quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Riga Debates 66 - Segurança na Net

Olá pessoal



Sejam bem vindos a mais um Riga Debates




Na sequência da comemoração do dia europeu da segurança na Internet, venho propor para esta semana um debate sobre o que fazer para termos mais segurança na internet, o que vocês fazem, etc.





Claro que quando se trata de permitir o acesso á Internet de crianças mais novas existem sempre aquelas recomendações de não falar, nem dar os dados a estranhos, de ter cuidado com os sites que se visitam, etc.



E o pessoal mais velho, que cuidados têm e devem ter?







Fiquem bem que eu também, até amanha

4 comentários:

Da França disse...

Eu tenho um cartão especial para pagamento Internet,carrego o montante da compra alem de escolher sites seguros.
De resto não faço muita confiança em compras online,prefiro comprar pessoalmente,ver,vestir ou calçar.
Os meus filhos não tem tido problemas,fazem tudo,compram tudo,tenho uma filha que com o grande cargo de responsabilidade que tem faz quase tudo online,não é secretaria mas trabalha muito com computadores todo o dia,não sei o que faz para ter mais segurança,fala e escreve 5 linguas correctamente
e não tem mal nenhum em sites estrangeiros,só não gosta nem quer facebook.

palhaço disse...

Nunca fiz compras pela net..por isso os meus cartões não têm por lá qualquer referência. Agora quanto a cuidados já fui menos cautelosa, mais ingénua.. daí a ter mais cuidado hoje com aquilo que escrevo.. porque detrás do monitor nunca se sabe quem está e do que é capaz.. apesar de tudo nada temo do que escrevi ou disse na net..Uso-a para trabalhar e passar o tempo...como em tudo já tive surpresas.. boas e más.. com elas tenho aprendido...mas SEMPRE separei NET de VIDA.. como tal tenho muitas máscaras..nunca perdendo a minha identidade! A estranhos nada temo porque se não me interessam depressa os desprezo e desligo!Raramente utilizo a net para falar com alguém (MSN, SKIPE..) apenas pontualmente ou quando me solicitam..chego a esquecer que tenho disso no PC..Dados pessoais apenas por vezes parte do nome e mail..mas em relação a mails só abro os de conhecidos o resto removo. Trabalho com a NET desde 2003/4 e quando tenho tempo pesquiso, leio, vejo..e sites que visito são sites fidedignos..o histórico quando é limpo assim o diz!Filhos não tenho mas se os tivesse daria as mesmas recomendações e instalaria o programa de segurança...Tenho uma página pessoal de trabalho, um blog e facebook... de resto puro gozo!
Se na vida real crio amigos, tenho amigos de todas as idades e tamanhos, raças e cores na net sou mais de criar inimigos.. não com intenção que passem disso INIMIGOS DE NET..e nada temo deles! No fundo, todos nós pomos um pouco daquilo que somos na net.. e por muito maus ou odiosos que queiramos parecer acabamos sempre por tirar a máscara e a personagem cai!
Na net mente-se..ou devia mentir-se e é aquilo que faço.. misturo os dois e dá a personagem que sou..Não tenho por isso, grandes cuidados..porque nada tenho a esconder...nem a provar na net! Acredita quem quer..deixo isso à vontade do "freguês"

Butterfly disse...

Bem, quando surgiu a Net eu não era cuidadosa, uma vez dei o meu numero de telemovel e a morada a uma pessoa, o que vale é que não era nenhum pedófilo nem nada do género XD

Mas devemos ter cuidado e não dizermos tudo sobre nós, só a quem confiamos e sabemos que a pessoa que está por detrás do ecrã seja verdadeira.
Também não devemos dizer tudo o que estamos a fazer no facebook, existe muita gente que mete lá a sua vida inteira, uma vez vi numa série uma mulher sentada num café que pediu um pastel de nata. Ela tira a foto ao pastel com o telemóvel e meteu no facebook.

Da França disse...

Butterfly,por acaso tudo o que tenho dito sobre mim e a minha família é tudo verdade,as vezes penso que com tantos pormenores as pessoas da minha vila conhecem-me,mas...como não tenho nada a esconder e tudo é verdade não me importo,não tenho foto nenhuma na Net,o meu nome não aparece em lado nenhum,os meus filhos estão proibidos de por fotos minhas,graças a Deus não sou nenhum trombolho como se dizia antes,nem sei se escreve assim,apenas uma pessoa normal,bem com o corpo para a idade que tenho,e com moral apesar do que tenho sofrido com doença,os meus filhos sabem que não põem fotos nossas.
Ainda no domingo me enervei com um filho que me queria inscrever no facebook,fiz aqui uma guerra que ele não continuou,com a minha filha é igual, ela não quer nada no facebook,tem muitos amigos e bons mas não quer que as pessoas que ela dirige estejam ao corrente da sua vida privada,tem uma vida normal,ao contrario,se ela se quisesse gabar tinha por onde mas sempre foi uma pessoa discreta,não é uma pipelette como a mamam,mas eu não me importo mesmo que saibam quem sou,não dirijo ninguém,nem me apanham a mentir,porque mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo,o meu marido também não gosta que eu conte,para isso tenho que deixar de comentar porque é muito difícil a pessoa não dar a opinião pessoal baseada na sua própria experiência.
Outra coisa,aqui em casa é proibido a câmara online,tenho uma boa câmara,gosto de filmar,tenho filmes mas só para nós.