terça-feira, 20 de julho de 2010

amizades e relaçoes

Olá pessoal

bem o tema deste post vem na sequência dos comentários do ultimo RMA, em que falei de amizades e relações e que estas ultimas podiam começar através das primeiras.

Eu acho que fui mal interpretado.

Aqui há uns tempos alguém me disse que não bastava ter empatia, que não bastava darmo-nos bem com alguém, ou acharmos que  uma pessoa seria a "tal" e toca de arriscar ( se assim fosse eu estava safo há muito tempo.lol)
Eu acredito que primeiro que o amor, temos que conhecer as pessoas, e ao conhecer-mos criamos laços de amizade que, ai sim, levam á  tal empatia , que pode ou não originar algo mais.

Já quanto a uma relação estragar ou não as amizades, eu acho que isso depende muito  da força da amizade, porque uma das premissas de um namoro, normalmente é sentir que a nossa/o namorada/o  é a nossa/o melhor amiga/o, que podemos confiar nessa pessoa, tanto ou mais do que o que confiamos nos nossos melhores amigos.

Mas muitas vezes a causa de as amizades serem estragadas é não existir sinceridade, nem respeito, falando por mim, eu quando "arrisco" e levo uma nega( o que é o habitual), não insisto e tento preservar a amizade( normalmente e fora certos casos a tendência é fugirem de mim, mas assim vê-se quem são os verdadeiros amigos) e respeito a opção. E se as coisas um dia mais tarde ficarem diferentes naturalmente, tudo bem, senão não há problema e quando existe respeito, sinceridade e as amizades são mesmo verdadeiras a tendência é a amizade se cimentar ainda mais( pelo menos no meu caso vejo as coisas desta maneira, já que até ver nunca consegui passar do "estatuto" de melhor amigo, não que isso seja mau, porque até me deixa contente que confiem em mim para conversar, desabafar, etc, que me vejam como um amigo verdadeiro, mas por vezes sonho com o dia em que deixe de ser o melhor amigo e passe a ser o melhor amigo e mais qualquer coisa.............seja com quem for, enfim cenas parvas =( )

Fiquem bem que eu também até amanha

9 comentários:

Betty_boop disse...

É estranho nunca deixares de teres razão no que escreves..e todos não sabem interpretar o que dizes ou que pretendes dizer. A minha opinião é NUNCA DEIXAR DE TER AMIGOS mas não os ver como alguém a quem possa ser mais do que isso. O amor é mais forte, mais construído,leva tempo a ser cimentado.Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platónico...Amar verdadeiramente, é amar a outra pessoa por ela mesma. Um amor profundo é, em primeiro lugar, sentir-me de tal maneira atraído pelo outro que eu desejo a sua felicidade. Não o amo unicamente por causa daquilo que ele me dá, mas o amo em primeiro lugar por ser ele (ou ela).
Com muito mais razão ainda, numa relação assim, as duas pessoas serão suscetíveis de experimentar sentimentos, prazer, ou de se prestarem serviços mutuamente. Mas o fundamento da relação é a própria pessoa, muito além das suas qualidades e defeitos aparentes. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).
A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.
A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio.
A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo.
A amizade diminui a distância. embora longe, o amigo é alguém perto de nós.
A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhando, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
E quando um namoro termina para mim a amizade vai com ele..como posso sentir algo por alguém que não me ama, não me quer, trocou-me, deixou?? Bitaites amigo...que só tu não os entendes..ou transmites muito mal aquilo que realmente pensas.Então e acreditas no amor à primeira vista???

Betty_boop disse...

Os amigos mantêm-se unidos porque descobrem, pouco a pouco, que têm afinidades electivas, porque fazem um esforço voluntário de ajustamento recíproco, procurando o que os une e não o que os separa. Mas se aparecerem divergências ideológicas, contrastes de interesse, ou se alguém se comportar de forma eticamente incorrecta, a relação amigável quebra-se e, normalmente, a ruptura é irremediável. O amigo pode perdoar a mentira, a traição, mas as coisas não voltam a ser como antes. se o amor durar, se se prolongar no tempo, significa que continuam a funcionar os processos, os mecanismos que funcionaram no momento inicial, da revelação, da descoberta, do enamoramento.
O amor, se existir, enquanto existir, é sempre «nascente». É sempre descoberta, revelação, admiração, adoração, desejo de união com algo que nos transcende e que dá ordem e sentido ao mundo. A pessoa que amamos é sempre, no momento em que a amamos, aquilo que se nos está revelando como sendo o eixo do mundo, aquilo em que transparece a essência do mundo, o ordenador do mundo. Por isso o amor é sempre arrepio do absoluto no contingente, algo de misterioso, maravilhoso e divino. E quando é correspondido, é dom, graça que pede louvor e reconhecimento.
Não percebes a diferença ente amor e amizade?? Confunde-los por tua própria fantasia....

Sofia disse...

O amor não tem de nascer de uma amizade e muito menos quem amamos tem de ser o nosso melhor amigo. Como diz a Betty Boop, e o amor à primeira vista? Não tem necessariamente de ser amor, claro, porque isso só costuma surgir depois de conhecer a pessoa e é uma coisa construída aos poucos. Mas há paixão à primeira vista - e daí pode nascer amor. O nosso namorado ser o nosso melhor amigo não é saudável, sabes? Depois se a relação acaba fica-se tb sem melhor amigo. E a quem contas os problemas da relação? Tem de haver amizades além da do namoro... E quanto ao resto, põe-te no lugar dos outros. Se um amigo meu se declarasse a mim e eu não quisesse nada com ele, provavelmente afastar-me-ia. Não conseguiria continuar com uma amizade sabendo que ele sentia mais do que isso por mim, é impossível que se mantenha tudo igual. Numa amizade é suposto as coisas estarem em pé de igualdade, e não haver interesse de uma das partes por mais do que amizade...

Riga/V-1-Boy disse...

nao digo que a vossa opiniao esteja mal, mas lá está também já ouvi muita gente dizer e concordar com o meu ponto de vista.

E posso não estar sempre certo, mas também não estou sempre errado, como gostam de fazer parecer muitas vezes

A Minha Essência disse...

Mantenho a minha opinião! :D

Riga/V-1-Boy disse...

eu digo isto porque apesar de alguns casos terem acontecido como dizem( sinceramente para mim essas pessoas nao eram verdadeiras amigas), também existem casos8 sim mais que 1) em que aconteceu tal como disse, e 1 dessas pessoas se calhar nesta altura é a minha melhor amiga

Sílvia disse...

Pode haver casos em que há uma paixão (como já aqui foi dito) e depois isso evolui.
Mas também acredito que possa haver amizades que depois resultem em algo mais. Os sentimentos crescem, transformam-se.

Anónimo disse...

"normalmente e fora certos casos a tendência é fugirem de mim, mas assim vê-se quem são os verdadeiros amigos" se calhar porque tu continuas-te a atirar....mas isto sou eu a falar.

Posso dizer q a minha paixão surgiu da boa amizade...mas podia n ter sido

Riga/V-1-Boy disse...

nao sei no que o ultimo anonimo se baseia para dizer que me continuo a atirar...........mas apenas lhe digo, eu não me atiro, se quero conhecer as pessoas, comentar amizades, não é com segundas intenções.

eu ao contrário de muitos por ai, não chego aos primeiros encontros a tentar beijar e levar para a cama, apenas com essa intençao para depois largar, se as coisas , seja com quem for, tiverem que acontecer serão naturalmente.