que se está bem, que lá é o paraiso. Por favor, poupem-me esses termos. Eu falo isto tambem por esperiencia propria, porque tenho familia a morar em frança e quando vinham ca, muitas vezes iam jantar a minha casa, uma festa, mas depois la estava.. falam sempre frances entre eles. eu um xavalinho pensava assim: "mas que raio tão eles aqui a dizer??? fdx, parace que estão a mandar um gajo a merda (perdoem-me a expressão)". É que é mesmo assim. É como se estivessem, por uma coisa que eles não querem saber é de nós ou do tal nosso (as tambem deles) pais.

Viarndo a pagina para os estudantes eu digoo-te que não riga. Não acho que o alcoolismo nos jovens esteja a aumentar. Isto por uma simples razão. Sempre existiu entre os jovens, principalmente universitarios. É uma situação normal quanto a mim. Pensa-se, ou acha-se que está a aumentar porque cada vez se fala mais nisso, no consumo de alcool entre os estudantes, os abusos, etc.. Se recuarmos no tempo iremos ver e confirmar que ha uns tempos tambem era assim. Vejamos as pessoas licenciadas e com cargos importantes hoje em dia na nossa sociedade? Eram ajinhos? jovens estudantes que não esperimentavam uma pinga, que não fumavam? Que não apanhavam bubadeiras de cair para o lado? Claro, se lhes perguntarmos iram dizer que não, como é obvio, mas é certo que tambem eram assim, pois uma coisa é certa. a bebida, as saidas com os amigos, as bubedeiras são um escape a pressão diaria a que estão submetidos e ainda mais quando ha exames.

É isto que penso e peço desculpa se feri alguns sensiveis, mas é assim a vida..
é o que penso..

Pah riga, mais uma boa "posta" da tua parte :D

Estela disse...

Bem.....sabes de onde venho....sabes qual a minha escola....vou escusar-me a comentar a primeira parte do teu post...(até porque também eu nasci em França)...mas a segunda parte....não creio que tenhas razão...de facto...a cultura do alcool sempre existiu no nosso país...não é um mal imputável apenas às Universidades....a universidade mais não é que o espelho da sociedade...sabes que o alcool tanto pode ter o efeito desinibidor, traduzindo-se em euforia, como de seguida agravar a depressão??....Pois....Só não percebo porque é que escolhem sempre Coimbra para relatar essas situações....uma vez que conheço tasqueiros por lá que se queixam de que o negócio vai mal, porque os estudantes deixaram de sair à noite....e eu que o diga...pois a última vez que lá estive, parecia um deserto....
Podes perguntar: ah mas defendes que assim seja? Não...o consumo de elevados níveis de alcool não é algo que possa ser defensável....no entanto....tasmbém não concordo com a generalização que fazes....eu sempre fiz as minhas borgas e não chumbei nenhum ano....é uma questão de separar os momentos....há um tempo para tudo...

Riga/V-1-Boy disse...

jaymz:

eu quer no post de hoje quer no post de dia 27 de março tive como base noticias que li no jornal e que referiram que entre os jovens o consumo de alcool estava a aumentar tanto que anda ai a ideia de proibir a venda a menores de 18 anos ( mas isso foi que escrevi no outro post.

nao digam que sejam santinhos ou que nao tenham consumido seja o que for mas tipo é muito mau que uma cidade como coimbra seja noticia por estes motivos por ter estudantes que apanham bubas e acham que isso é normal.

alpaca: beber de vez em quando é uma coisa, mas apanhar bebedeiras diarias como alguns diziam, ou como umas meninas diziam que andava a apanhar bebedeiras ha uma semana, é digamos muito mau.

e depois é como digo vir se queixar que nao tem dinheiro para propinas e ter dinheiro apra andar na borga

Anónimo disse...

--'..
ai ai, quem se atreve a dizer mal da minha cidade?...
loool
Mas sim, em parte tens razao!!
Pos universitarios "e arredores", a unica diversao é beber até cair..
O que para eles é super normal..
Ja para nao falar das idas as discos, que tambem é o mesmo caso!!


E viva o regresso do sol =DDD
Ja nao era sem tempo!!... x'DD


Os emigrantes tem a mania de serem chiques..x'D loool..


comp.

Estela disse...

hmmmm....é mau ver Coimbra ser noticia pelos motivos errados....mas também é esse tipo de comunicação social que temos, infelizmente, aproveitam apenas o pior de tudo....Coimbra não é essa podridão que referem....e esquecem-se de referir que os autocarros não levam excursões mas sim pessoal das tunas (bem...esses são igualmente borguistas)....reitero....quem não levou uma vida de boémia em Coimbra não pode ser apelidado de Capa Negra....eheheheh...estou a brincar....mas a verdade é que desde os primórdios a universidade de Coimbra pauta pela tradição boémia....resta saber conciliar os dois momentos....a história das propinas é outra....mas posso contá-la noutra altura....não é uma questão de falta de dinheiro....é um principio pelo qual também eu lutei em tempos...sim...porque quando entrei não se pagavam propinas....o conceito de ensino público não envolvia o pagamento de uma qualquer taxa....e toda essa questão vai mais longe do que o célebre "não pagamos"....a verdade é que pagar para ter um ensino que não aumenta em termos qualitativos é revoltante....é esse o cerne da questão...bem...pelo menos no meu tempo era....não me admirava nada que isso já tivesse sido desvirtuado também....

Riga/V-1-Boy disse...

eu sobre as propinas acho que ja falei num post se nao me engano no da manif dos alunos no dia do estudante.(um aparte se fores ver ha 2 semanas a primeira ediçao doi actualidade acho que e algo que tas dentro do assunto.

mas e como te disse eu escrevi com base no que li e tipo e pena nao poder escrever os testemunhos que li lá porque são cenas que acho incriveis.....ou entao sou eu que achar que quando dizem que apanhar bebedeias diarias e normal acho estranho.

mas tipo a vida de universitario pode ter a fama de ser boemia, mas o problema e que a juventude hoje em dia começa cm essa boemia as 12 e acaba aos 30 que é quando alguns saiem da universidade( tipo nao tou a falar dos que continuam os estudos para alem dos 4, 5 anos normais, mas sim dakeles k sao querem fazer esses 4, 5 anos e que devido muitas vezes a borga demoram 10 a faze-los).

Anónimo disse...

****

Por mais que não queiramos admitir as coisas, a realidade está sempre perante os nossos olhos.

Bjs, A_Torrinhoss

Ruim disse...

Mas ora ai está amigo riga.. não é só em coimbra que isso acontece.. em qualquer cidade académica acontece isso. Mas o consumo de alcool entre os jovens é perfeitamente normal.
Tipo, é obvio que parece um escandalo, uma noticia dessas num jornal nacional, vai logo para as bocas das pessoas e depois é obvio que fica mal visto por isto e por aquilo, mas como te disse é perfeitamente normal isso acontecer. Caiu em noticia e prontos, comaçaram a falar disso como se o mundo estivesse a acabar.

Marina Pereira disse...

bem quanto aos emigrantes, muitos provocam-me uma certa raiva, porque nem sequer ensinam o português e só se metem com Portugal não presta etc, e citando Nuno lobo antunes (o irmão do antónio) "como gostaria que em vez de dizerem "é o país que temos" que dissessem é o "país que somos""