quarta-feira, 2 de maio de 2012

Riga Debates # 129 Ascensão da extrema direita na europa: um problema?

Olá pessoal

Sejam bem vindos a mais um Riga Debates


Com a crise a nível europeu e com as muitas medidas de austeridade, é normal começar a existir um desagrado com a política dos partidos mais tradicionais.




Este factor pode fazer com que partidos mais extremistas (normalmente de extrema direita) consigam ganhar mais votos ao apoiarem os seus discursos nos jovens e nas pessoas desempregadas.



No próximo fim de semana, vão acontecer eleições quer em França, quer na Grécia e se no primeiro caso temos um confronto entre partidos mais tradicionais na 2º volta, quer Hollande, quer Sarkozy, terão de “vender a alma ao diabo” para conseguir os votos do partido de extrema direita de Marine Le Pen, que ficou em 3º lugar na primeira volta com cerca de 17% dos votos.



Já na Grécia, o fenómeno poderá ainda ser mais extremo e perigoso, já que apesar dos partidos mais tradicionais (e que têm estado no poder) estarem, na frente e com uma pequena maioria, poderem vir a governar em conjunto, o partido de extrema direita (que é declaradamente nazi, idolatra Adolf Hitler, e defende, entre outras coisas, a colocação de minas nas fronteiras, para evitar a entrada de estrangeiros), pode conseguir eleger alguns deputados para o parlamento grego.



Acham, que é um perigo para a Europa o regresso deste tipo de partidos ao poder (relembrar também, que o recentemente o governo holandês caiu devido a pressões e não ter conseguido chegar a acordo com o partido de extrema direita)?



Pudera, no nosso pais acontecer algo semelhante, ou os partidos extremistas por cá não têm tanta força?






Fiquem bem que eu também, até amanha

10 comentários:

joão disse...

Vai ser um post que não vai trazer comentários nem respostas, pois o que dizes já TODA A gente informada o sabe!

Aliás ao escreveres isto estás a contradizer uns posts atrás... se os países estão em crise.. a austeridade é mais que necessária. Esqueceste-te é que países como a Grécia e portugal não interessa o governo ( esquerda ou direita..) assinou-se um contrato e os governantes sejam eles de esquerda ou direita vão ter de cumprir! O povo só tem de contestar que com estas medidas perde direitos que foi conquistando ao longo de décadas. A ver... ontem foi o 1º de Maio ( sabes que foi um direito que os trabalhadores conquistaram..) e o que se fez? Foi-se ao Pingo Doce fazer compras obrigando os trabalhadores a trabalhar e se não o fizessem estariam sujeitos a represálias... achas correcto? Lá vais tu alegar que o país precisa de trabalhar... e eu volto a repetir... estamos então na China? Onde se trabalha 16h por dia sem direitos.. e assim a China é uma das grandes potências mundiais.. sim mas os trabalhadores são PESSOAS...com direitos a descanso.

Riga/V-1-Boy disse...

joao

esqueceste-te de um promenor, existem paridos na grecia que já afirmaram que se estao a lixar para o tal contrato e que o irao rasgar se ganharem( partido comunista e o Be lá do sitio), sim podes me dizer que é falar para ganhar votos, mas curiosamente estes partidos estão a subir( tal como o partido nazi) e cá pelo contrario não, porque ninguem os leva a serio( alias o nosso pais no meio disto tudo é onde as pessoas têm juizo, porque o pcp e o BE são conhecidos por ser apena do contra e utopicos e por isso ninguem os leva muito a serio e , felizmente, a extrema direita cá tem pouca ou nenhuma força)

quanto á segunda parte lamento te informar, mas estas enganado: quem foi trabalhar no Pingo doce não foi obrigado nem foi ameaçado com represalias( é melhor pesquisares por exemplo nas redes socias comentarios e testemunhos de funcionarios), muito pelo contrario: foi quem quis, receberam a triplicar, vão ter direito a uma folga extra e tambem eles terão direito a compras a 50% de desconto.

( como se calhar não acreditas, ponho aqui um desses posts que encontrei no facebook, mas irei tentar falar com um amigo meu que trabalha no pingo doce e peço-lhe para ele passar por aqui ou para me dizer se foram ou nao obrigados)


"COMENTÁRIO DE UM FUNCIONÁRIO DO PINGO-DOCE RELATIVAMENTE ÀS NOTÍCIAS DO DIA DE HOJE! LEIAM SE PUDEREM...

O meu nome é Paulo, sou funcionário de caixa na empresa Pingo Doce e venho comentar o seguinte:

Não fui obrigado a trabalhar! Fui trabalhar de boa e livre vontade e acredito que a maioria dos funcionários foram t...rabalhar de livre vontade.
Não houve ameaças nenhumas na loja onde trabalho. ninguém foi ameaçado!
A ignorancia de certas pessoas revela-se quando dizem que "estes funcionários" são humilhados...pois enganam-se e defendo o meu patrão.
Talvez muita gente não saiba, existe acções de ajuda por parte da empresa a vários funcionários com graves situações sociais e de saude.
Não me sinto nada desagradado por ter trabalhado neste dia de confussão, em que vi o desespero em que se encontram a maioria dos portugueses, que por mais que pudessem levar os mais variados produtos, obtaram por levar na maioria produtos de primeira necessidade (leite, azeite, açucar, fraldas, etc.).
Em vez de se criticar estas acções, deviam era de se deixarem de "politiquices mesquinhas".
Ouvi falar em Dumping...e os 75% em cartão de outras superficies não será?
Não será Dumping cobrar 20€ de taxa moderadora a quem precisa de ir a uma consulta de urgência ao hospital?
Deixem de ser hipocritas.
Irei trabalhar sempre que me for solicitado, porque é disso que este meu pais precisa...é de trabalho!"

Riga/V-1-Boy disse...

*partidos

João disse...

Então eu respondo-te com outra notícia:

" Entretanto, em comunicado o CESP afirma que os "trabalhadores de empresas da Grande Distribuição, nomeadamente do Pingo Doce e Continente, estão a ser ameaçados de marcação de falta injustificada se não forem trabalhar no dia 1 de Maio"."

in " Diário Económico"

Uma ausência total de clientes as estes super mercados, seria reenvidicar o direito dos trabalhadores ao 1º de Maio . Quando o povo se unir (e isto não tem nada a ver com politiquices mas sim com o respeito que os trabalhadores merecem) aí sim este espezinhar irá abrandar ou acabar. Lembra-te, que agora será o dia do trabalhador e logo a seguir será o dia de Natal, Ano Novo etc. Pensa bem, não vão fazer compras dia 1, não estarão a fazer um favor aos trabalhadores mas a todos nós portugueses que devemos exigir que nos respeitem.

Como é óbvio um trabalhador nunca iria falar mal do patrão e das coisas como elas estão. Ai do funcionário que não defender o patrão nos dias de hoje! Há empregos que se exige trabalho nestes dias... polícia, hospitais.. agora lojas?? poupa-me e como te disse hoje qualquer pessoa que tenha emprego vai trabalhar nem que seja no dia da morte do pai. A necessidade e ser lambe-botas está instalada há muiyto no nosso país! tal como tu o funcionário até termina a dizer " Irei trabalhar sempre que me for solicitado, porque é disso que este meu pais precisa...é de trabalho!"...pudera!

Queres outra opinião tirada do DE?

"Por incrivel que a muitos possa parecer, sou funcionario de uma loja pingo doce, e estando eu como milhares de portugueses em situação percaria, fui convidado a ir trabalhar no dia 1 de maio, pois caso contrario seria-me atribuida uma falta injusticada. ou seja. ou vou trabalhar porque eles " MAMÕES QUEREM " ou o mais provavel será não haver renovação de contrato. infelizmente não é a primeira vez que tal acontece neste hipermercado, pois ja a minha mulher cá trabalhou durante os ultimos 2 anos e no ano passado depois de não ter aceite as condições para o dia 1 de Maio " possivelmente " já não lhe foi renovado o contrato. É lamentavel chegarmos a este ponto. Ja sei que provavelmente o meu contrato não vai ser renovado , pois dia 1 não vou."


E como estes milhares de funcionários o fizeram... se fosse algo normal não haveria tanta notícia.. e olha que pouca gente foi a favor!

Que respeito houve com os trabalhadores? Quando faço compras gosto de pagar o preço justo e pensar nas condições de trabalho dos funcionários. Tanto dia para fazer esta iniciativa e fazem-na logo no dia 1 de Maio...e tu até concordas....

joao disse...

Isto só demonstra a falta de respeito pelos trabalhadores destas grandes superfícies. Porque não ter feito esta promoção no dia 2 de Maio? Estamos dia para dia a retroceder neste ambiente. Ficamos cada vez mais pobres em tudo.

Só lamento que gente destas sem coluna vertebral e sem um pingo de dignidade exista. Em vez de boicotarem a ida aos hipermercados para defenderem os legítimos direitos dos seus trabalhadores e por acréscimo os seus abdicaram deles por meia dúzia de euros que pouparam nas promoções de alguns produtos.

E assim se perdem direitos dos trabalhadores.. o medo de desemprego...o país transformado num UGANDA..numa SOMÁLIA...por uns quilos de arroz e massa! E chamas a isto um país civilizado! ê as notícias.. mas lê tudo e depois tiras as tuas conclusões sem dizeres coisas como "

" foi quem quis, receberam a triplicar, vão ter direito a uma folga extra e tambem eles terão direito a compras a 50% de desconto." onde leste isso??

Portugal não tem um povo... Tem gado, os tipo do poder até se riem a ver a manada a ser a assim conduzida. 1º de Maio 2012 assim faz parte do processo de escravatura que já está em marcha...

Vês uma coisa destas num país civilizado? Num dia comemorado por todo mundo?? Conta-me se na Finlândia, Holanda, Alemanha entre muitos houve algum empresário a fazer isto? Pois.. mas aqui .. até há pessoas como tu que acham normal e até apoiam!

joão disse...

E a sério começo a ficar farto de responder a idiotices vindas de quem nem trabalha. Acho que o melhor é apagares os comentários e ficares com as tuas ideias. A sério esquece! Terminei aqui hoje as minhas intervenções!

Riga/V-1-Boy disse...

joao( da letra minuscula, que nao sei se é o mesmo)

onde li aquilo? pagina do facebook do jornal publico se nao me engano, comentario feito por uma mulher que trabalha no pingo doce.

o Joao cita algo dito, por....um sindicato, afecto aos tipos que estao contra tudo e todos: cgtp

e eu já trabalhei em supermercados e fui trabalhar num feriado e até num domingo, quando nao tinha de trabalhar, fui lá fazer a manha,a pedido da chefe. para mim os feriados sao dia como outros quaisquer, coma diferença que quem trabalha nesses dias ganha a dobrar o triplicar e hoje em dia sim o que paga as contas é o trabalho, nao sao as manifs nem as greves

João disse...

Riga talvez por isso estejas desempregado! Não reclamas direitos que tens.. trabalhar aos domingos, num feriado "normal" tipo 5 de outubro, 1 de dezembro, e tantos outros... não seja assim tão grave. Agora aproveitar-se do DIA DO TRABALHADOR para fazer os funcionários do Pingo Doce trabalharem...parece-me muito mal. mesmo muito mal. Se tinham intenção de fazer a promoção qualquer outro dia o podiam fazer! NENHUM PAÍS CIVILIZADO o faz. Se achas bem...é a tua opinião. Mas em todas as redes sociais, jornais, televisões ninguém me pareceu favorável a esta iniciativa. E essa de prometerem vencimento a dobrar só vem confirmar que não era dia para trabalhar! Seja de direita ou esquerda.
Logo no dia 1º de Maio? E os trabalhadores? Alguém pensou que ficariam numa situação de semi-escravatura, além da insegurança a que foram sujeitos? Um único dia como este, equivale a quantos dias de trabalho? E assim concluo: a empresa Jerónimo Martins pode fazer o que quiser neste País, basta acenar com umas promoções, que a miséria se levanta e segue.
Repara que não foi um dia de trabalho normal.. mas sim de um dia de trabalho redobrado. Se trabalhasses no Pingo Doce 8 horas por dia.. ficarias satisfeito de trabalhar 12h sem parar.. porque não foi dia normal, ou não viste as notícias?
No Dia do Trabalhador, os funcionários do Pingo Doce não só não tiveram direito a gozar o feriado, como foram obrigados a trabalhar mais que o habitual e durante mais horas.
Por alguma razão a ASAE já está a tratar do assunto!

Mas pensa como quiseres... achaste bem? Eu não!

Riga/V-1-Boy disse...

joao

os empregado do pingo doce, nao foram obrigados a trabalhar.
ja o ano passado o pingo doce abriu nesse dia.

mas sabes um cena engraçada: ninguem fez publicdade directa a esta promoçao: apenas nas lojas foi afixado de vespera que ia existir essa promoçao e os funcionarios das lojas ficaram responsaveis pelo passa palavra.

é apenas existe confusao com isto, porue a oposiçao e os sindicatos queriam aproveitar o 1º de maio para com as manifs fazerem confusao e com isto as manifs praticamente passaram ao lado.

ps: e com esta conversa sobre o pingo doce, o tema do post ficou para 2º plano.lol

Anónimo disse...

Seria muito útil leres:
http://amorumlugarestranho.blogspot.pt/2012/05/eu-tambem-tenho-de-falar-do-pingo-doce.html