quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Desafios Rigaboteanos # 10 Pressões da adolescência

Olá pessoal

Esta semana aqui no “Desafios” vou falar da adolescencia, e nas “pressoes” que os adolescentes são sujeitos, em grande parte pelos outros adolescentes.




Como sabem é na adolescencia que se dão as grandes mudanças, é a chamada “idade do armário” em que os adolescentes não querem ser tratados como crianças, mas ainda não são adultos.



É a idade em que muitas vezes a tendência é querer ser adulto mais depressa e fazem isso “imitando” ou os amigos mais velhos, ou mesmo o que vêem na televisão, temos a pressão causada pelos próprios grupos de amigos, em que quem não segue a maioria muitas vezes é posto de lado, é também a idade de experimentar coisas, como o tabaco, as bebidas alcoólicas e as drogas( claro que existem excepções de grupos onde isto não acontece), e quem não experimenta é gozado por não o fazer e muitas vezes excluído desses grupos.



Outra pressão que existe é para acontecer relações sexuais, hoje em dia podemos ver muitos casais de adolescentes, com 12, 13, 14 anos, que ao fim de algum tempo de “namoro” ( quando muitas vezes nessas idades nem se pode sequer falar nisso) começam a pensar, a falar no assunto e até a passar da teoria à prática( e algumas vezes a coisa corre mal e cerca de 9 meses depois têm uma surpresa).



E isto acontece porque?



Por um lado pela pressão dos grupos, em que temos os rapazes a contar os romances e “curtes” que tiveram, a quantidade de raparigas que supostamente “comeram”, a vontade de se mostrarem uns garanhões mesmo quando não o são. E as raparigas quase no mesmo sentido e que querem mostrar que são mulheres e que o perder a virgindade é o sinal que já são mulheres( no fundo os casalinhos que nestas idades avançam para isto muitas vezes fazem-no irresponsavelmente apenas para ficarem “bem vistos” entre os grupos de amigos).

Por outro lado temos na televisão varias series juvenis que mostram um lado da juventude que é totalmente diferente da realidade, em que tudo se resume a festas, bebidas alcoólicas, drogas e sexo, mostra que o objectivo dos relacionamentos acabam por ser o levar para a cama e depois deitar fora( quantas vezes se vê isso acontecer).



Pessoalmente, nunca experimentei drogas, nem tabaco nem bebidas alcoólicas porque não quis, até porque sempre tive liberdade para experimentar, mas nunca o quis fazer. Posso com este gesto me ter afastado( ou ter sido afastado) de algumas pessoas, mas foi uma decisão que tomei e não me arrependo. Quanto ao sexo, não tenho problemas em ainda ser virgem e se calhar ao contrario de muita gente por ai, não gosto de “curtes” e acredito que quando acontecer a minha 1ª vez, será com alguém de quem goste e goste de mim como sou. Sinceramente sou contra os relacionamentos de usar e deitar fora, por muito que me custe estar sozinho, prefiro apenas ter uma relação( a nível amoroso) com alguém quando sei que é algo mais serio e tenho a certeza que seria incapaz de ir para a cama com alguém apenas pelo prazer e pelo sexo, sem existir sentimento por trás.



Fiquem bem que eu também, até amanha

4 comentários:

palhaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Riga/V-1-Boy disse...

Petite

este foi o tema que me sugeriram para o desafios, e sim cada um é como cada qual.


ps: que raio aconteceu ao blog? aparece-me a mensagem que nao existe.

A Minha Essência disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! :S

Da França disse...

Nunca toquei na droga,nunca fumei,e só bebo bebidas alcoólicas quando a família está toda reunida,do dia a dia a pouca bebida que bebo é agua,o meu marido nem em sociedade bebe nem nunca bebeu, não fuma mas já fumou na tropa para fazer como os outros, mas não continuou.
O meu filho mais velho em adolescente chegou um dia a casa e vinha a cheirar a tabaco,eu sinto que alguém fuma ou fumou só de me aproximar dela ou dele,a pessoa não sente o forte odor que fica no corpo.
Como tenho horror ao tabaco,exigi ao rapaz de não continuar porque se continuasse ia engolir o cigarro e tudo.
O rapaz, adolescente,ainda continuou quando eu não via,mas o odor do tabaco dizia-me que ele continuava.
Um dia tive a prova,ninguém fumava em casa,na relva por baixo da janela do quarto dele tinha 4 ou 5 beatas,(restos de cigarros),quando ele veio,agarrei-o pela orelha e fui-lhe mostrar as beatas caídas da janela do quarto dele. Não lhe bati,(vontade não me faltou) mas disse-lhe:
Tu sabes que eu sento o cigarro a distancia,se me cheirares mais a tabaco não te vais ficar a rir. Nunca mais me cheirou a tabaco,hoje diz-me: Obrigada mamam de seres severa com o tabaco,hoje compreendo que não era bem,nem para a minha saúde ,nem para a minha carteira,agora é ele que faz atenção,já tem uma filha com 16 anos passados,ela não fuma,escuta os pais e os avós, mas já teve alguém no liceu que lhe disse para fumar,ela sabe que eu me salvei porque não fumava e nem sequer experimenta.
É preciso estar atenta,às notas da escola,aos sintomas de droga ou de álcool,nestas idades é muito fácil de levar um adolescente ao mau caminho,mesmo os meus netos mais pequenitos,(2 anos) já pedem desculpa quando arrotam e dizem obrigado quando recebem alguma coisa,e eu adoro esta pequena canalha e sou feliz. Agora que sou reformada,que podia estar na minha casa em Portugal,não vou,não posso deixar estes meninos tão queridos, somos uns avós babados,mas atentos à mais pequena alerta.