quinta-feira, 17 de maio de 2012

Grecia: dar a hipotese de decisao a "burros" é um grande problema

Neste momento a Europa assiste preocupada (mas com umas pipocas na mão), a mais um capitulo de uma tragédia grega realizada e protagonizada, pelos próprios gregos.




Eu sei que vamos para novas eleições e o Syriza (o bloco de esquerda lá do sítio), é capaz de ganhar aquilo, mas o que tem passado na Grécia é no mínimo surreal.



Tinham um primeiro plano de austeridade, no âmbito do empréstimo que pediram ao FMI, que não cumpriram e pediram para renegociar, renegociaram um novo acordo e viram 60% da divida perdoada. Claro, que supostamente para receberem os cheques teriam de fazer certas coisas, que não fizeram, e entretanto chegaram as eleições e “inteligente” povo grego, resolveu fazer a brincadeira de votar em toda a gente possível e imaginária, incluindo os nazis (que são fixes porque também fazem acção social).



Resultado os 3 primeiros partidos não conseguiram formar governo: o que ganhou, só conseguia juntar o PS local e mais ninguém, o PS local apenas conseguia um partido pequenino e não o outro principal partido e o Syriza, bem esses não conseguiram arranjar amigos, porque ninguém, nem o partido comunista local quer alguma coisa com eles.



É que estes meninos, mesmo ganhando, estão muito longe da maioria (é que os gregos estão a pensar repetir a brincadeira da primeira vez), e ninguém está interessado em se coligar com eles, já que eles dizem que rasgam os acordos com a troika, o que significa que no espaço de um mês ou menos, acabasse o dinheiro: e ai ou eles portam-se bem, engolem o orgulho e cumprem as cenas da troika ou saiem porta fora do euro e provavelmente da união europeia.



O cómico disto tudo é que os gregos não querem sair da zona euro, ou seja querem lá ficar, mas preferem ser caloteiros e receber dinheiro sem cumprir o acordo para receber esse dinheiro.



Por exemplo, a diferença para o nosso pais é que nos cumprimos tudo, o que significa que caso seja preciso irão nos dar a mão, e até as agências de notação já reconhecem que estamos num bom caminho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um post completamente fora de contexto e desculpa lá, uma total ausência de informação. Já imaginaste a Grécia fora da zona Euro? as consequências para o resto dos países, incluindo Portugal, Espanha e Itália?
Isto até pode ser apagado mas sugiro que antes de escrever isto(!) te informes melhor e não fales de assuntos que não dominas!

Riga/V-1-Boy disse...

anonimo (12.57)

volta a ler os 2 primeiros paragrafos, eu lá digo que a europa está preocupada, mas neste momento apenas pode assistir de cadeirao a esta autofagia grega.

depois no resto do post falo dos resultados das eleiçoes e das ideias mirabolantes ue o BE lá do sitio tem.

é que cerca de 80% da populaçao quer permanecer na zona euro, mas nao sao inteligentes o suficiente, para entenderem que se nao cumprirem o acordo, se o rasgarem como o Syriza, quer saiem da zona euro em 3 tempos e completamente com as contas a zero