quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Riga Debates 2 : Bullying e cyberbullying

ola pessoal Sejam bem vindos a mais uma edição do Riga Debates, hoje irei falar de um tema actual e com cada vez mais tendência a aumentar: o Bullying. E o que é o bullying? resumidamente é o termo inglês utilizado para descrever actos de violência física e/ou psicológica, praticados por um individuo ou em grupo com a intenção de intimidar ou agredir outras pessoas. Recentemente começou a aparecer muitos casos de Cyberbullying, isto é bullying com recurso as novas tecnologias. Todos nós ao longo da vida em algum momento, assistimos, cometemos ou fomos vitimas de actos de bullying.Todos assistimos a grupos ou pessoas que gozavam com outras sem motivo aparente, ou por serem mais gordos ou mais magros, mais feios ou mais bonitos. Também assistimos provavelmente a alguns actos de violência física. Actualmente existe também o cyberbuiling e que a diferença é que a violência é mais psicológica e pode ser feita através de um computador. Se calhar o que não sabem é que as vitimas de builling têm mais tendência para o suicídio e problemas psicológicos, mas por exemplo no estados unidos concluiu-se que muitos dos jovens responsáveis pelos grandes massacres nas escolas ( como em Columbine) teriam sido eles vitimas que chegaram a um ponto em que não aguentaram mais e descarregaram a sua raiva nos outros. Uma forma de bullying, que muitas vezes não é detectada devido a ser considerada por muita gente uma "forma de integração" sao as praxes academicas: é certo que algumas situaçoes como as pinturas são inofensivas, mas existem muitas outras que são humilhantes. e as praxes não são a melhor forma de integrar(alias muitos relatos dizem que quem não alinha é como que excluido pelos outros), integrar seria o mostrar a escola, o estar disponivel para ajudar quem chega de novo(mas isto já é fugir um bocado ao tema) acho que as questões maiores que proponho para debate são: porque é que muita gente vê e não faz nada? o que se deveria fazer para evitar estas situações e se calhar a mais importante: o que leva alguém a praticar bullying. Confesso que eu próprio já fui vitima de bullying quando era mais novo e provavelmente foi ai que o "Riga" "nasceu": devido as constantes provocações e eu ao inicio andei algumas vezes á porrada por não reagir bem a essas provocações. enfim quem me conhece bem sabe como tudo começou....... fiquem bem que eu também até amanha

10 comentários:

Purple Petunias disse...

Eu sofri de bullying no tempo de escola. Na altura achava que eu é que estava ali mal, mas hoje vejo que quem faz isso não tem sequer auto-estima. Sofri violência psicológica, é horrivel.
Na altura nunca pensei em suícidio, mas fazia os possiveis e os impossiveis para não ir à escola. Cheguei a uma altura que andava sempre deprimida.
Felizmente mudei de escola, conheci pessoas fantásticas, aprendi a defender-me e não deixar que as pessoas me rebaixassem.
Hoje olho para trás como uma lição...

HostileButCuddly disse...

Infelizmente o bullying é bastante comum. Há casos em que pode deixar marcas...

Mas se soubermos dar a volta por cima, conseguimos aprender e crescer com isso :)

Tal como alguém disse:

"Aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes".

PetiteLarousse disse...

A palavra "Bullying" tem as suas raízes na língua inglesa, sendo usado com maior frequência para descrever uma forma de assédio perpetrado por alguém que está, de alguma forma, em condição de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.

O bullying não é um fenómeno recente, existe desde sempre nas escolas, onde um colega mais fraco era escolhida para ser o alvo dos comentários dos restantes. Este atitude desviante é constituída, por um comportamento agressivo e negativo, executado repetidamente e onde o relacionamento entre as partes é desequilibrado para um dos lados.
Sendo um fenómeno tão importante no desenvolvimento cognitivo, social e emocional, a ciência tem de intervir na tentativa de indicar algum caminho para contornar este problema.
Nos últimos anos tem-se falado muito do tal "bullying" um fenómeno que tem vindo a aumentar, no qual os mais fortes abusam repetidamente dos mais fracos. Alguns dizem mesmo que esse abuso físico e psicológico pode levar a atitudes extremas por parte das vítimas. Nunca fui nem vítima nem o pratiquei sobre ninguém...acho uma idiotice perfeita valem-se da fragilidade das pessoas para vingar o seu poder que só nelas o conseguem!
O Bullying não é fenómeno exclusivo das escolas mas extensível a todas quadros sociais, empresas e até mesmo no ambiente militar ( veja-se o que aconteceu recentemente num Colégio Militar em Portugal!), porém a maioria de estudos centram-se no ambiente estudantil desde o pré primário até ao ensino superior.
Este fenómeno, não é um problema regional ou localizado geograficamente, é um problema mundial,é curioso que ninguém admite, a existência deste fenómeno as suas instituições...A vítima é atacada psicologicamente de várias formas:
Criticada pela forma de vestir.
Evitar que a vítima se socialize.
Descriminação pela raça.
Descriminar pala incapacidades...Os autores do “Bullying” normalmente são comummente deficitários de afecto e pouca empatia e tem grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos...não têm onde descarregar as frustações e arranjam alvos fáceis..seja na vida real seja na net... neste blog já se viu exemplos disso. a agressão verbal (gozar, apelidar, humilhar, ofender, insultar e ameaçar), agressão física (desde empurrar a ferir, bater e pontapear), seguindo-se a agressão indirecta/emocional (excluir do grupo, espalhar notícias desagradáveis, discriminar e isolar) e por último o ciberbullying...enfim.. cada um saberá como se sente aio fazê-lo!

Miúda da Ilha disse...

Infelizmente, isso há muito. Eu já tive também... Já fiz também...

Quanto à violência virtual, tu podes falar disso, és uma vítima. O que te digo é que no virtual, as coisas são para serem encaradas dessa forma, apesar de achar que o virtual não existe. Atrás de um monitor estao pessoas... As ofensas são como as reais... A diferença é que não vendo a cara, podemos dizer tudo e mais alguma coisa... ;) Se as pessoas têm coragem o suficiente para dizer na cara? Só te digo uma coisa: no Netlog há uma pessoa que se diz muito frontal e essas coisas. Quando me quer atacar ou dizer mal de mim, não me diz directamente; usa perfis de amigos meus e manda indirectas. Se isto é ser frontal, vou ali e já venho... A isto chamo muita coisa, mas a mais importante é pobreza. Só uma pessoa pobre de espírito faz estas coisas.

Anónimo disse...

http://www.sembullying.blogspot.com/

visitem o site

rita

PetiteLarousse disse...

Eu o "Ciberbulling"não me afecta minimamente...aliás de anónimos geralmente nem ligo.. passo ao lado ou respondo na hora.. se interessar..pode haver um entendimento.. mas já fui muitas vezes traída por supostos amigos da netlog... mas isso "são contas de outro rosário".. estou vacinada! Chamem-me o que quiserem digam o que disserem.. passa-me ao lado...Acho que se as pessoas o fazem são cobardes. Digo-te um episódio recente que me aconteceu... tenho garagem para um carro.. quando o rapaz está o carro dele fica na garagem por ser novo e ser um carro vistoso e enormeeeeeeeee.. etc.. o meu como as garagens são enormes costumo deixá-lo num canto onde não incomoda ninguém nem passagem( até porque o carro no canto que fica.. pouco espaço ocupa que ele é pequeno!...os espaços das garagens são suficientes para no mínimo passarem 3 carros no corredor .. o meu num canto entre os dois pisos..nao incomoda... noutro dia um anónimo deixou um bilhete a dizer que ia denunciar ao condomínio.. resolvi deixar a resposta...que o carro só incomodaria em manobras de camiões TIR...e identifiquei-me dizendo que se o carro estava lá é porque eu estava em casa...deixei nome, morada e telm..caso o camião tivesse dificuldades de manobras!pensas que alguém cá veio??ou houve mais bilhetes... há gente que não sabe com quem se mete... sou educada mas quando vejo que as pessoas frustradas querem conflitos a ver se se chegam à frente! Enfim...o meu caso seia então GARAGEM BULLING!

m disse...

eu sofri de bulling por ser baixinha, gordinha etc...psicologico...quantas vezes nao queria ir á escola...pensei inclusive no suicidio, mas tive um apoio, um amigo...aqueles namoricos(ou paixonetas de infancia que se tornam amigos mais tarde)...esse amigo devo-lhe muito...

no entanto praxe ser bulling...discordo...nós lá é cantar, pintar, as brincadeiras c o iogurte, c o ovo que ninguem sabe que tá cozido...tudo normal

Ariadne* disse...

O bulling marca a nossa construção pessoal, de personalidade... marca-nos pelos amigos de infância, que muitas vezes nunca se mantém até mais tarde.
Marca cada acto que és e cada coisa que fazes, mesmo que mais tarde...
Eu fui vitima de bulling, durante uns quantos anos, e quando me queixava à professora ,a culpa caía em mim porque dizia q era eu que os provocava... quando o q fazia era estar no meu canto.
Muito do que eu sou, e do que me critico é devido a essa infância... a minha insegurança... medos de avançar...
O bulling se não for acompanhado, e o meu não foi, deixa marcas naquilo que somos para sempre...
Por mais que as tentemos ultrapassar.

João Santos disse...

acho esta história de bullying um exagero. Eu quando era miúdo tb fui vitima de o que se chama agora bullying. Consegui-me safar e isso fez-me crescer como pessoa. Acho que protege demasiado as crianças e adolescentes. Passam a vida fechados em casa, na internet. Parti a cabeça vezes sem conta, andei a pancada etc... Não sei coloca-se as crianças numa redoma de vidro e ficam frágeis incapazes de se defender.

Anónimo disse...

As praxes começaram por ser precisamente esse movimento de integração cordial por ambas as partes: os caloiros eram aceites pelos veteranos e os veteranos eram aceites pelos caloiros, formando o espírito familiar de equipa unida. No entanto, a informação começou a ser divulgada muito rapidamente e os valores morais a serem penalizados... e hoje é muito comum que as praxes sejam meros actos de snobismo e bullying.