quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Riga Debates 56-Excessos dos jovens : O tabaco

Olá pessoal

Sejam bem-vindos a mais um Riga Debates. Continuando nos temas iniciados na edição da semana passada, vamos esta semana debater mais um “excesso da juventude”, de hoje em dia: o tabaco.




Confesso que não sou daquelas pessoas que fica muito incomodada quando alguém fuma a meu lado (desde que respeitem o meu espaço e tenham cuidado para onde vai o fumo), é um direito que têm e respeito isso.



Apesar de ao longo do tempo ter tido nas várias turmas, alguns colegas que fumavam (grande parte pessoal mais velho), nunca quis experimentar e felizmente nunca me tentaram forçar a tal.



Curiosamente, o que fui vendo ao longo do tempo, contraria um bocado um estudo que vi nas notícias recentemente, que dizia que hoje em dia as raparigas fumam mais que os rapazes.



Acho que muitas vezes o começar a fumar tem muita influencia dos amigos, e para não se ficar atrás e querer se mostrar muito adulto, começam a fumar. Uns é só mesmo para experimentar e não chegam a viciar, outros viciam, e depois torna-se muito difícil largar esse vício.



Esta semana gostava de abordar este debate de maneira um pouco diferente: gostava de saber o que na vossa opinião leva um jovem hoje em dia a começar a fumar; se forem fumadores o que os levou a começar a fumar, se não forem se já alguma vez experimentaram, ou gostavam de experimentar a fumar.




Fiquem bem que eu também, até amanha

4 comentários:

palhaço disse...

Sou fumadora..de 40 cigarros diários.. depois explico a estupidez que me levou a começar a fumar aos 20's..

palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sofia disse...

A maior parte dos jovens começa a fumar por influência, sim... por curiosidade, porque estão na idade de experimentar, porque os outros experimentaram... e depois fica o hábito, porque a nitocina vicia e o acto de fumar torna-se um hábito. Experimentei aos 12 anos por curiosidade, com a minha melhor amiga, e por sorte odiei tanto aquilo que não repeti. Mais tarde cheguei a ser posta de parte por não fumar, mas isso não mudou nada. Acho que a lei imposta pelo governo foi das melhores coisas que fizeram, graças a isso deixei de ser a fumadora passiva que era sempre que saía à noite e muitas pessoas (muitas mesmo) diminuiram consideravelmente a quantidade de cigarros que fumam diariamente. Mesmo os sítios que passaram a ter zonas de fumadores e de não fumadores, são obrigados por lei a ter ventiladores, o que só por si torna o ar mto mais respirável do que antes. E a mim tb me incomoda respirar o fumo dos carros, por exemplo, e para isso também há leis, mas enquanto eu posso facilmente estar num restaurante em que ninguém fuma, não posso ir numa rua em que os carros não emitem gases prejudiciais, é simplesmente impossível para já... Ah, acrescento que deixar de fumar é extremamente difícil e admiro as pessoas que conseguem fazê-lo!