terça-feira, 10 de novembro de 2009

noticias do mundo e de cá

ola pessoal Bem espero que esteja tudo bem com voces. Como não tinha muito que fazer resolvi pesquisar por algumas noticias,umas muis curiosas que outras. Como sabem ontem foi o aniversário da queda do muro de berlin, e saiu um estudo em Inglaterra, que é um bocado preocupante em relação ao nivel de cultura geral daquele pais nas crianças e jovens. senão vejamos: 1 em cada 20 acha que Hitler foi um selecionador da selecção alema de futebol, cerca de 13% acha que o Holocausto foi a celebração do fim da 2ª guerra mundial, confundem o chefe da propaganda nazi Gobbehels com a jovem Anne Frank. Bem isto é preocupante o nivel , (ou a falta dele) da cultura geral de muitos jovens,e a credito que por cá os resultados seriam muito semelhantes. Confesso que sempre gostei de ler jornais e enciclopédias, é sempre bom ster cultura geral. Bem e se acham que aquela portuguesa que foi apanhada sem carta 40 vezes é mau, o que dizer da senhora sul coreana de 60 anos que conseguiu passar o exame de código, ao fim de..........960 tentativas. Por cá foi presa uma mulher de nacionalidade croata com 29 anos. ela roubou aneis, brincos, pulseiras e um pendante com cerca de meio metro e guardou-os ........na vagina. Enfim mundo louco este.... fiquem bem que eu também até amanha

3 comentários:

Anónimo disse...

o mundo que vivemos é louco

rita

PetiteLarousse disse...

A ileteracia é um problema internacional que tem a ver com as políticas educativas e com hábitos ou falta deles em casa! nada de admirar as respostas destes jovens a perguntas básicas de cultura geral. hoje não se gosta de nada, os jovens não querem saber de nada a não ser tecnologias... mas em uso indevido.. claro! Deixei de comprar o "Público" jornal mas não deixo de consultar diariamente on line- aliás está nos favoritos, tal como outros.. não consumo jornais mas um fim de semana sem o " Expresso" ou uma quinta-feira sem a " Visão" sinto-me muito mais pobre!A escola massificada de hoje está, portanto, mais burocratizada, mais pragmática, mais folclórica, mais niilista, mais cínica e menos séria. Só as (virtuais) estatísticas do sucesso educativo interessam...como tal os jovens crescem em ignorância total do mundo que os rodeia!
Acontece em muitas casas de família. É um problema nacional. Dificuldade na compreensão de textos escritos, em particular aqueles que estão em idiomas da estranja, mesmo que seja em inglês, a língua que o nosso primeiro decretou universal desde a mais tenra idade.
Só que as gerações mais antigas não beneficiaram de tal medida e depois é o que se vê. Frequentaram cursos acelerados de Inglês Técnico e a coisa fica difícil...isto um entre milhares de exemplos!A ignorância serve o poder…e daí…...é necessário e urgente que a língua materna seja olhada como uma competência básica a que todos os cidadãos têm direito e que a escola é obrigada a facultar. Se a escola apresenta dificuldades na concretização desta tarefa será imprescindível que se apresentem propostas de programas de promoção da leitura, de modo a auxiliar os professores e os alunos a ultrapassarem as dificuldades em ensinar e aprender a ler, respectivamente...e ensinar os paizinhos que hoje quem não tem competências na língua materna nunca as vai adquirir noutras áreas...e mais difícil se torna arranjar emprego! Mas...a ignorância é que está no poder.. que se poderá fazer para contrarira isto.
Tenho alunos para os quais o 25 de Abril foi a passagem da Ditadura para a monarquia...sendo o rei Josó Sócrates! Se fossea coleccionar pérolas.. teria já uns bons volumes em 17 anos de ensino!
Quanto às restantes novidades... são apenas fait-divers insólitos.. que ainda há gente capaz de tudo!

Anónimo disse...

Relativamente a estas notícias, não sei se hei-de rir, se hei-de chorar. xD