sexta-feira, 27 de março de 2009

jovens e alcool: mistura explosiva?

ola pessoal bem e depois da estreia de ontem aqui no blog tive a pensar e hoje decidi escrever por aqui mais uma espécie de teoria. e vou falar em algo que li hoje e vinha no jornal correio da manha: segundo um ultimo estudo o consumo de álcool em Portugal pelos jovens menores de idade tem aumentado significativamente. a pergunta que se pode colocar é o porque de isto acontecer. toda a gente sabe que actualmente os jovens começam a sair com os amigos muito mais cedo só que o destino dessas saídas é que tem mudado, actualmente o que está na moda não são idas ao cinema, passeios,etc, mas sim idas para discotecas, bares e afins.e até mesmo nas alturas mais quentes do ano as idas para esplanadas para tomar café e conversar um pouco viram o próprio café substituído por exemplo por cerveja. mas voltando as saídas nocturnas, ( e como hoje é sexta feira e começam mais umas férias escolares vem mesmo a propósito) como se sabe é proibido vender bebidas alcoólicas a menores de 16 anos, mas a entrada nos estabelecimentos nocturnos é ( ou pelo menos devia ser) proibida a menores de 18, mas então porque é que se vê nesses mesmo estabelecimentos tantos jovens de 13, 14, 15, 16 anos' porque é que existe tanto facilitismo nas entradas e tão pouco controle na venda das bebidas. mas vamos ser realistas, é muito fácil criticar e apontar o dedo a quem vende, mas porque não responsabilizar os papas e as mamas dos meninos que permitem os meninos andarem na borga e até lhes dão dinheiro para isso ou vão os por e buscar a porta dos bares e discotecas. mas eu prefiro responsabilizar os próprios meninos e meninas que acham que as 13, 14 anos já não são bebes e que podem fazer o que quiserem e que acham "fixe" andar a correr bares e discotecas e apanhar a bebedeira semanal.( como alguém que não quis dar a cara numa reportagem que vi na televisão em que essa pessoa dizia que o ideal era ir para as docas (é só um exemplo de um local em Lisboa a juntar ao parque das nações e ao bairro alto entre outros) sem destino definido e beber no mínimo 5 cervejas ou o que seja mais forte. para os jovens actualmente é "fixe" apanhar bebedeiras e depois no dia ou dias seguintes fazerem o rescaldo dos episódios degradantes da saída anterior e gozarem com o ou os amigos ou colegas que não têm uma história de bebedeira para contar ou simplesmente não bebem bebidas alcoólicas. mas o que se pode fazer para alterar isto? eu li comentários com ideias e haviam alguns que não eram mal pensados tipo o controlo e proibição total de entrada de menores de 18 anos(com controlo e vigilância apertada) neste tipo de estabelecimentos (bares e discotecas) e dentro destes proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 21 anos(como nos estados unidos e também era algo a fazer com controlo e vigilância apertada). e vocês? que acham deste estudo, quem serão os responsáveis e que fazer para mudar estes números? fiquem bem que eu também até amanha

19 comentários:

Unknown disse...

nos EUA a venda de álcool é só permitida a pessoas maiores de 21 anos. Deveria ser assim na UE. Mas não é por isso que deixam de beber, mas tornar-se-ia mais dificil o acesso ao álcool. Se bem que há sempre maneira de arranjar seja o que for. São crianças a beber álcool. Pessoas com mais informação sobre os efeitos nocivos do álcool (entre outras coisas) do que muitos de nós há anos atrás, mas mesmo assim... vão de mal a pior. É triste ver crianças ( 12, 14 anos) por aí, bêbedas... mt triste

Anónimo disse...

Caro Riga ,

Tendo eu 17 anos, tenho de nos (jovens) defender.

Eu concordo com a parte em que dizes que os culpados são os papás e mamãs porque não nos dão a educação ideal.
Mas o que é a educação ideal ?

(aqui fica o tema, que poderás comentar mais tarde no meu blog)

Eu, sinceramente prefiro estar n convivio com os meus amigos, embora goste de beber também (não em excesso, depois perco a noção da realidade).

Contudo, acho esta lei completamente idiota, caso seja aprovada!

E se, em vez de mudarem a lei, supervisionassem melhor estes locais de consumo?
Nao seria melhor ?


Nao concordo de todo com isto.


Abraço,

Leitora Atenta

kel disse...

Axo k a melhor opxao seria a venda de alcool a maiores de 18 anos e mm assim n sei porque eles abusam..., ke k um puto de 16 anos sabe sob a vida para ir para discotecas ja embebedar se?mas tb e cm tu dixes a culpa tb e dos pais ne deixam eles ir e deitarem se as tantas, e muitas x vao para maus caminhos, mas companhias, depois ai o meu filho, a minha filha, depois e tarde demais...
Epa ha k se divertir mas nao em demasia...

Riga/V-1-Boy disse...

leitora atenta.

se reparares bem eu falei nas 2 coisas. vigilancia e controle apertado nas vendas

e pergunto-te : nao consegues tar no convivio sem beber alcool? a beber sumo, ice te coca cola o que for

Anónimo disse...

Caro Riga,

Eu nao disse que era OBRIGATORIO beber alcool :)

Simplesmente disse que gosto de beber, nao em excesso. E por isso nao concordo com essa lei.
Posso muito bem beber um licor, e nao ficar bêbeda com isso, porque há que saber exercer em nós os nossos limites (isto é boa educação, nao é através da poibiçao TOTAL que se vai atingir a sociedade exemplar).
Claro que consigo estar a beber um sumo ou granizado, é perfeitamente normal, nao querendo dizer isso que beba até ao limite.
Simplesmente vai criar mais contrabando, e mais bebedeiras, porque as pessoas da minha idade, tem a mentalidade que o perigo = diversao (estupidez, mas enfim).

Pensa a nível económico, social e tudo mais.

u já trabalhei num bar, e nao vendia alcool a NINGUÉM sem o Bilhete de identidade. Se fosse menor, nao bebia.

Controlos destes, é que tem de existir, nao essa estupidez de lei.

Como tudo na vida, há que ter controlo - nem 8 nem 80. :)


Abraço

Leitora Atenta

Anónimo disse...

Eu já trabalhei *


(desculpa o engano)

Anónimo disse...

humm, este tema!!
Puxado!..
epa.. eu ja passei pela idade de andar nas discos e beber ate cair x'D...

isso sao estupidas fases dos pre adoloscentes...

que é a mesma coisa que andarem para ai a fumar.. "coisa que mais odeio, nunca exprimentei, mas so o cheiro.. =S"....

O que deviam fazer pa parar com isto?... Na minha opiniao..
Nao da para fazer nada!!
É essa a dura e triste realidade!!...

Abraço...

Riga/V-1-Boy disse...

leitora atenta:

estas a dar-me razao, se fores a ver eu falei em controle e vigilancia que incluia controle na venda em todos os estabelecimentos, mas eu ia mais alem para mim nas discos e bares só entravam pessoas maiores de 18 e mesmo estando la seria como nos estados unidos beber alcool so a partir dos 21

David Pereira disse...

Um shotzito ou uma cervejinha de vez em quando não faz mal nenhum...

Tudo tem a ver com maturidade, há pessoas com os seus 30 anos que se embebedam e fazem figuras tristes e jovens de 15 que são responsáveis a beber.

Em relação à lei, acho que a partir dos 16 deve chegar

Riga/V-1-Boy disse...

pois jericho so que nao existe controlo nenhum e o estudo revela que o consumo de alcool entre os adolecestes cada vez aumenta mais..............e tas a comparar cenas que nao tem a ver: tipo com 30 anos sao maiores e vacinados o problema e deles, com 15 sao menores de idade e sabes muito bem que os jovens dessa idade quando saiem nao bebem uma cervejazita ou um shotzito apenas, alias por lei nem podima entrar nos bares e discos quanto mais beber alcool

Anónimo disse...

caro riga,

Continuas a dar-me razao !

E o Jericho concorda comigo.

Já vi pessoas com mais de trinta anos a fazer figuras piores do que pessoas da minha idade. Mais uma vez, há que ter em conta a maturidade. Eu, por exemplo, se beber nao ando ai a conduzir a minha moto. E quando bebo, peço a alguem para me levar, e nao chego a coma alcoolicos.
È uma questao de educação.

E tambem essa lei, volto a afirmar, nao adianta rigorosamente nada.
Toda as pessoas bebem. Há é que ter a noçao se o nosso corpo aguenta ou nao.
e outra coisa que tu comentaste em relaçao ao Jericho, essa lei, nao é concerteza, a mais adequada. Assim, so existiria mais bebedeiras. Digo-te por expriencia de comprador e vendedor de alcool.

E além disso, à uns anos atrás, nao vias so uma garrafa, vias as pessoas a comer as 'sopas de vinho'. Tenta entender que a partir dos 16, já é uma lei aceitável...
Poderiam é preocupar-se mais com o consumo de drogas...

Causa mais problemas !


Abraço

Leitora Atenta

Riga/V-1-Boy disse...

como disse concordo em parte, mas pensa assim:
falas em mais fiscalização e controle na venda certo?eu também e para alem disso falo tambem na entrada nos estabelecimentos porque pela lei actual tu se calhar nem entravas nesses sitios porque os menores por lei nem podem entrar nos bares e discos. falas em maturida de mas tambem falas em fiscalização e controle. agora explica-me como é que consegues saber se um menor sabe ou nao se controlar, como nao sabes pura e simplesmente o consumo devia tar proibido a menores, porque vamos ver uma coisa: tu bebes uma bebida alcoolica porque?( quando tens outras não alcoolicas disponiveis)certamente vais dizer que é porque gostas e não sei que. mas normalmente quem o faz principlamente com 15, 16 anos é para ser "fixe" e sentir-se integrado no circulo de amigos, porque se os outros o fazem se tu nao o fazes es gozado e posto de lado. mas é assim amanha vou continuar com este tema e acrescentar alguns exemplos: falas na droga, mas a droga, o alcool e o tabaco estão ligados entre si, o que leva um adolescente por qualquer um desses caminhos é exactamente igual

Adinatha Kafka disse...

Mesmo vedando a venda de alcool a menores de 18 ou de 21 ou coisa que o valha iam continuar os abusos, mais que não seja porque os mais velhos compravam para os mais novos como já fazem com o tabaco...
É necessária é fiscalização adequada, uns bons sustos e uma boa educação - eu não me abstenho de uns copos, mas não abuso. Fui educada assim.

Anónimo disse...

Caro Riga,

Falo claro... E tenho pena, mas tenho de te corrigir. Qualquer pessoa maior de 16 anos, entra em discotecas e bares, desde que tenha consigo o bilhete de identidade comprovativo.
Eu, nessa situação, beberia simplesmente se tivesse sede. Nao para ser 'fixinhas' ou 'cool' ou coisas do género. Simplesmente, que acede a essas coisas, é por falta de caracter, falta de força ou de auto estima, porque quere-se sentir integrado num grupo de amigos que certamente nao o serão. Se eu digo NAO ao meu grupo de amigos, eles nao ficam chateados nem dizem coisas dessas, simplesmente compreendem e ficamos sempre a falar agradavelmente, sem complicações. Bebo sim, mas porque me apetece e porque gosto. Não porque o mo dizem :D

Começa a fumar e a drogar-se quem quer, nao agarram num cigarro e dizem FUMA ou DROGA-TE. Depende da capacidade de qualquer um se defender e força de vontade em dizer o que se sente e o que se quer.

Abraço,


Leitora Atenta

Riga/V-1-Boy disse...

leitora atenta

qualquer pessoa maior de 16 ok como está a lei tem-se que aceitar já que é a idade minima para consumir bebidas alcoolicas, mas que entram menores que essa idade la isso entrma. mas isso em nada retira o que eu disse, ja que o que eu disse é que não deviam entrar menores de idade porque e a maturidade nao tem nada a ver, se só são autorizados a conduzir aos 18, so podem tomar decisoes aos 18porque é que podem beber aos 16?

pois mas nao estamos a falar de ti estamos a falar no geral e podes querer que encontrar menores responsaveis a beber são 5% no maximo ( e ja estou a ser simpatico).

tal como no caso da "discriminaçao" no teu grupo de amigos não ha mas sabes muito bem que existe se queres casos particulares, dout o meu: eu quando vou a jantares ou festas sinto-me a parte porque normalmente sou o unico que nao bebe bebidas alcoolicas, ja estive numa turma em que era o unico que nao fumava, ou estava km eles a comer fumo ou era posto de parte, por isso preferi falar no geral e nao em casos particulares :)

Anónimo disse...

Caro Riga,

Entao voltamos ao mesmo ... Falta de controlo. Podes crer que se pedissem o b.i. à entrada, nao entrariam menores.

Isso de tomar decisoes, etc's, aos 18 anos, nao concordo também. Porque se queres ir por ai, vamos por ai :D
Podes conduzir aos 16 (mini-carros, motos, etc's; exceptuando carros de categorias superiores´). Podes decidir casar, desde que autorizados pelos pais, e podes tirar a carta desde qe previamente autorizados.

O que nos leva ao que eu disse : Tudo depende da educação, e da maturidade. A tua educação, directamente enfluenciada pela mentalidade que sempre te rodeou, faz com que queiras ou melhor, nao queiras beber. E eu respeito isso. Mas nem todas as pessoas são assim ... È uma variavel!
e nao, nao é 5% .. Basta ires a uma discoteca ao bar, e vais ver o que te digo :)

E onsigo-te falar em casos gerais, já que o queres.. Fizemos um estudo na minha escola ( com 1200 alunos) e foi uma espécie de estudo real porque nós conheciamos as pessoas, e mais de 50% nao fazia o que disseste . Só para teres uma noçao, de uma escola secundária.

Abraço


Leitora Atenta

Riga/V-1-Boy disse...

havia pano para mangas,mas nao vou desviar do assunto.

nota final: por muitas voltas que demos concordamos no essencial: devia de haver mais controlo


ps: tudo o que dissest de 16 anos necessita da aprovaçao de um adulto, ou seja sem essa aprovaçao nao fazes nada. como 18 ninguem te pode impedir de fazer nada

pps: o meu caso nao tem a ver com a minha educaçao.lol eu explico, os meus pais sempre me deram liberdade para tudo desde que tivesse juizo mas eu nunca por iniciativa propria fui de beber alcool, fumar ou ir a bares /discos( a unica vez que fui foi a um aniversario e foi quase de arrasto). alias ca em casa ate gostavam que eu experimenta-se, mas nao kero.

ppps: quanto ao estudo nao te podes fiar neses resultados porque como dissest conhecias as pessoas, ou seja nao tens a certeza que exista uma sinceridade de 100% e sabes tambem que muitas vezes existe dificuldade em admitir certos comportamentos

Anónimo disse...

Caro Riga,

Sim, concordamos nesse ponto, mas só nesse.



Agora, só tenhho uma pergunta para te fazer : A nossa atitude forma-se em conjunto com as personalidades, não é ?
Então, também temos capacidade de dizer NÃO, quando nós queremos. Eu, por exemplo nao me deixo influenciar. E acho que todos deveriam fazer isto também!
Portanto, com 16 anos poderiamos fazer isto correcto ?


Daí o controlo, e eu sei do que falo, tenho experiencia de ambos os lados :).

Claro que não me poderia fiar a 100% , mas tu deves saber que os adolescentes, caso fizessem isso, teriam GOSTO em admiti-lo (o que aconteceu no resto das pessoas).

Conclusão : Há que ter controlo, mas também muita cabeçinha :)

E isto pressupõe as variantes que te disse !

Abraço,

Leitora Atenta

Riga/V-1-Boy disse...

sim entendo a tua parte, mas sabes tao bem como eu que a maioria dos adolescentes hoje em dia so pensam em borga e tao-se a lixar para a maturidade, alias a teoria deles é enkuanto nao tiverem 18 anos podem fazer a merda que quiserem e so admitia concordar com o que dizes dos 16 anos se fosse para tudo incluido serem responsabilizados de tudo o que fazem e ai talvez, mas mesmo talvez o consumo baixa-se

mas tambem hoje em dia os pais tao-se a lixar para os filhos, querem la saber se eles vao para a borga, beber ate cair, ate se for preciso dao-lhes dinheiro para isso, desde que nao os xateiem.

digot nao sei como sera as cenas daqui a uns anos, nem as leis, mas digot se por acaso tiver algum filho que seja como a maioria dos jovens hoje em dia, que so gosta de bebedeiras e que como veem na tv os morangos e cenas do genero e veem esses exemplos acham que a vida é assim, podes querer que nao entram num local desses antes da maioridade.