quarta-feira, 21 de julho de 2010

Riga Debates 38 - acidentes

Ola pessoal

Sejam bem vindos a mais um Riga Debates.

Com o aumento das pessoas de férias, aumentou também o transito nas estradas, mas infelizmente os números dos mortos são cada vez maiores, só na ultima semana foram 19 pessoas, e no ultimo fim de semana mais 8.

na vossa opinião o que se deve fazer para evitar estes números?Apesar do controlo apertado das autoridades, continua a inconsciência de quem conduz.

Fiquem bem que eu também até amanha

3 comentários:

betty-boop disse...

Um debate supõe várias opiniões ora .. ate agora não vejo nenhuma! Queria tecer aqui alguns comentários..as pessoas não aumentam.. porque se há pessoas que Vêm também há pessoas que saem do país.Nunca tive problemas de trânsito porque é uma das vantagens não viver nas grandes cidades.Quanto ao tema poderia aqui dizer milhares de coisas...que causam tanto acidente e mortos...vou limitar-me ao que EU ACHO...As poucas campanhas realizadas não alcançam a dimensão pretendida, por mais fortes que possam parecer. "Os velhos conceitos de prudência e consciência não resultam.Ninguém vai para a estrada a pensar que vai ser imprudente ou inconsciente embora o seja.Os acidentes devem-se sobretudo a :
-Não cumprimento dos valores limite de velocidade;
-Ultrapassagens perigosas;
-Desrespeito pela sinalização;
-Desrespeito pelas regras de prioridade;
-Condução sob efeito de álcool;
-Más condições atmosféricas;
- Mau estado da via;
-Sinalização deficiente;
- Não revisão do veículo;
-50% de boa educação e
-50% de prudência obtém-se um condutor a 100%
A educação precisa-se na estrada.Outro problema é que nas cidades em que os sinais são colocados mesmo no cruzamento/entroncamento, sem qualquer antecedência ou aviso. Isto em vias com 3 faixas e para quem não conhece nada da cidade (e sem GPS) é bastante complicado!
É certo que os automobilistas tem a sua cota parte de culpa nos acidentes, mas que é feito da responsabilidade do governo, que nos saca imensos impostos e em troca nos oferece péssimas estradas mal sinalizadas com pisos irregulares etc, e as autoridades mais preocupadas com as coimas. Penalizando sobretudo quem trabalha e até os bons condutores.
Por exemplo, numa auto-estrada com três faixas os portugueses são logo conhecidos por só saberem andar na faixa do meio ( Eu chamo-lhes rolhas!). Depois quem tira a carta, sem qualquer experiência, vem logo para a estrada matar e morrer, principalmente putos novos, que deviam andar com o 90 atrás como antigamente. Claro que em termos de causa dos acidentes, serão atribuídos 60% por excesso de velocidade, 20% por manobras perigosas e 20% por excesso de álcool no sangue.
Claro que o estado miserável das estradas e as péssimas ou inexistentes sinalizações rodoviárias não vão ter, mais uma vez, nada a ver!!!
Para mim carros com mais de dez anos deviam ser proibidos de circular! Velhos, sem revisões, tratados em mecânicos não especializados etc etc.. Pessoas com mais de 65 anos deviam ser interditos de conduzir, são eles muitas vezes que provocam acidentes.E os novatos são outra espécie de assassinos.. sem prática armam-se logo em condutores experiente..E as estradas portuguesas são uma lástima.. cheias de buracos, cheias de lombas desnecessárias.. Aqui cada um conduz da forma que lhe apetece e depois o resultado esta à vista..ou sem carro ou sem vida!

Riga/V-1-Boy disse...

sabes que eu nunca sou o primeiro a comentar( excepto se no dia a seguir vir que nao tenho coments)

quanto ao que dissese e sendo eu o condutor relativamente novo( tenho carta ha 10 meses e meio) e tendo conduzido em cidade, alias tive as aulas praticamente sempre em cidade, ainda hoje nao me aventuro a ir sozinho para lá.

realmente tens razao quando dizes que o pessoal mal tira a carta começa logo a andar á abrir, eu felizmente nao me incluo, alias mesmo em auto estrada as poucas vezes que andei foi sempre no maximo dos maximos a 90 e na faixa da direita, eu nisso tento cumprir ao maximo ( até porque é muito fácil nos 2 priemiros anos ficar-se sem carta)

de resto nao concordo com a historia do "ovo" da velocidade, até porque imagina que alguem que tira a carta nao anda sempre com o mesmo carro( ou anda com o do pai ou da mae , ou do irmao, para alem do dele) ia estar sempre a mudar o distico.

quanto a carros com mais de 10 anos nao circularem, o meu tem mais de 10 anos e está melhor do que se calhar muitos mais novos, era um carro que praticamente nao andava , tinha poucos quilometros para idade que tem.

as pessoas com mais de 65 anos para renovarem a carta tem que fazer exames mais completos e a experiencia adquire-se a conduzir, eu conduzo melhor agora do que quando tirei a carta

betty-boop disse...

Os carros têm dísticos??? Onde??
O que me deixou estupefacta foi afirmares que carros com 10 anos andam melhor do que um novo....sem comentários.. um caro com 10 anos ou tem muitos km's ou se não os tem esteve parado o que acontece com tudo que esteja parado passado tempos não desenvolve.. vais numa autoestrada e queres puxar por ele e ele não corresponde. Depois um carro usado não se sabe quem era o dono nem o tipo de condução que faria , se o carro já foi acidentado etc.. e não compares as despesas.. que tens, inspecção, revisões na marca.. um carro velho é mais uma boca em casa. Fiz hoje a revisão ao meu para ir de férias paguei 36€ e com lavagem incluída. Tem 7 meses. Vai com o teu à revisão na marca e verás o que pagas! Selos, inspecções, imposto de circulação...não compares, qualquer carro hoje tem conforto e segurança. Há 17 anos que conduzo.. considero-me consciente e cívica, mas não abdico das prioridades que tenho, na auto-estrada vou na via da esquerda e se necessitar de ultrapassar faço onde devo. A minha velocidade média na auto-estrada é de 150km por causa das coimas.Quanto aos mais velhos terem exames para continuar a conduzir é uma fraude, o meu pai tem 74 anos e conduz mas está praticamente cego de uma vista, é diabético e tem amigos no hospital que nem precisa de fazer nada para lhe passarem a guia. Por isso, é outro argumento inválido!
Tu tens de praticar para começar a ter experiência quem conduz na rua, numa estrada conduz em todo lado, tens de aprender a desenrascares se não praticas nunca vais ter prática e os medos ficarão para sempre.
Compara uma televisão de há 10 anos com uma de hoje e verás qual é a melhor!Compro carro novo de 2/3 anos e digo-te nunca tive um carro usado..tem muito mais segurança para batidas porque apita, apita para quase tudo que não esteja bem. Entras no carro e tens ar condicionado passado 5 minutos, tens um sistema autoblocante de travagem que funciona em conjunto com o ESP.O meu tem isto tudo..Os faróis de nevoeiro frontais têm a função “Cornering” e são accionados com o indicador de mudança de direcção, acendendo o farol do lado para o qual se pretende virar. Os faróis Bi-Xénon adaptativos viram de acordo com o movimento de rotação do volante, sensores de chuva,sistema de navegação, o mais recente ABS (Sistema Anti-bloqueio de Travagem), ESP (Programa de Electrónico de Estabilidade) e TCS (Sistema de Controlo de Tracção) também estão incluídos... computador de bordo, para que aceda a todas as informações necessárias para uma condução perfeitamente controlada. Um computador de bordo comunica-lhe, com um simples toque, a temperatura exterior, a velocidade média, o consumo de combustível, a distância percorrida e a distância que ainda pode percorrer até ter de voltar a abastecer.E estou a falar de um carro barato, pequeno que por ser sport só cabem 2 pessoas, não é nenhum Audi nem Mercedes...agora compara com o teu!Andará melhor que o meu com 105 cavalos?? Duvido!