quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desafios Rigaboteanos # 8 Religião

Olá pessoal

Esta semana, para o Desafio Rigaboteano, a Sílvia, escolheu para tema a religião, a “minha”, e a minha opinião sobre as diversas religiões e as suas regras.


Bem, posso dizer que sou católico, mas não praticante. Sim, é verdade que fiz tudo em termos de catequese, desde a primeira comunhão ao crisma, que sou baptizado, que gostava de um dia me casar pela igreja, mas de resto, não costumo ir à missa.



Lembro-me que nos tempos em que andei na catequese, os encontros semanais, acabavam por servir mais para pôr a conversa em dia, já que apenas nos víamos (os que não andavam na escola juntos na altura) naquele dia durante a semana.



Mas falando da religião propriamente dita, ou melhor dos principais religiões (cristianismo, judaísmo e islamismo), estas baseiam-se todos no mesmo, apenas variam na interpretação que dão aos factos e, em alguns deles, radicalizam um bocado as coisas e são mais extremistas.



Depois, também temos as religiões, como o budismo, que são mais espirituais.



Eu no fundo respeito todas as religiões que cada um escolhe, e se sente mais à vontade, mas, e talvez me contradizendo um pouco, não “gosto” nem "respeito" tanto aquelas religiões, ou melhor cultos, como evangélicos, IURDS, etc, que se aproveitam mais do estado emocional das pessoas do que as ajudam e aproveitam-se desse estado para lhes “sacar” o máximo de dinheiro e bens possível, e muitas vezes as pessoas apercebem-se tarde demais.



Quanto às regras, bem por aqui não somos muito rígidos, sim existe a tradição de não comer carne nas 6f de quaresma, mas de resto fica-se por ai, mesmo o ir à missa do galo no natal, é algo que me lembre apenas fui 1 vez.



E vocês, o que podem dizer sobre este tema?



Fiquem bem que eu também, até amanha

3 comentários:

Sílvia disse...

Era mais ou menos isso que eu queria :)
Acho que falaste no geral, mas disseste o que eu queria saber xD

A Minha Essência disse...

Humm... religiões... :S

Eu somente acredito que existe Deus, nada mais!...

Beijo

Sofia disse...

Eu não acredito em nenhuma religião, nem em deus, e nada disso faz sentido para mim. Aquela com que me identifico mais é o budismo, mas mais como uma filosofia de vida do que como uma religião :)