quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Desafios Rigaboteanos # 15 Esterótipos/preconceitos

Olá pessoal



Sejam bem vindos a mais uma edição dos desafios rigaboteanos, de regresso após um interregno de 2 semanas.


Esta semana a Rita sugeriu um tema, que apesar de parecer fácil, é um pouco complicado: estereótipos e preconceitos.



O estereótipo, é uma imagem preconcebida de alguma situação, acontecimento ou pessoa e pode levar muitas vezes ao preconceito e à discriminação, já que são usados para definir ou limitar pessoas ou grupos de pessoas.



O preconceito acaba por ser uma generalização sobre algo.



Confesso que este é um tema complicado, porque acredito que não exista quem nunca na vida, em alguma situação tenha sido preconceituosa.



O que deixo no ar, é o que se pode fazer para minorar estas situações?






Fiquem bem que eu também, até amanha

7 comentários:

Unknown disse...

muito fraco devias ter desenvolvido mais o assunto.

rita

p.s.: tens durante o dia para desenvolveres mais e melhor este tema, pois acho que deves ousar mais em desenvolveres os assuntos, mesmo que tu não sintas à-vontade neles.

Unknown disse...

estereótipos: são ideias feitas que resultam de generalizações e/ou especificações tendentes a considerar que todos os membros de um agrupamento social, de um grupo, se comportam do mesmo modo ou têm as mesmas características.
assim, os estereótipos têm proporcionado aos homens, assumir papéis sociais mais activos e desafiantes e às mulheres papéis de suporte e dependência.
estas ideias simplificadas que abrangem diferentes grupos (padres, pretos, árabes), são transmitidas pelo meio cultural e social.
as pessoas que estereotipam é para se sentirem superiores e para protecção da auto-imagem. os estereótipos têm uma forte componente afectiva o que implica uma atitude favorável ou desfavorável.

preconceito: é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou razoável; atitude que deriva do pré-julgamento e que conduz o sujeito a avaliar, negativa ou positivamente, objectos, pessoas, grupos sociais, etc.
adquiridos no processo de socialização, os preconceitos são aprendidos, referindo-se muitas vezes a realidades ou grupos com quem o indivíduo nunca contactou.
o preconceito pode surgir para fornecer uma explicação para uma determinada situação social. ex.: quando aumentou o número de desempregados nos países europeus mais desenvolvidos, aumentaram os preconceitos relativamente ás minorias imigrantes.

fiz-me entender agora?!

Anónimo disse...

Caro Riga,

A harlem angel definiu na perfeição.

E ao contrário do que perguntas, é (na minha opinião) praticamente impossivel deixar de existir perconceitos.

Estereótipos e perconceitos são ideias pré-ligadas e também não interligadas.

Dou-te um exemplo (experiencia propria): os imigrantes, são considerados mão de obra mais barata que os trabalhadores nacionais. E dai, serem mais explorados (há excepções há regra). O estereótipo é este . Normalmente os imigrantes sao mesmo e de verdade, explorados (pela ideia geral). Como toda a regra têm excepção, este preconceito de que "és de fora, és pior, vamos-te pagar menos" , é mesmo um perconceito e já vi casos em que as pessoas são mesmo exploradas e discriminadas, tratadas (como se costuma dizer) de forma de cão. Eu, por muita sorte, consegui uns patrões excelentes, e o meu namorado também. Também reparei noutra coisa. Cidadãos de outrops países (Roménia, Ucrania,Hungria) são discriminados em muitos ´países (não só no nosso) e pela primeira vez senti orgulho de ser portuguesa. Somos muito mais aceites e melhores tratados.


E nada compensa o nosso país malta !


Abraço,

Leitora Atenta

palhaço disse...

Mais tarde venho comentar o post..mas parece que há alguma confusão com aquilo que dizes...porque no fundo e falo por mim, tenho um estereótipo mas que não me leva a ser preconceituosa ou a discriminar ninguém.. vejo simplesmente cada um como único, com as suas ideias, com o seu estilo mas não discrimino. tenho ideias pré-concebidas? Tenho!Mas não passam disso depressa se diluem se conviver com elas. Preconceitos tenho alguns e quem disser que não os tem está a ser hipócrita..ou então seríamos todos iguais, bonzinhos..etc..eu depois explico melhor!
BOM FIM DE ANO RIGA! E para o ano que estejamos vivos para comentar e voltar a desejar o mesmo: SAÚDE, MOMENTOS FELIZES e os obstáculos ultrapassados!

palhaço disse...

O preconceito é um dos aspectos mais redutores de qualquer sociedade ou indivíduo. Na origem, ao longo dos anos, de milhares de conflitos armados, impediu o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Falo de juízos preconcebidos, geralmente manifestados na forma de atitudes discriminatórias perante indivíduos, lugares ou tradições considerados diferentes e “estranhos”. As formas mais comuns de preconceito são: social, étnico, racial e sexual.
De modo geral, na origem dos preconceitos encontramos as generalizações, superficiais, conhecidas por estereótipos, imagens preconcebidas. São usados para definir e limitar pessoas ou grupos. Existem, de forma abundante, sobre grupos de indivíduos, comunidades, povos, etnias, tom de pele, cores de cabelo, clubes, bairros habitacionais, países, religiões, orientações políticas, classes, aspecto físico, género, crenças, costumes e tradições.
Também na Internet, como na vida, o preconceito está relacionado com a ignorância. Muitas das nossas crenças foram-nos transmitidas através de estereótipos, de representações, de geração em geração, sem justificativas plausíveis que as amparem como legítimas ou verdadeiras. Em muitas delas encontramos sementes de intolerância.
Na Internet deveremos contestar as aparentes verdades absolutas, o que parece estar pronto para consumo, os rótulos, tentando reconhecer as “verdades” e as “mentiras” que por aqui vamos encontrando. Exercendo uma sistemática confrontação de alternativas, de contraditório, de procura de factos, usando a razão, a ponderação, o estudo e a experiência, poderemos obter alguns resultados significativos em prol do desenvolvimento moral e intelectual de cada um de nós. Estarmos preparados para conhecer o “novo”, o “diferente”, com o objectivo de melhoramos e relacionarmo-nos com o futuro, é excelente. É fundamental que nos desarmemos de ideias preconcebidas, que nos dispamos de preconceitos que em nada favorecem os nossos relacionamentos e a nossa aprendizagem.
A melhor forma de desconstruir esta problemática é, sem dúvida, através do conhecimento e da formação.
Por tudo isto nunca e a história prova-o nunca deixaremos de ser preconceituosos, mesmo que depois acabemos por ceder.. e afinal era uma ideia errada que tínhamos sobre a pessoa!

palhaço disse...

Em geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, um estereótipo, do tipo "todos os alemães são prepotentes", "todos os americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios", etc. Fica assim evidente que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro.
Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.

Já estereótipos... não são bem o mesmo.. embora se misturem...como conceitos.

palhaço disse...

O preconceito tem três componentes: crenças, sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos...o preconceito tem que ser reprimido quando passa ao constrangimento de terceiros, porque como se trata de um pensamento não se pode obrigar a estes a aceitação dessa mentalidade.
O mínimo e justo que pode ser aplicado, como forma de combater este tipo de preconceito, é o respeito pela opinião..o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que em determinadas circunstâncias podem-se transformar em raiva e hostilidade. O resultado é o preconceito e a discriminação...mas pode não o ser obrigatoriamente! Tenho preconceitos como disse...não sei se certos ou errados sobretudo a nível comportamental mas tenho abertura suficiente para aceitar...religiosamente condeno e sou preconceituosa em relação aos muçulmanos, não concordo com certos ideais políticos...nazismo por exemplo.. mas não deixo de ver algumas coisas positivas.
Não sei se esta era a ideia que tinhas..distinguir os dois mas para mim estão interligados..vejamos os homossexuais..sou preconceituosa.. mas desde que não se metam comigo.. tudo bem! E o mesmo acontece com o futebol.." Todos os os portistas são "arruaceiros" eu sou portista e nunca andei à bastonada nem ando de galos para os jogos com o Benfica!