terça-feira, 17 de novembro de 2009

a juventude de hoje

ola pessoal Ao que parece o mau tempo já se foi embora( ou está prestes a ir).Bem sei que faz falta, mas também o que é de mais enjoa. Não se viram as noticias do acidente que vitimou os 4 jovens no IC32 junto ao Barreiro.Por um lado são 4 vidas que se foram, mas por outro eram jovens problemáticos, já referenciados por assaltos, agressões e tráfico de droga. O carro onde seguiam tinha sido roubado no passado dia 10, o que terão feito com ele nestes ultimos 5 dias?. Apesar de ser fim de semana e de 3 deles serem maiores de idade,e outro ter 16 anos e ser irmao de um dos mais velhos,a presença de uma menor de 14 anos não pode ser considerado normal, ainda mais porque andavam todos sem documentos de identificação. Tive a ler comentários a esta noticia em jornais e alguns diziam que tinham pena era do dono do carro( que para além do roubo viu agora o carro completamente desfeito), que a culpa era dos pais, em especial da rapariga de 14 anos, por os deixarem andar assim, culpavam também a nossa justiça por os ter referenciados e não actuarem. Confesso que comcordo com alguns destes comentários, mas infelizmente hoje em dia vê-se muitos jovens de 14, 15, 16 anos sairem a noite sem o minimo controlo dos pais, que provavelmente nem sabem o que eles fazem, com quem andam, etc. Este foi apenas mais um caso,mas cada vez mais acho que a juventude de hoje em dia,opta por um estilo de vida em que não querem saber de nada, nem se respomsabilizam por nada,e o stress da sociedade faz com que os pais cada vez tenham menos tempo para acompanharem o crescimento dos filhos e impedirem que eles sigam estes caminhos errados. fiquem bem que eu também até amanha

4 comentários:

Anónimo disse...

Petite serás sempre bem vinda. Quanto ao tema de hoje, creio que isso é um ciclo vicioso em cadeia, pois uma coisa leva á outra, os jovens aprenderam a ser mais exigentes porque antigamente eu contetava me com uma boneca de trapos e jogos de dsltar á corda... Agora?! È só pcs e consolas, é uma forma que os Pais têm de compensar os filhos pelo pouco tempo que passam com eles. Contudo acabam por os estragar e eles crescem sem o mínimo de respeito pela autoridade e muitas vezes nem sabem o que raio singnifica essa palavra... Beijoca boa

palhaço disse...

O mau tempo foi embora mas volta...ihihih é o Verão de S. Martinho atrasado... não te preocupes que ainda muito km vais ter de fazer à chuva!
Quanto à questão dos jovens.. olha sinceramente só se perderam 4 marginais, criminosos...são vidas humanas claro.. mas a culpa é toda para os pais desta gente! Fez-se justiça... roubaram um carro provavelmente a alguém honesto e na volta ainda a pagá-lo.. e ainda esperam benesses?? É a sociedade e os jovens que os papás estão a formar! Com 16 e 14 anos e andarem já nos roubos, sem identificação..?? Deveriam estar em casa a estudar... Não tenho pena absolutamente nenhuma...foi pena só terem sido 4...E os pais que dizem??É normal.. na volta também era negócio de família.. roubar, traficar droga entre outras boas acções e a receber subsídios dos meus impostos!Que futuro seria o deles??E não deveriam ser inocentes de todo.. todos eles, de certeza, eram Conhecedores das molduras penais que lhes podiam provocar consumidores de drogas leves, nalguns casos ligados a criminalidade violenta na sua plenitude, como são exemplos os casos gravosos de carjacking e homejacking, mas ressalvo que nem todos estão directamente envolvidos com a frequência deste tipo de situações, é como tudo na vida, há gente boa e gente má em todo o lado.Estes gente boa não era certamente!O que se vê hoje?
Os jovens continuam a consumir alcool (ainda há pouco tempo vi uma jovem a beber por uma garrafa de espumante...)
Os pontos de encontro continuam a ser os mesmos
Os jovens cada vez mais jovens
E as preocupações certamente maiores e ninguém é responsável...Hoje restam poucas dúvidas que se nada se fizer caminhamos perigosamente no sentido da delinquência juvenil..O que é facto é que estas situações, na minha perspectiva muito graves e preocupantes, são tratadas como sendo situações normais, de pequena importância, habitualmente "já resolvidas" e tal como ouvi alguém exclamar ..."isso são coisas de garotos!"..mas garotos com " escola" de marginalidade!Existem associações para pais e filhos, alternativas a estes modos de vida.. e quem aparece?? Deixemos-nos de viver no reino da fantasia.. estes jovens só tiveram o que mereceram..pobre de quem fica sem valores que tanto trabalha e esforça para o conseguir!Comprem livros e mandem os "garotos" para a escola..em vez de telemóveis e MP3..

palhaço disse...

Eu com 16 anos vivia já por minha conta e nunca me imaginei a sair >à rua fora de horas.. beber álcool?? muito mais tarde..e não tinha net, nem pc's... tinha livros, conversava com as amigas da escola...porque apesar de estar longe dos meus pais tinha sentido de responsabilidade e procurava sempre não os desiludir.. fazia as minhas palermices.. mas tive boa educação e formação sem nunca ter levado um estalo.. em minha casa falava-se com respeito.. hoje?

Anónimo disse...

É claro que o povo tinha de achar que o coitado é o dono do carro. Sim, porque, no meio disto tudo, o grande mal foi ter-se estragado um carro, não é?