quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Desafios Rigaboteanos # 14 Amizade

Olá pessoal


Esta semana estão de regresso os desafios rigaboteanos, isto depois de uma semana de interregno devido á falta de vencedores no mesmo desafio.




Para esta semana a Rita, sugeriu que eu falasse sobre amizade ou amizades, e por incrível que pareça, este é um tema complicado de abordar.



Mas afinal o que é a amizade?



Por muitas definições que eu possa aqui escrever, nenhuma delas estará completamente certa, porque cada um tem a sua definição de amizade.



Para mim amigo, é aquela pessoa que está sempre lá, seja nos bons e nos maus momentos, que nos apoia, que nos dá na cabeça, que nos dá conselhos, que nos ouve, que sabe fazer o gesto certo e/ou dizer a palavra certa, no momento certo.



Eu sei, até por já ter falado nisso aqui em alguns posts, até recentemente, que existe quem diga que apenas aquelas pessoas com quem podemos estar fisicamente podemos chamar de amigos, que as pessoas que falamos por este meio mais virtual, não o podemos dizer que são amigos.



Eu respeito essa opinião, mas também posso dizer que no meu caso, muitas pessoas que considero amigas grande parte das vezes apenas falamos por aqui e se calhar considero essas pessoas das minhas melhores amigas( não irei referir nomes, porque seria injusto e acabaria sempre por me esquecer de nomear alguém); e também acredito que essas e outras pessoas me considerem um amigo ou mesmo um grande amigo, e digo isso por confiarem em mim, para contar cenas e falar sobre assuntos, que se sentem á vontade para o fazer com outras pessoas.



Como disse em cima cada um tem a sua própria definição de amizade, por isso…….. o que significa e o que é para vocês a amizade?




Fiquem bem que eu também,até amanha

12 comentários:

Butterfly disse...

É uma pergunta difícil. Eu não consigo bem definir amizade. Por vezes sentimos desilusões nesse campo, de pessoas que se fazem de nossas amigas e nos apunhalam pelas costas. Tive a sorte de isso me acontecer só uma vez, mas existem pessoas que já sofreram muitas desilusões...

Mas posso dizer que os amigos para mim são como as estrelas, nem sempre os ves mas sabes que estão lá. E os meus amigos são assim, nem sempre estão presentes, mas quando necessito deles estão prontos para ajudar. E amigos verdadeiros existem poucos, acho que quem tem a sorte de encontrar um grande amigo sente-se tão feliz como se encontrasse um baú cheio de ouro :)

E por isso acho que podes chamar de amigos a pessoas que conheces online, eu não tenho assim nenhum, mas já tive. O resto dos meus amigos estão espalhados por aí e através de emails ou cartas continuamos a nossa amizade :)

Riga/V-1-Boy disse...

eu daquels online tenho alguns, desses existe quem eu considere mesmo dos melhores amigos, quanto aos amigos verdadeiros, sinceramente por vezes não sei, já que dizem que esses sao os que estão lá, mas apenas no real, é que se for assim pelos vistos nao tenho nenhum

Dev disse...

amizade é não lixar os outros.
Amizade é não estar a arranjar enrredos e chatisses.
Amizade é partilha de coisas boas, más
Amizade é saber ouvir o outro sem segundas intenções
Amizade é rir, brincar...
Amizade é sair de casa, sozinho ou acompanhado, e encontrar pessoas
Amizade é não ser o coitadinho...
ETC ETC

Riga/V-1-Boy disse...

curioso dev como deste a volta á coisa de maneira a mandar bocas sobre algo que nem sequer está no post. curioso

Unknown disse...

A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:
a tendência de desejar o melhor para o outro;
simpatia e empatia;
honestidade;
lealdade;
A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor storge = amor de amigos.

Riga/V-1-Boy disse...

harlen( rita), sim esse é o conceito de amizade, mas sem ir ver os conceitos, o que é e o que significa para ti a amaizade?

A Loira disse...

Amizade, para mim é nada mais que uma forma de amor, a mais bonita, porque damos o que temos de melhor sem pedir nada em troca. Só tenho pena que muitas pessoas não saibam o que isso é. Tal como tu, também acredito na amizade virtual, tanto é que considero alguns dos meus comentadores já bons amigos.

Anónimo disse...

costumam dizer que a amizade é a forma mais pura do amor. mas para mim a amizade é estarem lá para te apoiar nos bons e nos maus momentos, saber respeitar o teu espaço, mas também significa estarem contigo sem 2ªs intenções, do tipo as pessoas só serem tuas amigas porque tu és popular e tens sucesso com o sexo oposto, etc...

rita

Butterfly disse...

Sobre isso dos amigos verdadeiros não consigo responder. Para mim, se eles são os teus melhores amigos, deve existir a possibilidade de eles serem verdadeiros amigos. Acho que não é necessário eles estarem presentes para serem amigos verdadeiros, com os quais podemos sempre contar.

Anónimo disse...

Vocês precisam todos é de ir ao Psiquiatra

e urgentemente

Butterfly disse...

Lol, porquê que necessitamos de ir ao psiquiatra?

Martinha disse...

Bem o que tu foste escrever para aqui... Amizade... Depende de pessoa para pessoa... Quanto a mim basta dizer que é um sentimento universal... Mas nem sempre tudo são rosas... Por exemplo nós de vez em quando andamos ás turras contudo sabemos ser amigos e resolver as coias entre nós... Isso sim é o valor de uma amizade e tudo faz parte dela mesmo as coisas negativas que por vezes surgem =)