quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desafios Rigaboteanos # 9 Discriminação

Olá pessoal




Bem para o desafio rigaboteano desta semana, a Rita pediu-me para falar sobre discriminação.

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatistica ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar à exclusão social.



Há duas formas de discriminar: a primeira, visível, reprovável de imediato e a segunda, indirecta, que diz respeito a prática de actos aparentemente neutros, mas que produzem efeitos diversos sobre determinados grupos.



A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque uma pessoa que esteja empregada propôs uma acção reclamadora, contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve. Discrimina-se, ainda, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos, que nada têm a ver com os requisitos necessários ao efectivo desempenho da função oferecida. O acto discriminatório pode estar, também, na exigência de certidões pessoais ou de exames médicos dos candidatos a empregos.



Algo a reter no meio disto tudo, é que, infelizmente todos nós directa ou indirectamente, discriminamos alguém, mesmo que tenha sido sem intenção.



O que gostaria que reflectissem, é o que a sociedade pode fazer para diminuir a discriminação que existe? O que nós podemos fazer?



Fiquem bem que eu também até amanha

4 comentários:

Anónimo disse...

Ajudar as pessoas que são mal tratadas
por serem diferentes.
Dizer às pessoas como é ter uma deficiência.
Fazer amizades com pessoas diferentes.
Tentar perceber as pessoas que são
diferentes.
Podes tentar encontrar outras pessoas que tenham os mesmos problemas.
Depois podem fazer coisas em conjunto para parar a discriminação.

rita

Sílvia disse...

É difícil mudar as mentalidade das pessoas, mas acho que é algo que tem de ser feito. As gerações mais jovens têm de perceber que todos somos diferentes e que há que respeitar isso.
Embora haja mais abertura de mentes hoje em dia, todos querem ser iguais uns aos outros...

Anónimo disse...

rui só uma sugestão: a próxima vez que fores pesquisar sobre algum tema que seja lançado no desafios, tenta ter mais fontes, nunca recorras ao wikipedia, e depois tenta fazer um resumo do tema pelas tuas palavras.
considera isto uma crítica construtiva.

rita

Butterfly disse...

Acho que deveriam ser feitas mais intervenções na escola, falar-se mais sobre este assunto junto aos jovens. E também abordar-se a questão da Inclusão VS Integração