sábado, 3 de abril de 2010

a actualidade 52

Olá pessoal




Sejam bem vindos a mais uma edição do a actualidade( e esta acaba por ser a comemorativa do 1º aniversário desta rubrica)



Mas sem mais vamos aos temas desta semana:



1- suspeitas de corrupção no caso dos submarinos portugueses





o que interessa mesmo aqui saber é: porque e para que precisamos dos submarinos



2- jovem português morre em Lloret



(ok eu sei que me vão “bater” por causa disto mas enfim). As suspeitas das autoridades espanholas apontam para um acidente, que vitimou um jovem de 17 anos natural de Lamego. Feitas as analises toxicológicas confirmou-se que não existiam vestígios de droga e de álcool.






Isto tudo está certo, mas, o que leva todos os anos milhares de jovens para locais como Lloret e Saloul? E todos anos são noticias estes casos: mortes, excessos de droga, álcool, sexo, casos de violações, destruições de hotéis, etc. porque é que os jovens apenas se interessam por ir para sítios onde durante uma semana é fazer porcaria durante a noite e combater a ressaca durante o dia.


Porque é que as ditas empresas que organizam estas viagens , não organizam viagens para sítios melhores, onde para além de concursos de bebedeiras, também se poderia aprender algo útil?


Mas talvez existam 2 grandes culpados destas tragédias e maus comportamentos que acontecem nestas alturas:






1- as escolas: visto deixarem as organizações destas viagens a cargo das associações de estudantes e aceitarem todos os destinos por eles escolhidos. Numa opinião pessoal, estes destinos seriam expressamente proibidos, se quisessem ir em viagens de finalistas patrocinadas e apoiadas pela escola, iriam para sítios onde aprendessem algo e não apenas andar na borga( e as empresas que organizam estas viagens também o sabem fazer para outros locais), se quisessem ir para estes sítios, que se desenrascassem sozinhos, mas com todos os custos suportados por eles( não com os descontos das empresas que garantem alojamento e tudo pago).






2- os outros culpados são os paizinhos e mãezinhas destes meninos e meninas que os deixam ir para estes sítios. Se a grande maioria destes jovens são menores, apenas podem ir com consentimento dos pais, logo se estes os autorizam a irem para estes locais, onde todos os anos acontecem problemas, não têm muito moral quando vêm para a comunicação social ficarem apreensivos quando acontecem estes problemas e com medo que aconteça algo aos seus filhos. Até porque, sabem bem o que acontece nestes locais, é que não é um fenómeno isolado de um ano, acontece todos os anos alguma coisa( e isso fora o que não aparece nas noticias como as idas diárias para os hospitais em coma alcoólico, o dormir na praia, por estar demasiado bêbado para conseguir chegar a casa, etc).




fiquem bem que eu também até amanha

9 comentários:

Betty_boop disse...

Relativamente ao caso Lloret..Houve uma morte a lamentar em 10 mil pessoas, claro que falsos moralistas vêm logo dizer que são novos e foram os excessos e querem fazer disto um caso de estado. Então e os dados das festas de Santo António, do São João, das passagens de ano, das festas de verão e das festas populares, queimas, jogos de futebol e discotecas? É que nestas entram jovens, adultos e idosos, bem como álcool e drogas, há agressões, há mortes na via pública(todos os anos, devido ao álcool)? Agora vem com histórias do arco da velha... Não se deve olhar pontualmente para a sociedade sem o mínimo discernimento para concluir que os jovens são o reflexo a sociedade, sociedade de artolas e partir para a acusação agressiva e estúpida..O meu pai conta que na Universidade de Coimbra, nos anos 70, quando ele lá estudava, as bebedeiras e os excessos eram extremos, especialmente na queima das fitas. Muito pior do que agora!!! E, já na altura, havia os habituais comentadores do tipo: "esta geração está perdida", "que falta de educação", etc.
Por isso, as escolas não têm responsabilidades NENHUMAS e as empresas organizam este tipo de eventos para locais baratos e próprio para jovens se divertirem. SÓ VAI QUEM QUER. E ao que consta TODOS sabem ao que vão ( PAIS E ALUNOS) e assim é da TOTAL responsabilidade de QUEM VAI que já tem 17/18 anos e já pode responder pelos actos. Noutro dia insinuaste que o rapaz estaria sob o efeito do álcool.. como vês generalizas e acusas sem fundamento! Aliás ninguém é obrigado a fazer nada.. fazem-no por opção..e o que aconteceu podia ter acontecido a qualquer um em qualquer lugar!Cada caso é um caso!Deixa os jovens ser jovens enquanto o devem ser para não serem adultos frustrados como muitos que conheço. Enfim..

Betty_boop disse...

Pela tua linha de pensamento todos os adeptos de futebol são hooligans, todos os que festejam a passagem de ano são alcoólicos, todos os que vão a concertos são drogados e por aí fora, e claro está todos irresponsáveis. Como tal deveria ficar tudo em casa, ficar toda a gente pela rua onde mora sem divertimento nenhum. Sim, porque se saírem de casa são todos bêbados e drogados para além de serem todos tarados sexuais! Que estranha forma de pensar!

Riga/V-1-Boy disse...

eu nao generalizei, mas conheço muito bem quem para lá vai e diz que aquilo é só bebedeiras e tudo o mais.

flas em 10000 pessoas, mas todos os anos existem problemas lá, com droga alccol, violaçoes, etc, este ano mesmo os que quiseram vir mais cedo devido ao que acontceu so os deixaram sair de la depois de pagarem do proprio bolso os estragos que fizeram nos hoteis.

claro que tambem deves achar normal os videos que andam a circular na net de atirarem-se do 3º andar para as piscinas e passarem de um quarto para o outro pelas janelas.

quanto as queimas de fitas: na altura delas falei aqui no assunto e tambem digo que é uma perda de tempo, porque os meninos andam 10 anos na universidade a chular os paizinhos para andarem na queima a fazerem comcursos de bebedeiras todos os anos e é dinheiro muito mal gasto, tal como o sã estas viagens de finalistas.

mas nao retiro uma virgula ao que disse: os papas mostran-se indignados quando acontece merda( ou seja todos os anos), mas continuam a deixar os filhinhos irem a estas viagens.

dizes bem que as escolas nao tem nada a ver, pois é, se elas proibissem as associaçoes de estudantes de organizar as viagens( elas so o fazem com o consentimento da escola) e os descontos que existem são devido a isso mesmo, irem pela escola e "obriga-los" a irem para sitios onde aprendessem algo em vez de ser só borga a ver se as coisas nao melhoravam.

eu nao sou contra as viagens desde que sejam para sitios onde se possam divertir e aprender algo, nao a andar a apnhar bebedeiras diarias

Betty_boop disse...

Está visto que segundo a tua opinião todas as festas seriam proibidas, assim como locais de diversão porque tudo se resume a parvalheira e porcaria!Já agora podes dizer-me como te divertes??? Quando vais para o estrangeiro com amigos limitas-te a visitas a museus e monumentos?? Nos jogos de futebol entre os três grandes há sempre porrada e coisas que tal então porque não deixam de vender bilhetes e os adeptos ficam em casa, é mais seguro para todos! E já agora como sugeres que os universitários se divirtam na queima???? Não penses dessa forma! Há muita forma de xular os pais...uns em visitas de estudo, outros vivendo com eles ( comida e roupa lavada ) até muito tarde..não generalizes!

Cátia disse...

Ah, isto é fácil!
Os submarinos foram comprados para os bois que estão no parlamento se salvarem.
Quando o país afundar (no quê ainda vamos ver, se é no mar ou na merda que eles fazem) eles têm de se livrar, right? xD


Em relação às viagens de finalistas...
Prefiro não comentar. lol

Riga/V-1-Boy disse...

betty

podes não acreditar mas é possivel uma pessoa divertir-se sem ter que ir para discotecas, bares e afins, sem consumir alcool, droga ou cenas dessas.

basta um passeio com amigos, num café, dar um passeio por ai, ir ao cinema, existem inúmeras formas de se divertir.

e não é preciso ir para locais que as únicas coisas que têm são discotecas e bares.

eu acho que uma viagem de finalistas seria uma oportunidade´quiça única de visitar locais que provavelmente dificilmente teriamos hipotese de o fazer e teria o bonus de o fazer com colegas e amigos. sou sincero trocava sem pestanejar locais como Lloret por um mini inter rail pela europa por exemplo. e não terias de visitar exclusivamente museus e monumentos.

quanto aos universitários se divertirem nas queimas não têm os concertos, e outros espectâculos? ou a queima resume-se a andar a correr todas as tascas e bares e embebedar como é custume.

Betty_boop disse...

Riga: por aquilo que escreves e pensas não te deves divertir muito nem nunca foste numa viagem de finalistas ou participaste numa queima. Fazes mal porque a vida nem sempre nos proporciona bons momentos. Talvez se saísses mais, fosses a um bar de vez em quando com amigos pensarias de forma diferente. Ou então tens uns amigos muito fora do comum que preferem ir ao cinema ou a museus em vez de ir a um bar.. e não é preciso entrar em coma alcoólico nem obrigado a consumir droga!

Riga/V-1-Boy disse...

betty tive 6 hipoteses de ir a uma viagem de finalistas e o mais proximo que tive de ir foi num ano em que a maioria foi para Lloret como de custume e um pequeno grupo foi para Paris e se tivesse ido seria nesta ultima opçao.

ah e eu não bebo bebidas alcoolicas, nao fumo, nem utilizo drogas.

yap sou "diferente" da maioria sim e acredito que nao é preciso beber, fumar ou drogas para divertir, nem frequentar bares ou discotecas.

nao preciso dessas cenas só para ser como os outros, para ser "fixe".

e for "excluido" por essas opções, quem fica a perder nao sou eu.

posso te dizer que até hoje apenas fui a 1 bar uma vez( faz hj precisamente 7 anos)e foi pro ser aniversário de uma amiga minha

Anónimo disse...

Eu não acho que usar o dinheiro no povo desnecessariamente seja pior do que enfiá-lo para dentro do bolso.