quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desafio Rigaboteano #7 Direitos Humanos

Olá pessoal




Cá estamos para mais um desafio rigaboteano.

O assunto sobre o qual me propuseram falar é algo um bocado abrangente e sobre o qual vou tentar falar um pouco.



Pediram-me para falar sobre direitos humanos, a sua importância hoje em dia e se existe um maior respeito e uma maior abertura em relação às diferenças.



Estamos no século 21, e o normal seria dizer que a nível global existe um maior respeito pelos direitos humanos. Mas sabemos que isso não é verdade. Podíamos também acreditar que apenas nos países menos desenvolvidos ainda existiam estes problemas, mas, também sabemos que isso não é verdade.



É que até em países com os maiores crescimentos económicos do globo, como a China, ainda existem esses problemas. E depois temos os casos mais conhecidos com a Coreia do Norte, e outros países do sudeste asiático e inúmeros países africanos.



Claro que a ideia (e era importante que isso acontecesse) era que a nível mundial se respeitassem os direitos humanos, mas por outro lado, acho que é um bocado utópico pensar assim.



Quanto ao respeito e abertura em relação às diferenças, sou sincero, quero acreditar que as mentalidades estão a mudar, apesar de muitas vezes ainda existirem pessoas que não são capazes de discernir quem é e não é “diferente”.



E vocês que acham destes assuntos?



Fiquem bem que eu também até amanha

3 comentários:

Anónimo disse...

poderias ter falado em que medida é que os direitos humanos são violados, quer em termos de igualdade entre sexos, religião, ideologia política, etc. sê mais abrangente para que as pessoas compreendam. em parte a culpa é minha porque devia ter-te falado nisto à mais tempo, mas mesmo assim está bom.

penso que ainda existe um espécie de hipocrisia disfarçada de bondade, em que existem algumas pessoas que falam em defender os direitos humanos, mas na hora da verdade não se vê muita acção para mudarem as coisas para melhor, haver mais evolução e mais abertura de mentalidades é preciso haver uma mudança positiva em relação aos direitos humanos.

rita

A Loira disse...

Em relação a esse assunto, quem me dera viver num outro planeta, porque neste muitas vezes os direitos humanos ainda estão longe de existir.

Sofia disse...

Oh riga podias ter escrito mais qq coisinha... bem, a vera e a rita têm razão... ainda há um longo caminho a percorrer, mas aos poucos vai havendo uma evolução... duvido seriamente que um dia haja um respeito total pelos direitos humanos, mas desde que a tendência seja para evoluir nesse aspecto, já não é mau de todo... só é pena que a maior parte das pessoas se limite a ficar sentadinha e apoiar este assunto mas na altura de agir ninguém mexe uma palha... enfim.