Muitas vezes para alertar para alguma coisa realizam-se campanhas de choque.
Por exemplo, no nosso país, nos maços de tabaco, aparecem frase a dizer que “fumar mata” entre outras coisas, e já foi sugerido que se colocasse imagens de pulmões com cancro.
Alias acho que no nosso pais, as campanhas de prevenção, são demasiado soft, talvez a mais complexa tenha sido a que mostrava um jovem que tinha ficado paraplégico e com problemas nos dedos e que mostrava como é que ele por exemplo fazia para abotoar uma camisa.
A nível da condução, hoje em dia já não é apenas o álcool e a velocidade a causar acidentes, também a utilização de telemóveis (quer a falar, quer em especial a enviar mensagens) são uma grande causa de acidentes, devido à distracção que causam.
No nosso país não existe esse tipo de campanhas mas lá fora existem e são bem demonstrativas do que pode acontecer.
De seguida vou colocar aqui um vídeo de uma campanha belga, que basicamente, o que acontece é numa escola de condução, o instrutor diz que para se poder conduzir, o examinando tem de conseguir escrever uma mensagem no telemóvel sem erros e ao mesmo tempo conduzir e contornar obstáculos (claro que isto é feito em parque fechado, algo que seria interessante fazer no nosso pais, pelo menos nas primeiras aulas, antes de ir enfrentar o transito a sério)
(Uma pequena nota. Existe outro vídeo de uma campanha inglesa, que é do mesmo género, mas muito mais explicito, que eu queria colocar também aqui, mas não o encontrei)
6 comentários:
Sim devia haver mais campanhas deste tipo e terapias de choque e nem era preciso que passassem todas nos meios de comunicação. Por exemplo, jovens que começam a andar no mundo das drogas serem obrigados a visitar centros de desintoxicação, terem contacto com pessoas que estão já no fundo do poço e ouvirem os seus testemunhos, para verem a degradação a que se pode chegar. Ou jovens que são apanhados a conduzir a alta velocidade serem obrigados a ir aos hospitais visitar vitimas de acidentes rodoviários.
Já no caso das imagens com imagens com cancro nos maços de tabaco não sei se iria surtir efeito. Eu não sou fumadora mas imagino que o pessoal ia continuar a comprar tabaco e depois colava um autocolante à frente da imagem ou guardava os cigarros noutro sítio para não ter que estar a olhar para aquilo todo o dia.
-ana
ana
essas sugestões que dás são muito interessantes.
repara neste caso desta campanha que aqui coloquei e nso comentários que os alunos fazem. é que é de quem não tem noção das coisas, sem experimentar as consequencias
Ás vezes ver ao vivo e a cores consegue ter mais impacto do que ver uma imagem/vídeo na tv, até porque hoje em dia uma pessoa não pode acreditar em tudo o que vê na televisão.
Imagina também a seguinte situação hipotética: a tv passava e estar cheia de anúncios de sensibilização e ainda mais violentos em todos os intervalos da programação; na rua era cartazes com este tipo de pub em todo o lado. No início até nem digo que não ia resultar, mas às tantas o pessoal habituava-se e com o tempo já não levava aquilo tanto a sério.
-ana
ana
nisso concordo, e esta campanha acho que foi bem conseguida, porque fez as pessoas antes de tirar a carta, passar pela situaçao( mesmo que num ambiente controlado)
havia outro anuncio que nao consegui encontrar que foi feito em Inglaterra( e acho que lá passaram na TV), sobre este tema, que era de umas raparigas num carro que tiveram um acidente, por escrever SMS em andamento, e as imagens era explicitas do ponto de vista do impacto e de tudo o que lhes aconteceu durante o acidente.
Fazem-se poucas publicidades de terapia de choque, mas ainda se fazem. Uma das publicidades que mais me marcou foi esta:
http://www.youtube.com/watch?v=-Uy0dTN7Prk
Esta publicidade ganhou um prémio a nível europeu de melhor publicidade.
E existem outras que eu não consigo encontrar, mas a mais marcante foi uma que passou há uns dois meses atrás de uma miúda que está deitada no quarto, ouve-se vozes que parece virem da tv. Mas afinal são os pais a gritar e ouve-se o pai a gritar com a mãe e a miúda esconde-se dentro do armário.
Existem também da APAV:
http://www.youtube.com/user/APAVportugal
Deves-te lembrar daquele das flores, que existem mulheres a receber flores durante a vida.
Dany,
realmente essas publicidades desses links que deixas-te estão muito bem conseguidas, não deixam ninguém indiferente.
Enviar um comentário