quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Riga debates 54- Consumismo

Olá pessoal

Sejam bem-vindos a mais um debate. Esta semana vamos debater o consumismo e até que ponto com este “apertar de cinto” os hábitos de consumo na época festiva que se aproxima irão ou não mudar.




É que curiosamente (ou não) na serra da estrela, os hotéis de luxo já estão esgotados quer para o natal quer para a passagem de ano.



Até que ponto as pessoas irão mudar os seus hábitos? E vocês, irão ver os vossos hábitos alterados, terão mais restrições nas prendas e preparativos?



Por aqui eu acho que não vão existir grandes diferenças, dos outros anos, ate porque não se costuma gastar muito em prendas (que não são muitas, normalmente apenas à família mais chegada) e a passagem de ano costuma ser passada aqui em casa.

Fiquem bem que eu também até amanha

9 comentários:

palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Riga/V-1-Boy disse...

petite

sou sincero, não acredito que as pessoas aprendam.

vamos contiunuar a ver toda a gente a comprar o ultimo modelo de carro, telemoivel, pc, etc.

eu sempre fui uma pessoa de poupar, comprar só mesmo se necessesário, e de tempos a tempos fazer uma extravagancia em compras, mas nada de mais.

e aqui em casa prefere-se ir uns dias para a casa no alentejo, ou programar um passeio durante um dia ou outro nas férias, do que andar as esbanjar no algarve só para dizer que se vai para lá

Anónimo disse...

Rui, redução não vai haver....segundo o destak, os portugueses apenas vão reduzir 6% nas prendas....é triste....

Violeta disse...

Eu trabalho num centro comercial e ainda estou para ver a austeridade. Para já, o que vejo é aquilo cheio de pessoas carregadas de compras nos fds que se seguem ao recebimento de ordenado da função pública e no seguinte ao recebimento dos outros mortais.
O que penso que se passa e isso já vem de trás e não vai mudar agora é que, muitos deles, quando recebem acabam por já estar a gastar o ordenado do mês que vêm. Em relação à Sopa dos Pobres e ao Banco Alimentar mete-me espécie como é que essas pessoas que não conseguem abdicar de luxos que adquiriram, a maioria das vezes com recurso a créditos que agora não conseguem pagar, têm coragem para estarem a tirar comida da boca de quem precisa e quem não tem mesmo nada!

A Loira disse...

Nos últimos anos falam nisso muitas vezes, se diminui ou não o consumismo nesta época, mas acaba por se manter ou aumentar sempre. Da minha parte vai manter-se, porque as pessoas indispensáveis têm as prendas delas.

palhaço disse...

Dá para reflectir:

http://jumento.blogspot.com/2010/11/gastar-melhor-o-dinheiro-dos.html

Acredito é que o país se tornará de tal forma endividado.. que ou somos vendidos a saldo ou alguém de fora vem tomar conta disto!
E saber que já fomos "donos" do mundo.. dividimos com Espanha os nossos domínios e em poucos séculos destruímos TUDO!...

palhaço disse...

Rui hoje o português que vai para o Algarve de férias é o pobre! O que anda um ano inteiro a poupar ou na hora faz um crédito e vai .. só para dizer que foi... mas se vires como eu vi em Agosto no Algarve alimentam-se de comidas baratas e passeios à noite à beira-mar! Já foram tempos... o Português médio HOJE é pobre!Os ricos não vão para o Algarve..vai é Jet-Set que não tem dinheiro.. vão para aparecer nas revistas e são pagos,.. vestem a roupa para a entregar no dia seguinte! Conheço bem o Algarve já lá trabalhei um ano.. e vi muita coisa de aparência.. e histórias que já na altura se contavam.. não é por acaso que os portugueses no Algarve são postos de lado perto de estrangeiros!