domingo, 22 de fevereiro de 2009

claques

ola pessoal e cá estou eu de volta neste domingo depois das emoções do derby de ontem( sim o Sporting ganhou mas merecia ter sido por maior diferença). e o tema tem um pouco a ver com o futebol e o desporto em geral. claques: os clubes devem ou não apoia-las? na minha opinião não vejo mal nenhum em os clubes apoiar as claques seja em cedência de espaços para a sede, bilhetes para os jogos, etc, visto que são as claques que dão o colorido no jogos, com as cores, coreografias, cânticos( ok alguns são mesmo desnecessários ), mas claro que existe o outro lado , como os incidentes violentos. por causa disso saiu há poucos anos uma lei que obrigava a que estas claques se legalizassem ou seja existi-se uma lista com os dados de todos os membros e enquanto o processo decorrer-se essas claques não teriam privilégios nos estádios nem podiam estar identificadas. ora e resumindo apenas as claques dos três principais clubes que são as mais conhecidas e as mais problemáticas houve casos positivos e casos negativos senão vejamos: Porto: tem 2 claques oficiais, os super dragões e o colectivo ultras, e principalmente os primeiros eram e são conhecidos por causar distúrbios especialmente em áreas de serviço fora outros problemas extra futebol, já estão ambas legalizadas e tem-se visto cada vez menos o seu nome envolvido em incidentes. Sporting. neste momento tem 3 claques oficiais, torcida verde ( ao que consta a claque mais antiga do pais), juve leo ( a ala mais radical e que segundo dizem alguns elementos tem ligações a movimentos nazis) e a mais recente o directivo XXI ( que foi formada a partir de ex membros da juve leo) e neste momento também já se encontram todas legalizadas. Benfica: tem 2 claques, os no name boys e os diabos vermelhos e são dos 3 grandes as únicas claques não legalizadas e têm sido nos últimos anos elementos destas claques que têm estado envolvidos nos mais graves incidentes(p ara além de que os elementos das 2 claques não se puderem ver a frente tal é o ódio): caso do very light no jamor que vitimou um adepto do Sporting, a barbara agressão aos hoquistas do porto e mais recentemente o incendiar um autocarro que transportava adeptos portistas ,entre outros casos com recentemente membros dos no name que foram detidos por posse de droga e armas. não é por serem deste ou daquele clube, mas acho que todas as claques deviam se legalizar já que é sabido que em todas ou quase todas existem membros considerados perigosos. e vocês que acham deste assunto? fiquem bem que eu também até amanha 28 days remaining

3 comentários:

Ruim disse...

Caro amigo..
Legalização das claques: SIM!!!
E porque??
claro, tem os prós e contras.
Legalizadas sim porque se assim for é obvio e nota-se que a violencia é menor nos estádios e arredores. Legalizadas sim, para os clubes poderem apoiar, ceder os tais espaços para sedes, etc!! Mas agora é assim.. não sei em que termos as claques são legalizadas, e sabes porque? Porque o eterno problema no nosso pais, as leis. Sim llegalizadas, mas imagina que são legalizadas e pronto, deixa andar.. assim não.. legalizadas, mas com todos os menbros da claque registados com tudo, incluindo como obvio cadastro. tambem ajudaria nessa legalização as forças de segurança, que saberiam ao certo com o que contar, quem está, quem não está, quem tem cadastro, quem está interdito de ir ao estadio, ou seja, varias situações.
Isto realmente é um caso para mangas onde muita tinta rola, mas uma coisa é verdade..
Sitas-te ai um caso das claques do benfica e muito bem. Eu tenho o meu clube, mas merdas dessas por favor não, é que a sensação de que fiquei nesses incidentes ao autocarro dos jogadores de hoquei do porto e de adeptos é pura e simplesmente por odio ao proximo, a uma cor.. Isso é absurdo e elementos da claque são identificados como os agressores devem ser espulsos da claque, espulsos dos estadios e pavilhões, se a claque nada fizer contra essas pessoas, que estão associadas a claque, emtão deveriam ser tambem punidas. Para não falar tambem que as claques do benfica, as ditas "melhores", nem se podem ver por perto..
Enfim, tambem ficava para aqui a falar, mas fica a minha ideia sobre o caso.
Abraço

Unknown disse...

concordo com legalização das claques..
Hooligans é lá no UK... e é melhor deixa-los ficar lá.
Meu benfica perdeu... :(
Não vejo necessidade nenhum para haver violência entre claques.. isso é tudo culpa das pessoas e não do desporto em si. São as pessoas que fazem as claques, e não o contrário. Se bem que em grupo um indivíduo torna-se mais agressivo..
gente...Paz!! paz!!

P.S: riga.. coloco certas coisas em inglês no meu blog pois tenho amigos estrangeiros e tb pk ja tive muitas visitas do estrangeiro

Anónimo disse...

Há gente fudida dos cornos.
Desculpa-me a linguagem.