domingo, 8 de fevereiro de 2009

teorias "religiosas"

ola pessoal bem hoje decidi escrever sobre um tema algo controverso:religião. primeiro que tudo vou responder a questão que a "leitora atenta" deixou aqui há uns dias sobre a discriminação sobre quem pratica uma religião diferente eu acho que é simples: vejamos o exemplo do nosso pais, temos uma população em que cerca de 95% é católica, ou seja as outras religiões são uma grande minoria e como tudo na sociedade tudo o que é diferente é olhado com desconfiança. acho que é isso que acontece com quem pratica uma religião diferente da maioria. mas qual será a religião "perfeita"? ok perfeita não existe nenhuma acho que todas ao longo da história já estiveram ou estão envolvidas em problemas. o próprio budismo que tem como centro espiritual o templo Shaolin no Tibete que só por si é um centro de problemas visto a china não reconhecer o território. depois temos os muçulmanos ou seja a visão extremista da religião em que temos uma cultura muito diferente, em que levam mesmo a letra tudo o que se diz no Corão, mas as próprias leis muçulmanas são muito radicais e discriminatórias( especialmente com as mulheres). algo curioso ( ou então não) passa-se na cidade israelita de Jerusálem, que como sabem é palco de vários conflitos religiosos e isto porque? porque para 3 religiões diferentes a cidade é considerada o berço da religião e como cada um quer ter a soberania dá no que dá.... e chegamos a religião com mais seguidores a nível mundial( nas suas inúmeras vertentes) a religião católica( antes de mais tenho a dizer que fui criado nesta religião e que andei na catequese até ao fim ou seja até ao crisma), que pode-se dizer teve envolvida em inúmeros problemas senão vejamos: a inquisição e as cruzadas ou seja aquela época em que quem não seguisse a fé católica basicamente ou morria a lutar ou ia para a fogueira. lembram-se do tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha? pois o papa que promulgou esse acordo foi só um dos mais polémicos de sempre já que os seus filhos ( sim naquela altura os papas tinham filhos) eram quem geria as fortunas da igreja e enriqueceram devido a isso. já mais recentemente existiram mais 2 grande polémicas: a do bispo de Lisboa que disse que as mulheres tinham que decidiam casar com um muçulmano se metiam num grande sarilho, concordo em parte porque se formos a ver as leis islâmicas a mulher não serve para mais nada do que para fazer filhos e servir de troféu ao marido, e este se lhe apetecer pode ter as que quiser já ela se for adultera, basicamente pode ser apedrejada até a morte. mas o caso mais chocante foi do bispo inglês que o papa João Paulo II excomungou por ter dito que o holocausto nunca existiu nem os judeus foram exterminados em câmaras de gás durante a segunda guerra mundial, recentemente o papa bento XVI resolveu re -admiti lo na igreja católica mas em troca o bispo teria que se retratar publicamente e admitir que estava errado. mas o senhor já veio dizer que não retira nada do que disse mas que vai rever as provas históricas e se estiver mesmo errado..... ( cá para mim era uma boa ideia o pessoal financiar uma visita de estudo aos antigos campos de concentração nazi e ele ver com os próprios olhos a ver se não mudava de ideias) bem e por hoje é tudo fico a espera da vossa opinião em especial sobre estes temas mais quentes e já agora sobre o que a leitora atenta perguntou fiquem bem que eu também até amanha 42 days remaining

9 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

Eu interesso-me muito por religiões diferentes assim como "culturas". Mas não tenho opiniões feitas. Sou católica e fiz doutrina até ao último ano. Mas, muito sinceramente, passado algum tempo, tenho as minhas duvidas... Será que tudo o que me disseram é verdade? Sou daquelas que só vendo é que acredito.

Beijinho

A_torrinhoss

Anónimo disse...

sinceramente, e aki é a palavra certa, não li tdo.
mas percebi o essencial e concordo cm kuase tdo.
a relegiao nao ta nos nomes nem nos livros sagrados.
mas sim, n fé d cada um dentro d si.

*Enkore*

Leitora atenta disse...

Caro Riga ,

Concordo com quase tudo o que disseste e acho correcto que exponhas ambos os lados das situações !

Todas as religiões tem os seus contratempos e isso, e nao existe nenhuma perfeita, nenhuma fundamentalmente criada e perfeita !

Todas criam problemas, todas revelam falsidades, enfim um conflito de interesses no fundamental.

Mas , como deverias ter escrito aqui, a fé é criada a partir do que acreditamos ! (se leste o meu blog saberás disso LOL).

Se apenas lutarmos pelas coisas boas, amigo, entao seremos bons !

E para se (tentar) chegar a prefeiçao, temos de cometer erros, entao cometer-los-emos !

E sim, infelizmente, há pessoas qe nao conseguem aceitar simplesmente que existem diferenças e pessoas com ideias diferentes.. É um dos meus sonhos : fazer a diferença pelos aspectos positivos!

E eu acho que é um bom plano..

E tu Riga, o que achas?!

Abraço

Riga/V-1-Boy disse...

concordo km o que dizes, mas lá esta por se ter ideias diferentes se calhar o que paa ti pode ser positivo, para mim não é e vice versa, mas acho que o teu plano é um bom plano e no fundo mesmo dos erros conseguimos retirar algo de positivo, pelo menos é a minha visao e o que me fez "mudar". é em vez de sofrer, de ir abaixo, ver o lado positivo de tudo

Leitora atenta disse...

Eu acho que apesar de todos nós divergir-mos em alguns ideais, há um bem comum em todos ! :)

Eu também acho que é um bom plano, e apesar de ter 16 anos, espero que todos aprendam ou retirem algo positivo do que faço : qualquer que seja o objectivo, crença ou credo que sigam , tentem sempre fazer o melhor e dar o melhor de vocês ! (nao apenas PARA vocês, mas para o bem em GERAL )

Nem que tenham que cair algumas vezes, mas vocês pensem : AO MENOS TENTARAM !

Aliás... " Fracos nao são os que não caem, mas sim os que se levantam com o queixo erguido ! "

E caro riga, um conselho (porque pelo que vi , e pelo que conheço de ti ..) Exprimenta de vez em quando respirar FUNDO , bem FUNDO , e sabem o que aconselho ?!

Exprimenta fazer um pouco de meditação, é super relaxante, interessante, e faz-te sentir no TOPO :D Acredita . Vais-te sentir bem , embora as vezes nao se consiga, sempre ajuda :D


Abraço

Leitora atenta disse...

*Fortes nao são

Leitora atenta disse...

(enganei me a pouqinho, desculpa :X)

Anónimo disse...

Aprendi muito

Anónimo disse...

Toda e qualquer religião incorre em falácia, tendo em conta que são a adesão emocional a Deus, que é uma ideia puramente racional.
São mais uma forma de manipulação.
E duvido que cerca de 95% da população portuguesa seja católica. A secularização tem propagado o agnosticismo e o ateísmo a uma velocidade considerável, para além de que a adesão ao islamismo é altamente competitiva e o catolicismo é apenas uma vertente do cristianismo, que se subdivide em várias religiões diferentes.