quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desafios Rigaboteanos # 18 Dificuldades dos Invisuais

Olá pessoal





Bem esta semana a Butterfly sugeriu que eu falasse das dificuldades sentidas pelos invisuais no nosso pais, quando têm de se deslocar.




Como se sabe, o nosso pais, e em especial as grandes cidades, têm muitas barreiras que dificultam não só as pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, como também as pessoas invisuais.



No outro dia quando vim do curso e estava na gare do Oriente á espera da camioneta para vir para casa, reparei numa situação: um senhor invisual saiu da camioneta e estava á procura da entrada para o metro (quem conhece o local sabe que nas paragens dos cantos, quando saímos dos transportes, primeiro temos as escadas do acesso á zona dos comboios e depois temos as escadas para o metro, mas estas são muito inclinadas e com degraus pequenos, logo uma pessoa invisual, mesmo com a bengala não consegue ter a noção exacta do perigo que aquilo representa).



Outra situação (que sinceramente não sei como funciona no nosso pais), é uma ida ao cinema de alguém que seja invisual e o que o seu nível de inglês (ou outra língua estrangeira) não seja muito bom. Noutros países existe a disponibilização de fones ou auscultadores para que a pessoa invisual possa seguir pelo menos a história.





O que gostava de vos perguntar é que outras dificuldades estas pessoas encontram e o que se podia fazer para melhorar estas e outras situações.





Fiquem bem que eu também, até amanha

4 comentários:

PetiteLarousse disse...

Sei de invisuais que são muito autónomos e didactas...artistas até! E sobre o caso sei de uma da blogosfera que é o máximo em autonomia e auto-promoção. mais não comento!

Da França disse...

Já tenho ajudado pessoas invisuais a atravessar e mesmo a meter-se dentro dos comboios.
Os acessos públicos deviam estar mais adaptados para inaptos.
Eu tenho muito carinho quando vejo pessoas invisuais ou em cadeira de rodas,a vida não deve ser fácil para eles,não sei como ainda nos tempos de hoje existem corações duros que fazem troça dessas pessoas,não compreendo francamente.
Quando eu era pequena tinha um vizinho assim e vi a dificuldade dele,tinha uma cana e eu guiava o homem para ele vir a nossa casa e depois ia leva-lo à dele,ele era casado tinha filhos,cegou já tinha mais de 40 anos,chegou a ver a luz do dia e tinha muita dificuldade em se adaptar.Essas pessoas precisam de muito apoio pois são corajosos com a vida.

Da França disse...

Esqueceu-me de dizer que conheço uma pessoa completamente cega ai em Portugal que era acordeonista,como lhe morreu um filho deixou de tocar,agora faz piões e vende,não imaginas só com o tacto o trabalho que faz,é de louvar tanta coragem.
Quem critica essas pessoas espero que nunca venham a estar numa situação dessas,todos estamos sujeitos o criticar é pura estupidez e maldade.

Butterfly disse...

O nosso país ainda precisa de ser mais evoluido nesse aspecto. Eu tive uma colega minha de universidade que era cega e desistiu a meio do 2º ano, porque como ela já tinha uma licenciatura não tinha direito a bolsa, e não tinha direito suficiente para pagar a residência de estudantes. E teve que arranjar o software para o pc na Espanha