segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ter filhos será um entrave hoje em dia

Olá pessoal




Hoje vou falar sobre algo que já vi falado , embora superficialmente, em alguns blogs e mais recentemente também foi abordado tema na televisão.



Como sabem, com a crise, a dificuldade em arranjar trabalho, as pessoas cada vez mais tarde se juntam ou casam e têm filhos, alias estes muitas vezes já não são prioridades, como aconteciam há algum tempo atrás.



Muitos casais ou têm filhos tarde ou simplesmente não os têm, quer seja por acharem que não têm condições , quer seja por acharem que não possuem aptidões para tal, mas também porque a chegada de um filho , pelo menos nos primeiros tempos podia impedir as saídas a dois ou sozinhos, para a noite, ou mesmo fins de semana fora, como ouvi no debate as pessoas têm tendência tornar-se mais egoístas e não estão dispostas a abdicar de certas “mordomias”.



No nosso pais tem-se verificado um envelhecer da população e uma quebra na natalidade e este acentuar de atitudes pode ter contribuído para isso.



Pessoalmente, admito que gostaria um dia de ser pai e mesmo de casar( apesar disto não ser fundamental hoje em dia),e apesar de saber que por exemplo a adopção também é um cenário possível, acho que seria um caminho a seguir na eventualidade de não poder ter filhos naturalmente, e digo isso porque gosto de crianças.



Fiquem bem que eu também até amanha

6 comentários:

Betty_boop disse...

Gosto muito de crianças mas o facto é que nunca quis ter filhos, tenho a sorte do companheiro não querer também. Não é pela crise, dificuldades económicas nada exterior. Simplesmente sou uma pessoa que valorizo muito mais a carreira profissional,o companheiro igual, trabalho em dois hospitais e uma clínica por turnos e dá uma trabalheira de horários ( ser médica não é fácil-como muita gente pensa)trabalho a 80 km do companheiro, temos cada um sua casa porque ele trabalha sem horário fixo nem local certo. Uma criança deve ter um lar, um acompanhamento permanente Assim tenho a vida para me orientar livremente, não precisei de casar para ter segurança nem benefícios fiscais e nunca me imaginei noiva ou assumir compromissos...um papel nada me diz para eu gostar de quem gosto.É muito egoísta a decisão de não ter filhos?????
Recentemente uma escritora francesa verbaliza o que muita gente pensa, mas que ninguém tem tomates para dizer em voz alta. Porque é feio. Porque vão pensar que somos uns insensíveis. Porque é impensável. Porque é pecaminoso. E porque no fim de contas, parece que andamos por esta terra só com o fito de perpetuar a espécie....
Mas sou alguma galinha de aviário ou quê? Será que não tenho o direito de escolher sem ser mal vista, se quero ou não perpetuar os meus genes?
Não tenho vida para passar a pôr ovos indiscriminadamente só porque os outros acham que esse é o meu papel na vida? Não!
Acho que não possuo o que chamam de “instinto materno”. Não o possuo e não pretendo desenvolvê-lo.E aliás, pra mim, não existe isso de “sem querer”, de “acidente”.
Existe pílula anti-concepcional e pílula de emergência.
Não existem “acidentes”.
Afinal, a probabilidade é de que eu continue solteira para o resto da vida e só trabalhe mesmo. Eu sei que esse é o meu destino. Já aceitei isso. Pois bem. Paciência.
MAS admito que `Conviver com crianças faz bem saúde mental de qualquer um. Crianças são o que fazem a vida valer a pena.A sua energia nos energiza. Lidar com crianças faz-nos sentir mais vivos, em contato com o nosso tempo, por dentro das gírias. Eles nos lembram quem somos, o que fomos e o que nos tornamos.
MAS acordar de madrugada e não ter mais privacidade com meu companheiro…Não ter liberdade de ir onde quero quando quero junto ao meu companheiro. Sei não, mais isso não é pra mim. Sou quase uma Workaholic, cheia de planos para o futuro..Estudar, estudar….Quero-me garantir profissionalmente..quero viajar nos tempos livres, quero
dormir decentemente, quero fazer TUDO que me faça mais feliz!

Reclamo o direito de viver de acordo com os meus princípios e reclamo que esses princípios sejam respeitados mas, principalmente, reclamo que PAREM de me chatear com a história de ter filhos!
TENHO VONTADE DE SAIR,VIAJAR, CURTIR MINHA VIDA, FICAR COM QUEM EU QUISER.

ritinhaa disse...

Caro Riga,

É verdade que não será a melhor altura para ter filhos... Mas já houve pior !

Para mim, se acontecer aconteceu! Sempre me vi com um menino nos braços, e independentemente do futuro, será sempre meu filho! Quer eu esteja com o pai do meu filho ou nao!


Há quem fale em nao querer ter filhos, eu aceito e compreendo.

Mas perder um filho é algo muito mau, vai por mim.

E espero um dia ser tia an ? :P

Aqui por estes lados!

Abraço

Sofia disse...

Bemmm. Eu concordo com tudo que a betty_boop escreveu. Quanto a mim, os motivos para achar que não vou querer ter filhos (e atenção que eu digo achar que não quero, porque o meu relógio biológico um dia pode lembrar-se de funcionar e aí quem manda é ele...) prendem-se com várias coisas. Para começar, acho que o meu instinto maternal é quase nulo e já escrevi sobre isso no blog, não tenho jeito para crianças, e muito menos para bebés. Depois, a ideia de pôr uma criança que não pediu para nascer no mundo em que vivemos hoje em dia parece-me algo irresponsável - isto para mim, que vejo o mundo à minha maneira. Não estou a dizer que quem tem filhos é irresponsável, atenção, não é nada disso! Estou a falar em relação a mim apenas, eu acho que seria irresponsável ao fazê-lo, devido à visão que tenho do mundo. E por fim, discordo totalmente que ter uma vida a dois, saídas a dois, viagens, etc., sejam mordomias. São direitos, escolhas, acima de tudo. E não me cabe na cabeça a ideia de que é egoísmo não ter um filho por causa destas coisas. Afinal de contas, se eu pensasse assim e tivesse um filho na mesma, estaria a ser o quê? Cada um tem as suas prioridades. Eu simplesmente não me imagino a perder noites de sono para dar de mamar a um bebé, a não poder ter férias decentes ou saídas a dois se não tiver onde deixar o filho, a deixar de ter momentos privados com o meu companheiro sempre que me apetecer e onde me apetecer. Por que raio haveria eu de abdicar disto tudo se nem faço questão de ser mãe? Não faz sentido...

Dezperado disse...

Bem pelos comentários que aqui leio, se a vossa mãe tivesse esse pensamento, não estariam aqui a escrever tantas tangas.

Um coisa é não querer ter filhos. Outra coisa é dizer que o filho iria só atrapalhar a vida do casal. Deixavam de ir de férias? Porque? Já deviam saber que os nos hoteis também entram crianças. Deixavam de sair à noite? Epá casais que não tem filhos, apartir dos 35 tambem deixam de sair à noite.

O problema dos casais hoje em dia não terem filhos assenta apenas no egoísmo. As pessoas cada vez mais só pensam nelas próprias e só olham para o próprio umbigo. É uma maçada ter de acordar a meio da noite, é uma maçada ter de trocar fraldas...mas ainda bem que nem toda a gente pensa assim.

Uma coisa é não querer ter filhos, há que respeitar a opção de cada pessoa, agora deixem é de inventar tangas para se desculparem de serem tão egoístas.

Betty_boop disse...

Dezperado,já não fiz esta opção na semana passada, não é por egoísmo simplesmente o meu companheiro tem horários opostos aos meus, trabalha e tem casa a 80 km..trabalha sem horários fixos, está a tirar terceira licenciatura, eu faço especializações dentro do que faço para ir subindo na carreira..não trabalho com horários fixos, tanto estou numa clínica sábados, como no Hospital nas urgências ou noutro só na parte de neurologia das 8 da manhã às 8 da noite ou vice vers). Terei condições para educar, ensinar ou simplsmente estar com um filho???? Respeito e admiro quem os tem mas eu simplesmente com o meu companheiro de sempre temos HOJE OUTRAS PRIORIDADES QUE UM FILHO NUNCA MAS DARIA.
Além disso a população aumenta com certas etnias....e nunca tive sonho de casar nem tenho instinto materna...Não mandem bitaites sobre opiniões de quem não conheçam... fica muito mal opinar sobre vidas dos outros sem a conhecer verdadeiramente!

Dezperado disse...

Betty_boop

Não percebeu bem o meu comentário.

Perceba que não tenha tempo para ter e criar um filho. Isso eu compreendo.

Agora não compreendo quando diz frases como estas:

"MAS acordar de madrugada e não ter mais privacidade com meu companheiro…Não ter liberdade de ir onde quero quando quero junto ao meu companheiro. Sei não, mais isso não é pra mim."

Os filhos não ficam eternamente com 1, 2 anos...também crescem!