quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Riga Debates #94 Imposto para os ricos

Olá pessoal

Sejam ebm vindos a mais um Riga Debates.

Esta semana pergunto a vossa opinião sobre a possibilidade de um imposto para os mais ricos, calculado a partir do valor patrimonial, á semelhança do que se prespectiva para outros paises, como os EUA, França e Espanha.

Como acham que devia ser no nosso pais?


Fiquem bem que eu também, até amanha

2 comentários:

Pantomineira disse...

Por um lado concordo com a medida.. acho-a justa mas.. atenção Riga.. é impossível levar o pobre à prosperidade através de legislação que pune os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar a alguém aquilo que não tira de outro. Quando metade da população entende que não precisa de trabalhar, pois a outra metade irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a. É justa mas injusta ao mesmo tempo.. eu trabalho, pago os meus impostos e por ganhar mais do que a média se consideremos que eles a partir do ordenado mínimo já são ricos...não concordo com aquilo que me retiram para estar a pagar a quem sabe que recebe e não quer trabalhar.. e eu sou remediada.. imagino os ricos...a contribuírem ainda mais para este parasitismo instalado!
O governo não pode dar aquilo que não tem mas pode gerir melhor o dinheiro basta cortarem nas suas despesas, a má gestão dos vários governos e sem apurarem culpados (porque não lhes interessa) sempre é mais facil culpar o povo do que implicar com "os amigos" , se querem que o povo acreditem neles acabem com os corruptos e regalias dos ricos assalariados, mas as leis e impostos vão ser sempre contra a classe trabalhadora,trabalhar para dar mais riqueza a quem ? ao país !! Nunca foi e nunca será assim,trabalhamos para a outra metade e para as regalias de mais alguns...A postura deve ser a de todos contribuírem para o bem comum. Américos Amorins incluídos. Mas esta conversa de chacha de que o rico é sempre o mau da fita e o pobre o santinho é perigosa: leva a injustiças. Porque nem todos os ricos são desonestos, nem todos os pobrezinhos são honestos.
Então quem realmente se esforça por trabalhar a sério (e não ficar em casa no sofá a receber o subsídiozito) é que tem que contribuir mais??? Mais ainda do que os impostos de quase metade dos ganhos?! Dessa forma não haverá uniformização; as pessoas irão deixar de trabalhar a sério, pois o benefício deixa de compensar.
São assim os parasitas: sempre generosos com o bolso dos outros, e sempre prontos a gastar o dinheiro que não lhes custou a ganhar... essa é que é a realidade. Se são ricos é porque geraram riqueza e trabalharam , não viveram de subsídios...temos de ver a questão de uma forma diferente.. para onde vão esses impostos?Onde vão ser aplicados? è que se for para subsídios a quem não quer trabalhar eu não concordo! Agora aplicados na saúde, educação, Justiça...aí a coisa muda de figura...eu não me importo de receber menos se souber que o dinheiro é bem aplicado... São os ricos ( Amorins , Azevedos) que geram riqueza e empregos...se começam a taxá-los está visto que muita gente vai parar ao desemprego!
Acho que deveriam tomar medidas sérias na corrupção e acabar com tachos para amigos, mordomias primeiro... mas.. logo se verá o resultado da medida!

Pantomineira disse...

Prefiro este nick.. assim sou mais identificável do outro lado da banda! E para evitar situações que sabes que passei! Fica bem... e agora já sabes.. cá me tens a comentar..