terça-feira, 24 de março de 2009

manif

ola pessoal bem e cá estou eu em mais um dia e mais um post. hoje dia 24 de Março é para quem não sabe dia do estudante e como tem acontecido nos últimos anos para que se aproveita este dia? pois, isso mesmo fazer uma manifestação. e sobre o que é que protestam desta vez? ora bem temos que por isto por faixas etárias, senão vejamos. os alunos do ensino básico é sobre o estatuto do aluno e o regime de faltas, existe quem diga que é rigoroso outros que nem por isso depois temos os alunos do secundário que querem o fim dos exames nacionais no 12º ano, hum ok está certo, então expliquem-me como se eu fosse muito burro, como é que estes meninos querem ser avaliados ou melhor pretendem se candidatar a universidade ( já que é através das notas dos exames que se calcula a média para a candidatura ao acesso ás mesmas)? hum será que é pelo método que existe para o pessoal do regime especial dos maiores de 23 anos, em que cada faculdade tem provas especificas feitas pela própria universidade? hum não deve ser já que assim teriam exames a mesma e chegamos ao pessoal da universidade, este está contra o preço das propinas e o processo de Bolonha, bem quanto as propinas concordo, sim se calhar podiam ser mais baratas e em alguns casos comparticipadas para os alunos com maiores dificuldades financeiras que tivessem aproveitamento. já quanto a Bolonha não concordo já que é uma forma de uniformizar a nível europeu o tipo de ensino e as equivalências. acho que não é por as licenciaturas serem menos tempo que os alunos vão mudar, já que quem for aplicado conseguirá fazer tudo bem e outros em cursos de 5 anos passam 10 e mais nas universidades( como se vê muitas vezes na televisão os presidentes das associações de estudantes que já fazem quase parte da mobília das universidades). e vocês que acham deste assunto? fiquem bem que eu também até amanha ps:ontem aconteceu algo curioso: o mesmo post que escrevi aqui também escrevi no netlog igual,e enquanto lá não houve confusão por aqui houve........engraçado

7 comentários:

Purple Petunias disse...

Quanto aos aluno dos 12ºano não concordo com a manifestação deles.
Aos universitários, acho bem. Eu sou universitária e sei o que custa pagar todos os meses 100€ de proprinas para ser mal "servida". Quanto ao bolonha, desculpa mas não concordo contigo. As cadeiras que eu tenho este semestre, eram cadeiras de 1 ano sem o bolonha. É muita matéria e dada à pressa pelos professores. Eu estudo à noite e estou a ver que não consigo dar conta do recado...:S

kel disse...

Tive sorte(por um lado lol) pois nao fix exames nacionais pois o meu agrupamento ia acabar, so fix mesmo um exame para passar a uma disciplina, mas iah axo k os alunos devem fazer os exames...nao tem motivo nenhum para andarem a fazer esse barraco todo.
***

Anónimo disse...

As propinas não deveriam existir.
E as bolsas de estudo deveriam ser atribuídas a tempo e horas, ser bem supervisionadas. Há quem as receba, apenas porque sabe como esconder os seus reais rendimentos e, assim, assiste-se a dinheiro das "bolsas" ser utilizado para carregar telemóveis, abastecer automóveis dos alunos, suportar as despesas que eles fazem nas discotecas, bares e cafés durante todo o ano.
Quem não estivesse a ter sucesso nos estudos deveria ser entrevistado, deveria averiguar-se as causas desse insucesso e encontrar soluções, pois são várias e muito diferentes as causas do mesmo. E quem fala do ensino superior fala igualmente dos restantes patamares da educação/instrução.
Há que motivar para a aprendizagem.
A educação e instrução são um investimento pessoal e que se repercute na sociedade, no País.
Estuda sempre! :)
Amy

Anónimo disse...

Epa concordo contigo!!
No entanto so fiz o 12ano.. "Mas tou a pensar seguir gestão aqui na AFAP"....
E quando havia greves.. Faltava porque, não queria ir as aulas x'D!! Ficava na cama a dormir..

Em questão a universidade, as propinas sao demasiadas altas =S..
Ha pessoas que até sao capazes de ir mais alem, e so nao vao, por causa desta crise de chacha!!


O resto, nao tenho nada que dizer!
Porque desconheço x'DD

Hoje em dia, os alunos querem ter a papinha toda feita, é por isso que há muitos doutores da treta!! =S

Abraço..

Marina Pereira disse...

quanto ao bolonha a questão é muito simples, cada vez mais somos obrigados a tirar mestrados para poder "ser alguém" qualquer dia temos um país de mestrados sem trabalho...

mas nada tenho contra o processo, mas vejo que nós que saímos para o mercado temos muito mais dificuldades

Marina Pereira disse...

quanto ás propinas...infelizmente queixam-se, mas nós que estudámos numa privada(e não me venham com tretas de ser mais facil pois muito pelo contrário somos mais esfolados para saber as coisas) pagamos muito mais para ter o curso

Anónimo disse...

O pessoal do secundário é mas é maluco...
O ano mais apertado é o 11.º, no 12.º têm dois exames e apenas mais quatro disciplinas, sendo duas práticas, e ainda querem melhor?
Gente comodista. Têm tempo suficiente para fazer bem as coisas.