terça-feira, 8 de maio de 2012

Legalize it.......not

No fim-de-semana, estava a ver televisão, e ao fazer zapping nos canais de notícias (já não me recordo qual), estava a dar uma reportagem de uma manifestação que aconteceu em Lisboa (e não sei se em mais algum lugar), que apelava à legalização da cannabis.




Algumas centenas de pessoas, com cartazes e tudo o mais, mas o que me chamou a atenção na reportagem foram as entrevistas que fizeram a varias pessoas.



Primeiro, falou um rapaz da organização, que falou dos benefícios, quer para o governo (pelos impostos cobrados), quer para as pessoas, porque podia ser um remédio tradicional. E achava que cada pessoa podia cultivar cannabis e podia existir, tal como na Holanda lojas em que vendem as pessoas (curiosamente essas lojas irão ser restritas a pessoas holandesas já este mês).





Depois falaram mais 3 pessoas e a minha dúvida foi qual das 3 estava mais pedrada.



Uma mulher com chapéu hippie a queixar-se que 5 graminhas por dia a cada pessoa faz bem, e que os “bófias” eram maus, porque sabiam onde eles iam preparar os charros e iam lá implicar com eles, em vez de andar atrás de carteiras. Mas o mais chão de tudo para esta senhora era que os bófias nem os prendiam, mas ficavam com os charros.



Depois apareceu outro, muito sorridente, que já não podia viver sem charros, e que fumava no mínimo 2 por dia, e que deviam legalizar, tal como o álcool, porque ele gosta de fumar charros e beber álcool (confusos? Pois, eu também).



E para o final, ficou o mais hilariante, um tipo que parecia irmão gémeo do Zé Pedro dos Xutos, e que estava mais a rir do que a falar, e que só sabia dizer que os charros eram a melhor coisa da vida dele.



A serio, se querem legalizar o cannabis, não deixem este tipo de pessoas falarem aos jornalistas, é que ai talvez os levem a serio.



Mas também, com tanto assunto importante para tratar no nosso pais, só espero que o bloco de esquerda, não aproveite para levar um projecto de lei á assembleia sobre isto esta semana, aproveitando a embalagem da manifestação.

4 comentários:

Dany disse...

Eu sou a favor de legalização. Não tenho tempo para deixar aqui um comentário maior e explicar todas as razões, mas não fazia mal essas drogas leves serem legalizadas. O alcóol e o tabaco são drogas leves e qualquer pessoa (a partir de uma certa idade, às vezes ainda antes da idade que podem) tem acesso a elas. Se tivessem acesso a essas drogas leves, muito do tráfego iria acabar, os traficantes já não iriam vender isso. E muita gente que tem doenças terminais precisa dessas drogas, alivia, e acho muito mal terem que passar multas a essas pessoas.

Imagina o dinheiro que se poupa e que pode ser utilizado para outros fins.

E o que é proibido as pessoas consomem mais, querem descobrir o que é.

Riga/V-1-Boy disse...

Dany

sinceramente, eu nao queria transformar o nosso pais numa nova Holanda, em que o pessoal vai lá exclusivamente para comprar e consumir droga( tanto que é por isso que eles avançaram com as recentes transmissoes)

e quanto ao aliviar as dores,existem analgesicos para isso e têm a vantagem de terem receita medica e serem legais.


e legalizar, para ver aquelas figurinhas que vi na reportagem, mais vale estar quieto, e mesmo que eventualmente legalizem,que tenham uma carga fiscal igual ao superior ou alcol e tabaco(se são tão legais quanto isso), mas isso teria um problema. achas que os traficantes e consumidores iam pagar impostos sobre isso? pois....eu também não.

Anónimo disse...

Eu não vi a reportagem mas já estou a imaginar. É bem possível que eles tenham feito umas 10/15 entrevistas e seleccionado as 3 mais "interessantes".

Eu não sou a favor da legalização porque me parece que o tráfego não iria acabar, podia diminuir ligeiramente mas acabar não, os traficantes iriam virar-se para as drogas mais pesadas.
Não concordo com o argumento do ser bom para o estado por serem cobrados impostos, porque para mim isso não é argumento aceitável quando estamos a falar da saúde das pessoas (que legalizem a prostituição se quiserem, e que cobram impostos daí).

Mas sim concordo que pessoas com doenças terminais que precisassem mesmo de usar as drogas o pudessem fazer legalmente e sem terem que pagar multas.

-ana

Riga/V-1-Boy disse...

ana

eu acredito que eles entrevistaram mais gente e provavelmente a maioria, estaria no estado em que o primeiro rapaz(o da organizaçao) falou, ou seja sóbrio.

agora não abona muito a favor da causa,entrevistarem pessoas mocadas.

quanto ao resto, acho que nao vao dar a um doente terminal canabis para atenuar a dor, existe algo que se chama morfina, que é legal, para isso.

também tocas no pormenor interessante: o legalizar a prostituição: eu acho que isso seria mais benefico, inclusive para a saude publica do que isto do canabis. lembrast da historia de abrirem um hostel em lisboa, para as prostitutas irem para lá e terem condiçoes de higiene e ai foi tudo contra? pois....