quinta-feira, 23 de junho de 2011

desafios rigaboteanos #29 - politica e economia nacional

Olá pessoal

Esta semana regressam os desafios rigaboteanos e digamos que a Cármen arranjou-me um tema complicado, e como os meus conhecimentos do mesmo não são muitos, vou tentar fazer o melhor possível.




Ela pediu-me ara falar sobre a política e economia nacional (e não sei porque, mas acho que o que entendi dos tópicos que ela me deu, não tem muito a ver com o que vou escrever)



O sistema económico nacional, como no geral dos povos ocidentais, é um sistema “capitalista”, mas apesar de tudo e como estamos inseridos na União europeia e na moeda única é necessário seguir algumas normas.



Claro que com os problemas que atingem alguns países, existe quem diga, que devemos sair da união europeia e do euro e seguir o exemplo da Islândia e reformularmos a divida, mas acho que se esquecem de alguns pormenores como o facto da Islândia não estar na união europeia.



Sou sincero, não sou muito especialista neste tipo de coisas, mas para a economia melhorar no nosso pais, é necessário que as pessoas entendam que são precisos sacrifícios, e um deles é que nesta altura qualquer dia em que se faça greve, é menos produtividade no pais, e menos hipóteses de se gerar receita, ou seja, será mais complicado cumprir os objectivos e pagar o que se deve.









Fiquem bem que eu também, até amanha

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois, isto realmente ficou bastante aquém do desafio...
Bem, mas é compreensível. Eu pus-te nas mãos um problema a tratar em dias que eu venho a tratar há um ou dois anos...
Mas está bem.
Relativamente à tua opinião final tenho de discordar. Não é a esforçarmo-nos e a sacrificarmo-nos que vamos fazer a economia crescer. É a sair à rua e a fazer ver aos nossos políticos que também entendemos da coisa e que eles estão a processar mal. Não é, tens razão, a fazer uma greve. É a fazer a economia parar de vez. Mudar de sistema. Era esta a conclusão que eu queria a que chegasses...